Fale Conosco Pelo Whatsapp

A maioria das pessoas busca um abdômen sem excessos de gordura para que possam sentir-se bem consigo mesmas, encontrar roupas que vistam bem e para que possam realizar suas atividades cotidianas sem incômodos. Muitas delas sabem que a cirurgia plástica é um caminho para alcançar esse objetivo, mas ficam em dúvida sobre qual procedimento realizar.  Se perguntam “abdominoplastia, lipoescultura ou lipoaspiração?”

Essas cirurgias são diferentes, mas podem ser realizadas em conjunto. É a chamada lipoabdominoplastia (ou abdominoplastia com lipo). Por isso, a indicação é individual para cada caso e sendo assim, é imprescindível que passe em uma avaliação com o cirurgião plástico para tirar todas as suas dúvidas.

Neste artigo, vamos tratar sobre a abdominoplastia. Vamos responder às principais perguntas feitas pelas pacientes e explicar como essa cirurgia é realizada e em quais regiões pode ser feita. Os casos em que é indicada, quais são os cuidados necessários para realizá-la, o pós-operatório e os resultados que a paciente pode esperar.

Ficou curioso? Continue a leitura e entenda tudo sobre esse procedimento!

Como funciona a Abdominoplastia?

A abdominoplastia é indicada a pacientes com muita sobra de gordura, extrema flacidez do músculo e excesso de pele na barriga. Também com leve sobrepeso (cerca de 5 quilos além do peso ideal desejado).

Seu principal foco é a redução da pele local e do aspecto de flacidez. Após a cirurgia, a barriga fica lisa, sem excessos de pele, firme e mais chapada. A gordura e a pele são retiradas e os músculos dessa área são costurados, evitando assim, que o paciente engorde novamente no local de forma que retorne ao estado anterior.

É possível também, que as estrias abaixo do umbigo sejam retiradas juntamente com a pele, dando assim, um novo aspecto à barriga.

Abdominoplastia Master Health

Dessa forma, em um único procedimento a mulher consegue atingir vários objetivos. Cintura e abdômen ganham contornos perfeitos e silhuetas deslumbrantes, deixando as pacientes muito satisfeitas.

Apesar de ser muito procurada pelas mulheres, a abdominoplastia também pode ser realizada em homens. Ela é indicada especialmente depois que eles perderam muito peso, já que o resultado mais comum é a flacidez abdominal e  excesso de pele.

Passo a Passo da Abdominoplastia

Passo-a-passo da abdominoplastia

Demarcação

A demarcação é essencial para a incisão nos pontos corretos durante o processo cirúrgico.

Anestesia

Na maior parte das vezes, para a abdominoplastia são usadas a anestesia geral ou a epidural, dependendo da indicação médica.

Corte

Depois que o paciente está sedado, o primeiro passo é o corte. Existem dois tipos de cortes: semicírculo com o corte logo acima dos pelos pubianos para casos com pouca pele em excesso, e o corte em formato de âncora, que é o corte semicircular acima da região pubiana e um corte vertical desde a altura do estômago, ligado à cicatriz inferior, para casos com muito excesso de pele.

A extensão desse corte vai depender da quantidade de excesso de pele que será retirada, e a finalidade é de não deixar nenhuma dobra ao final da cirurgia e fazer seu abdômen ficar realmente liso e bem definido.

Outro corte importante é o que o cirurgião faz em volta do umbigo. Como a pele que normalmente fica em volta dele será retirada ou puxada para baixo, o médico preserva essa parte para posicioná-la ao final da cirurgia.

Junção dos músculos reto-abdominais

Temos dois músculos verticais no abdômen, que são chamados de reto-abdominais. E muitas vezes, com o fato de engordar ou até mesmo por gravidez, os músculos se “alargam”. E isso é chamado de diástase.

Como resultado desse afastamento, acontece a perda do contorno corporal especialmente na cintura. Por isso, o terceiro passo da abdominoplastia é costurar esses músculos para uni-los novamente, formando uma espécie de cinta abdominal interna.

Esticamento da pele do abdômen

Após a queima da gordura e a costura dos músculos, há o esticamento da pele da região superior do abdômen para baixo, costurando-à a borda de pele na região pubiana, proporcionando assim, uma barriga lisa e firme.

Reposicionamento do umbigo

Nessa etapa, o cirurgião realiza um pequeno corte na altura do umbigo após retirá-lo da pele extraída.

E então é calculado o local adequado para o reposicionar e costurar novamente. É um procedimento normal da abdominoplastia.

Sutura

A sutura é o processo final da cirurgia, para unir uma extremidade da pele à outra e haver a cicatrização. 

Qual é o tempo médio da abdominoplastia?

As abdominoplastias duram em média de 3 a 5 horas, mas tudo depende do estado de cada paciente. Lembrando que cada pessoa tem um organismo diferente e suas individualidades, o que pode interferir no tempo cirúrgico.

Internação

A internação, para a maioria dos pacientes, é de 1 dia. No entanto, esse período pode ser estendido para 2 dias, dependendo do tempo necessário para a recuperação no caso.

Indicação para a abdominoplastia

Em casos de homens e mulheres que estão insatisfeitos com o excesso de pele, flacidez e gordura na região abdominal. 

No entanto, é imprescindível que haja a avaliação do médico cirurgião plástico, para verificar se realmente só a abdominoplastia é o suficiente, ou se necessita de mais algum outro procedimento para reduzir a gordura localizada, a pele e a flacidez.

Tipos de Abdominoplastia

Existem algumas formas de abdominoplastia, dentre elas estão:

Abdominoplastia Clássica

O objetivo dessa cirurgia é remover o excesso de pele e corrigir a flacidez muscular em todo o abdômen.

Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é o procedimento mais indicado nos casos em que há pouca pele e pouca gordura. Suas principais vantagens são a incisão bem menor e o fato de não exigir o reposicionamento do umbigo.

Já que se trata de uma cirurgia mais simples, ela é também mais rápida — o procedimento dura aproximadamente 2 horas — e a recuperação do paciente é ótima. Geralmente, ele volta às atividades regulares na primeira semana após o procedimento.

Veja também: Mini Abdominoplastia: Antes e Depois

Abdominoplastia em Âncora

Se trata da cirurgia plástica para retirada do excesso de pele em casos de pacientes com muita flacidez e sobra de tecido.

A remoção de pele convencional da abdominoplastia clássica, não é o suficiente para esses casos. É necessário uma incisão maior, pois geralmente o paciente emagreceu muitos quilos e restou uma flacidez incontrolável que somente a abdominoplastia em âncora pode resolver.

Saiba mais: Abdominoplastia em âncora: para quem é indicada?

Abdominoplastia: pré-operatório

O pré-operatório da abdominoplastia é simples, mas importante. Confira os principais passos:

Exames solicitados

É importante a realização de exames sob pedido médico para verificar seu estado de saúde e as condições do próprio abdômen. 

Geralmente, são os seguintes exames: 

  • Hemograma; 
  • Urina;
  • Eletrocardiograma;
  • Ultrassom abdominal total;
  • Teste de tórax;
  • Ultrassom de parede abdominal
  • Beta HCG.

É comum a solicitação de ultrassonografias do abdômen total e da parede abdominal com o intuito de identificar hérnias ou a diástase (afastamento muscular) da parede abdominal.

Preparatório para Abdominoplastia

Próximo à cirurgia, se o paciente for fumante, é importante interromper o fumo por pelo menos duas semanas anteriores à data agendada. O cigarro é responsável por diversos problemas de circulação e prejudica a oxigenação do sangue. Dessa forma, ele pode aumentar os riscos de trombose e embolia pulmonar, além de causar má cicatrização.

Imprescindível também, é que o paciente não consuma qualquer bebida alcoólica por pelo menos três dias antes da cirurgia e suspenda o uso de medicamentos que possam prejudicar algum processo cirúrgico, sob orientação médica.

É importante ter uma boa noite de sono antes da cirurgia e estar em jejum de 8 a 12 horas anteriores ao processo cirúrgico.

Pós-operatório: cuidados

Na abdominoplastia, o principal segredo do resultado dos sonhos é o cuidado pós-operatório. Então, descubra quais são as principais recomendações:

Cicatrização da Abdominoplastia

Nas primeiras três semanas, o paciente precisa se manter levemente  curvado para não pressionar os pontos, o que pode causar o rompimento deles e o espessamento da cicatriz.

Os curativos serão colocados após a cirurgia, e precisam ser trocados pelo médico. É importante que ao receber alta, o paciente retorne com o médico nos dias solicitados para realizar a assepsia no local. 

Com isso, será possível avaliar se a cicatrização está boa, se está com inflamações, entre outros aspectos que o médico pode avaliar em um destes retornos.

Nestes retornos, o médico pode indicar métodos para suavizar as marcas e clarear também, como: pomadas, cremes, laser, entre outros.

Acessórios usados no pós-cirúrgico

Será necessário o uso de uma cinta abdominal e meias de compressão em tempo integral nos primeiros 8 dias após a cirurgia. 

Por isso, nesse período o paciente não deve tomar banho no chuveiro. No entanto, familiares podem ajudá-lo higienizando o corpo parcialmente com esponjas ou lenços úmidos.

 Essa cinta, contém o inchaço da região e garante uma maior estabilidade aos pontos, favorecendo a cicatrização. As meias, evitam coágulos e trombose. 

Geralmente após este período de oito dias, há a possibilidade de retirá-la apenas para tomar banho. Mas tudo com a autorização do médico.

Medicação necessária

Com o intuito de controlar as dores, o médico prescreverá analgésicos que devem ser tomados nas doses e intervalos recomendados. Em alguns casos, eles indicam medicamentos para facilitar a evacuação e evitar desconfortos nesse momento.

Tabagismo

O ideal é que o paciente evite o fumo por no mínimo 1 mês após a cirurgia com o intuito de evitar complicações sérias e favorecer a cicatrização.

Retorno às atividades

É muito importante cumprir o repouso recomendado pelo médico, pelo período que ele determinar. 

Depois da abdominoplastia, o retorno precisa ser gradual. Com 3 semanas o paciente ergue o tronco e pode realizar atividades como dirigir e, se o trabalho não exigir muito esforço, ele pode ser retomado.

A volta à academia pode ser um pouco mais demorada: apesar de a paciente poder caminhar na esteira, lentamente, em 1 mês, outras atividades só podem acontecer depois da liberação do médico, que é cerca de 60 dias após a cirurgia.

Quanto tempo depois da abdominoplastia posso ter relações sexuais?

No caso da abdominoplastia, é recomendável não ter relações sexuais durante um mês. 

Existem alguns cuidados gerais para todos os pacientes que fizeram cirurgia plástica, tais quais: evitar pressão e movimentos bruscos sobre qualquer área do corpo e parar a relação em caso de dor, a boca do ser humano contém muitas bactérias, então ela e a língua devem permanecer afastadas das áreas operadas.

Veja também: Pós-operatório: quando posso retomar a vida sexual?

Posso engravidar depois de fazer abdominoplastia?

O ideal é que a mulher só realize a abdominoplastia depois que tiver todos os filhos que deseja ou realmente não tenha planos de engravidar.

Caso uma gestação aconteça depois da cirurgia, o abdômen será novamente estendido. Então, aqueles músculos que se costuraram vão se afastar, e vai ser necessário realizar uma nova cirurgia para reparar os danos causados, e ter o resultado da abdominoplastia restaurado. 

Além disso, o crescimento da barriga vai exigir uma nova extensão da pele que já foi esticada, favorecendo o surgimento de estrias.

Abdominoplastia Antes e Depois

Com frequência, os interessados em fazer uma abdominoplastia procuram fotos do antes e depois dessa cirurgia. Porém, pelos códigos de ética, não se deve publicar fotos de pacientes.

Existem alguns grupos de pacientes na internet que divulgam o resultado de suas próprias cirurgias plásticas, já que são livres para isso, mas vale a pena destacar que os resultados são individuais. 

Por esta razão, é sempre importante conversar com o médico para saber o que é possível em cada caso para não criar expectativas inadequadas.

Abdominoplastia: Valor

Cada paciente possui um quadro clínico, o que vai modificar o valor final.  As cirurgias que podem ser realizadas em conjunto, e até mesmo técnicas que podem ser utilizadas.

Tudo varia da saúde do paciente, do seu grau de flacidez, entre outros aspectos avaliados pelo médico.

Mas vale lembrar que é imprescindível que você compareça em uma consulta com um médico cirurgião plástico para ter clareza do seu caso e obter o valor da sua abdominoplastia. 

Fale com a MasterHealth e faça a sua Abdominoplastia de forma segura.

Agora você já sabe o guia completo da abdominoplastia! Quer saber mais sobre cirurgias plásticas para modelar o corpo? Então, não deixe de conferir o nosso guia completo sobre lipoaspiração! Assim, você vai conseguir comparar as vantagens e indicações de cada uma delas e descobrir qual é a melhor para atender às suas necessidades, que é  ficar com o corpo dos sonhos e dar um up na autoestima. Confira!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.