Fale Conosco Pelo Whatsapp

Afinal, o que esperar do pós-operatório do implante de silicone? Essa é uma das maiores dúvidas que as mulheres possuem sobre a operação. A mama fica muito inchada e dolorida? Existe risco de complicações?

Então, tendo em vista essas dúvidas, reunimos informações com os nossos profissionais para falar melhor sobre cada etapa do pós-operatório do implante de silicone. Acompanhe o artigo e boa leitura!

Pós-operatório do implante de silicone: o que esperar?

Depois da cirurgia, a paciente sentirá que seus seios aumentaram significativamente quando comparados ao tamanho anterior ao procedimento.

Porém, é extremamente importante saber que, antes de atingirem seu resultado final de prótese de silicone, as mamas passarão por diversas etapas no processo de cicatrização. Veja a seguir:

Período imediato do pós-operatório do implante de silicone

Consiste nos primeiros 30 dias de pós-operatório da paciente. É nessa etapa que as mamas estarão com muito mais volume. Afinal, é natural que os tecidos em recuperação ainda permaneçam inchados por algum tempo.

Portanto, é normal sentir que o tamanho dos seios está exagerado. Isso ocorre devido ao acúmulo de líquidos natural após uma cirurgia plástica. Mas a paciente pode ficar tranquila, pois esse é um incômodo passageiro.

Existem alguns cuidados que podem acelerar a eliminação desses líquidos. Por isso, os médicos recomendam sessões de drenagem linfática, além do uso do sutiã pós-cirúrgico.

Período intermediário do pós-operatório do implante de silicone

O período intermediário da recuperação começa após o trigésimo dia e vai até o terceiro mês. Nesses dias, a paciente começa a perceber uma evolução na aparência dos seus seios, que tende a ficar cada vez mais semelhante à forma definitiva.

Porém, o fato de os seios desincharem bastante jamais será um motivo para deixar de seguir as recomendações do pós-operatório à risca, conforme orientação médica.

Período final do pós-operatório do implante de silicone

A fase final do pós-operatório se estende até o décimo oitavo mês após a cirurgia. Portanto, as maiores alterações que a paciente verá durante essa etapa serão as mudanças na cor e espessura da cicatriz.

Durante esse período, as mamas também continuam desinchando gradualmente, até que cheguem ao seu tamanho final.

Mas talvez você esteja pensando: “o que pode acontecer ao longo dessas etapas? Como saber se o que eu estou sentindo é normal?”. Por isso, preparamos uma outra seção do nosso post com essas informações.

Sintomas normais e anormais no pós-operatório: o que esperar durante a recuperação?

Para que você se sinta ainda mais segura, fizemos uma lista com tudo que costuma acontecer no pós-operatório.

Assim, você poderá entender o que acontece com o corpo durante esse período e também saberá o momento de procurar ajuda médica, se necessário.

Inchaço

O inchaço é normal depois de qualquer cirurgia. Portanto, ele também é natural após uma mamoplastia de aumento, pois houve uma grande mobilização dos tecidos da mama.

Entre as muitas reações que o corpo tem no momento em que inicia a recomposição de tecidos está a retenção de líquidos. A princípio, o corpo todo pode inchar um pouco. Depois, o inchaço se restringe ao local da cirurgia.

Na verdade, as mamas desincham gradualmente. Assim, nas primeiras semanas, elas ainda estarão muito inchadas. Quando a paciente completa 3 meses após o procedimento, os seios já estão quase no tamanho final.

Embora os seios ainda estejam um pouco inchados após 6 meses, neste momento a retenção de líquidos é mínima. Em 1 ano, o processo estará completo e os seios chegarão à sua forma e tamanho finais.

Como controlar o inchaço no pós-operatório?

Apesar de o inchaço ser normal nesse período, não podemos nos esquecer de que o corpo precisa eliminar o líquido para favorecer a cicatrização. Então, o médico faz algumas recomendações.

A primeira delas é a utilização do sutiã cirúrgico, que comprime a região peitoral, impedindo o aumento do inchaço e até mesmo favorecendo a eliminação dos líquidos.

Outra recomendação importante, como já mencionamos, é a drenagem linfática. Através desta técnica, o profissional estimula o sistema linfático da paciente, reduzindo o inchaço.

Enfim, não podemos nos esquecer de que é importante a paciente se manter, na medida do possível, em ambientes mais frescos e ventilados. A exposição ao sol deve ser vedada nesse período.

Dores após silicone

O pós-operatório do implante de silicone tende a não ser doloroso. Aliás, a maioria das pacientes nem chega a relatar dor e sim um desconforto, um incômodo.

Porém, falar de dor é complicado, visto que cada pessoa tem uma sensibilidade maior ou menor a ela. Enquanto algumas pacientes têm um pós-operatório tranquilo, outras têm sensações mais fortes.

De qualquer forma, a dor no pós-operatório pode ser controlada de diversas formas. Uma delas é o uso de medicamentos analgésicos que o médico prescreverá para o período de recuperação.

Porém, além disso, não podemos nos esquecer de que os próprios cuidados no pós-operatório já previnem ou amenizam dores. Um exemplo é o sutiã cirúrgico, que já mencionamos.

Quando a paciente usa o sutiã, ele mantém os tecidos da mama pressionados, completamente ajustados à região peitoral. Assim, quando ela se movimenta ou se abaixa, não ocorre um afastamento dos tecidos.

Essa estabilidade também contribui para que a mulher não sinta dores — ou que elas sejam muito suaves.

Aliás, um dos “riscos” da mamoplastia de aumento é justamente o contrário. Por não sentirem dores, muitas pacientes deixam de seguir as recomendações do médico e exageram nos movimentos.

Então, elas podem ter complicações, como rompimento dos pontos, porque subestimaram a importância das recomendações para o pós-operatório e não por qualquer fato que tenha ocorrido na cirurgia.

Restrição aos movimentos

Nas primeiras 2 semanas após a cirurgia, a paciente realmente precisa restringir um pouco seus movimentos. Porém, isso não significa que ela deve ficar parada ou deitada o tempo inteiro.

Os principais cuidados, quando falamos em restrição de movimentos após a mamoplastia, são:

  • Não levantar os braços acima da altura do ombro;
  • Não realizar torções de tronco;
  • Levantar-se com a força das pernas, sem se apoiar nos braços;
  • Não fazer esforço, o que inclui carregar peso.

Por isso, nos primeiros dias, até mesmo para realizar atividades simples, como lavar o próprio cabelo, você precisa seguir a orientação do seu médico.

Para concluir determinadas tarefas domésticas, por exemplo, a mulher precisa esticar o braço e sustentar pesos. Isso não é recomendado nos primeiros dias após a cirurgia.

Então, sempre converse com seu médico para saber quando pode voltar a fazer as atividades de casa, carregar pesos, dirigir ou mesmo praticar exercícios como caminhadas e treinos de musculação.

O período de espera para cada um desses movimentos depende de vários fatores como a técnica que o médico utilizou em sua cirurgia, o local onde a prótese foi colocada (abaixo ou acima do músculo), bem como seu próprio ritmo de cicatrização e recuperação.

O fato é que, tirando essas restrições, a mulher pode e deve andar normalmente pela casa. Afinal, esses movimentos leves são fundamentais para estimular a circulação sanguínea e evitar a trombose.

Então, se você tem a intenção de aumentar os seios, programe o pós-operatório do implante de silicone para um período em que consegue suspender ou delegar algumas dessas atividades.

Elevação da prótese

Logo após a mamoplastia, algumas mulheres têm a sensação de que a prótese de silicone está ocupando metade do colo. Afinal, elas olham para baixo e veem essa região muito inchada.

No entanto, podem ocorrer duas situações diferentes. A primeira é o inchaço natural de uma cirurgia. Ele realmente pode afetar bastante o colo nos primeiros dias, mas desaparece depois.

Portanto, se o seu colo está apenas inchado, basta esperar. À medida que seu corpo elimina o líquido em excesso, ele não só voltará ao volume normal, mas também ficará lindo depois do silicone!

Porém, existe uma segunda possibilidade, que é a da prótese realmente subir. Isso acontece com mais frequência quando o médico opta pelo silicone submuscular.

Talvez você esteja imaginando o que fazer para identificar essas diferentes situações. O fato é que você não precisa se preocupar com isso, desde que mantenha seu acompanhamento com o médico.

A cada nova consulta, o médico examinará sua mama e, caso ele identifique realmente a elevação da prótese, recomendará o uso da faixa pós-cirúrgica, que pressionará o implante para baixo.

Esse acessório foi criado justamente para fazer a prótese de silicone descer. Ele pressiona o colo, fazendo com que ela chegue à posição ideal, ficando bem alinhada as aréolas e deixando as mamas firmes e empinadas.

Rejeição da prótese de silicone

Honestamente, este não é um tópico que deveria causar preocupação às pacientes que colocam silicone hoje em dia. Afinal, essa é uma ocorrência cada vez mais rara.

No passado, as próteses de silicone tinham revestimento liso. Essa textura dificultava a aderência do implante aos tecidos do próprio corpo, o que tornava a aderência mais demorada.

Atualmente, isso não acontece. A maioria dos médicos utiliza implantes de superfície texturizada. Essa granulação facilita a aderência aos tecidos do corpo, que para de reagir à presença da prótese.

Por isso, hoje em dia os casos de rejeição são muito raros. Quando a paciente segue as orientações para o pós-operatório, as chances de essa complicação acontecer são ínfimas.

E então, entendeu quais são as etapas do pós-operatório do implante de silicone? Viu como é simples ter os seios dos sonhos? Que tal marcar a sua avaliação? Agende agora mesmo sua consulta com nossos especialistas!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)