A adolescência, fase de descobertas, de mudanças no corpo e início da transição para a vida adulta, mudou. Ela tem começado cada vez mais cedo e com acesso à informação jamais imaginado por outra geração. Por isso, é natural, também, que os anseios dessa fase tenham se alterado.

As meninas estão amadurecendo antes, menstruando mais cedo, saindo para festas, namorando e, é claro, desejando ter um corpo escultural ainda nesta fase, o que é difícil, já que o corpo está em desenvolvimento.

Por não terem ainda uma opinião formada sobre determinados assuntos, acabam se espelhando em atrizes da TV, internet, cinema, cantoras e outros ídolos, que, é claro, possuem corpos invejáveis. O desejo de fazer uma mamoplastia de aumento, com implante de prótese de silicone é mais aguardado por estas jovens do que a maioridade, tirar CNH ou entrar na faculdade.

É importante que os pais possam, ao máximo, orientar seus filhos sobre esta opção, considerando que possa haver uma visão deturpada do “corpo perfeito”. É importante aguardar o desenvolvimento total físico e psicológico para, então, buscar um profissional de cirurgia plástica que possa tornar esse sonho uma realidade no momento certo.