Fale Conosco Pelo Whatsapp

Provavelmente, em nenhuma outra época da História houve uma geração que chegou tão bem aos “enta”. Hoje em dia, boa parte das pessoas de 50, 60 e até mesmo 70 anos têm uma vitalidade admirável. Elas são saudáveis e dispostas, prontas para viverem essa nova fase da vida com muito entusiasmo. Porém, a face nem sempre reflete toda essa energia. Os sinais do tempo chegam para todo mundo e despertam o interesse em técnicas que prometem rejuvenescer o rosto.

Mas será que esses procedimentos realmente funcionam? Até que ponto eles podem desacelerar o envelhecimento da pele ou — ainda melhor que isso — reverter os efeitos do tempo? Ficou curioso para saber as respostas? Então, continue a leitura do post!

Como é o processo de envelhecimento da pele e o que fazer rejuvenescer o rosto?

Os especialistas afirmam que os primeiros sinais de envelhecimento aparecem na superfície da pele por volta dos 25 anos. Esse processo começa com o surgimento de linhas finas, que depois se transformam em rugas. Em uma etapa posterior, o tecido cutâneo perde volume e densidade. Assim, ele se torna mais fino e flácido, deixando a aparência triste e cansada.

A pele começa a envelhecer por vários motivos. Algumas razões são genéticas: um grupo de pessoas têm uma predisposição para manter a pele lisa e firme por mais tempo. Portanto, ninguém consegue mudar essa condição. Porém, felizmente esse fator corresponde a apenas 20% do ritmo de envelhecimento. Todos os outros são influenciados pelos nossos hábitos. Saiba quais são os principais:

Alimentação

As células do nosso corpo produzem energia o tempo inteiro, e para isso elas queimam oxigênio. O problema é que, embora esse seja um processo natural, ele produz substâncias chamadas de radicais livres.

Os temidos radicais livres danificam as células do corpo, mesmo que elas sejam saudáveis. Inclusive, eles conseguem alterar até mesmo o nosso DNA. Quando eles são produzidos naturalmente, o organismo consegue neutralizá-los com enzimas protetoras. No entanto, alguns fatores causam a formação excessiva dessas substâncias. Dessa forma, não é possível combatê-las com eficiência e acontecem danos irreparáveis às células.

Os alimentos têm um papel muito importante para combater os radicais livres. Eles fornecem antioxidantes para o corpo, que são moléculas que neutralizam essas substâncias. Portanto, uma dieta com muitas frutas e vegetais ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Por outro lado, os doces, carnes processadas e queimadas e álcool estão entre os que mais prejudicam a pele.

Hidratação da pele

A pele tem uma barreira de proteção. Ela é formada por lipídios (gorduras), que em sua maioria são ceramidas. Assim, essa película filtra agressões e minimiza os danos causados por fatores externos como luz solar, poluição e clima. Porém, mesmo essa camada é danificada com o tempo e é necessário fortalecê-la por meio da hidratação.

Tabagismo

A Ciência comprova que o fumo dificulta a circulação do sangue e o transporte de oxigênio. Por isso, as fibras colágenas e elásticas do tecido cutâneo diminuem, fazendo com que a pele perca a sua firmeza com maior rapidez. O cigarro ainda aumenta a atividade de uma enzima chamada elastase. Ela degrada as fibras elásticas e, portanto, acelera o envelhecimento.

Como se isso não bastasse, a nicotina e outros produtos químicos contidos no cigarro produzem uma série de radicais livres. Esses elementos intensificam os efeitos da exposição solar sobre a pele e causam o estresse oxidativo. Consequentemente, o fumo acelera o envelhecimento.

Exposição ao sol

Esse é um dos principais fatores externos que provocam o envelhecimento da pele. Os raios solares também causam um estresse oxidativo, que danifica o tecido cutâneo com um processo chamado de fotoenvelhecimento. Por isso, é fundamental evitar a exposição prolongada e diária aos raios ultravioleta ou utilizar uma proteção eficaz.

Outros fatores

Embora esses fatores tenham um papel importantes no ritmo de envelhecimento da pele, outros também são coadjuvantes nesse processo. Ainda podemos destacar a poluição ambiental, o hábito de dormir poucas horas por noite, usar produtos inadequados para o tipo de pele e estresse.

Quais são os tratamentos estéticos para rejuvenescer o rosto?

Como você pode perceber, é possível combater muitos dos fatores que aceleram o envelhecimento da pele. Portanto, mudanças no estilo de vida são essenciais para a prevenção. No entanto, a verdade é que a maioria das pessoas só começa a entender a importância desses bons hábitos depois que o rosto já apresenta rugas ou flacidez. Nesse caso, o que fazer para reverter a ação do tempo?

Atualmente, existem muitas opções para quem quer rejuvenescer o rosto. O mercado oferece procedimentos estéticos cada vez mais eficazes, especialmente para quem está percebendo os primeiros sinais do envelhecimento. Para quem já está em estágio adiantado nesse processo, esses tratamentos melhoram a qualidade da pele, mas dificilmente conseguem reverter totalmente os danos causados pelo tempo.

Conheça alguns exemplos de tratamentos para rejuvenescer o rosto:

Radiofrequência

Trata-se de um tratamento que aumenta a temperatura da pele com o objetivo de estimular a formação de colágeno e elastina. Essas proteínas são responsáveis por dar estrutura e firmeza ao tecido cutâneo, melhorando sua qualidade. Assim, o procedimento combate a flacidez e atua para rejuvenescer o rosto, deixando-o mais liso. A técnica tem efeito temporário.

Toxina botulímica

Já faz algum tempo que o botox é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética. No entanto, ele não melhora a qualidade da pele. O que a toxina botulímica faz, na verdade, é paralisar alguns pontos estratégicos do rosto, principalmente aqueles que nós contraímos com maior frequência, criando marcas de expressão.

Portanto, como a pele não responderá aos estímulos nervosos para produzir as expressões faciais, essas marcas são minimizadas. Porém, o efeito do botox é temporário. Assim, é necessário reaplicá-lo depois de um tempo que varia entre 4 e 6 meses.

Peeling facial ultrassônico

Essa técnica utiliza uma espátula com tecnologia de ultrassom para descamar a camada superficial da pele. Dessa forma, ela remove células mortas e deixa o rosto mais liso e rejuvenescido.

Microdermoabrasão

Essse tratamento se propõe a alisar a pele e eliminar irregularidades superficiais usando um equipamento que provoca atrito no rosto com pontas de diamante. Assim, ele consegue tonificar, fortalecer e rejuvenescer essa região.

Sempre é válido destacar que a maioria dessas técnicas (exceto o botox) consegue melhorar a qualidade da pele. No entanto, não devem ser consideradas como uma solução mágica. Assim, elas amenizam sinais de expressão e rugas, mas não deixam o rosto completamente liso e rejuvenescido.

Como a cirurgia plástica pode rejuvenescer o rosto?

Diferentemente dos tratamentos estéticos, a cirurgia plástica consegue rejuvenescer o rosto de forma mais rápida e evidente. Existem procedimentos específicos, que eliminam as rugas e a flacidez de uma única região da face. A blefaroplastia, por exemplo, corrige as pálpebras inferiores e superiores, tirando excessos de pele e até mesmo aquelas bolsas de gordura que se formam sob os olhos.

Também existe o lifting (levantamento) de sobrancelhas, um procedimento que reposiciona essa região e acaba com a aparência de tristeza e cansaço causadas pela flacidez nessa região. Para quem deseja ir além e retirar as ruguinhas da testa, uma ótima opção é o lifting frontal.

Porém, existe ainda uma opção mais completa. Trata-se da ritidoplastia, ou o lifting de face. Essa é uma cirurgia plástica completa para rejuvenescer o rosto. Nesse procedimento, o médico descola a pele de toda a região, estica e reposiciona o tecido cutâneo e até os músculos. Assim, ele consegue minimizar muito os sinais do tempo, deixando o paciente com a pele bem mais lisa e uma aparência jovial.

Ficou interessado em saber mais sobre as cirurgias para rejuvenescer o rosto? Quer entender melhor o assunto e os benefícios desses procedimentos? Então, não perca tempo! Continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre rejuvenescimento facial. Você encontrará as respostas para todas as suas dúvidas!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)