Fale Conosco Pelo Whatsapp

Na mente de muitas pessoas, a relação entre lipoaspiração e a flacidez ainda não é muito clara. Assim, elas colocam expectativas erradas sobre essa cirurgia, acreditando que ela soluciona problemas que nada têm a ver com seu objetivo.

E você, sabe para que serve essa cirurgia? Neste post, vamos tirar suas dúvidas. Leia os tópicos a seguir e entenda de vez quais são os objetivos desse procedimento.

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é, sem dúvida, uma das cirurgias estéticas mais realizadas em todo o mundo. Através de pequenas incisões na pele, o médico introduz cânulas finas até o interior da camada gordurosa subcutânea.

Essas cânulas são ocas e possuem orifícios em suas pontas. Então, acopladas a um aspirador, elas “sugam” a gordura, ajudadas pela pressão negativa aplicada em movimentos de vai e vem.

Lipoaspiracao Master Health

Qual é a diferença entre lipoaspiração e lifting?

O cirurgião plástico realiza a lipoaspiração para retirar pequenos depósitos de gordura localizada. Portanto, ela é indicada para corrigir a silhueta e eliminar pochetes, culotes, pneus, flancos, o volume entre as coxas, na parte traseira do braço, papada, axilas etc.

Porém, ao eliminar a gordura, a lipoaspiração não corrige a flacidez. Esse problema não é causado diretamente pela gordura, e sim pelo excesso de pele. Para retirar essas sobras, é necessário realizar outro procedimento, que é o lifting.

Infelizmente, as pessoas confundem lipoaspiração e lifting. No entanto, esses dois procedimentos têm objetivos completamente diferentes. Enquanto na lipo o médico aspira a gordura que fica abaixo da pele por meio de cortes minúsculos, o lifting exige a retirada de trechos maiores ou menores de pele, de acordo com o tamanho da sobra.

Qual é a relação entre lipoaspiração e flacidez?

A flacidez surge por vários motivos, sendo que alguns deles estão relacionados à genética, envelhecimento e maus hábitos. Portanto, uma alimentação inadequada, uso de cigarros e exposição ao sol aceleram a perda de colágeno e deixam a pele menos elástica.

Porém, muitas vezes a flacidez acontece após um período de grande extensão da pele. Assim, se a pessoa engordou demais ou passou por uma gravidez, as fibras de colágeno se rompem. Depois a pele não consegue se retrair e voltar ao tamanho original.

Portanto, a lipoaspiração não resolve o problema da flacidez. Nessa cirurgia, o médico não retira esses trechos de pele em excesso. Para esses casos, a melhor indicação é o lifting, que pode ser feito no rosto, nas mamas, abdômen e costas, braços, pernas, pescoço e papada.

Aliás, é importante destacar que fazer apenas a lipoaspiração pode até mesmo agravar a flacidez. Afinal, o médico vai retirar a gordura que preenche esses espaços, criando uma sobra de pele ainda maior.

Embora exista uma tendência de retração da pele após a lipoaspiração, sabe-se que quanto maior a quantidade de gordura aspirada, maior a tendência à flacidez residual. Isso está também relacionado à idade do paciente bem como à condição prévia de sua pele.

Portanto, ele deverá discutir as possibilidades e alternativas durante a consulta, pois em alguns casos vale a pena tomar cuidados especiais para corrigir ou amenizar a flacidez.

Qual é a indicação da lipoaspiração?

Por ser um tratamento de acúmulo localizado de gordura, a lipoaspiração não deve ser encarada como uma opção para a cirurgia plástica de abdômen. Afinal, nesses casos as opções corretas são a dermolipectomia abdominal ou abdominoplastia.

A lipoaspiração não substitui a correção cirúrgica clássica quando há excesso de pele e flacidez da musculatura do abdômen. Assim, além de não trazer o mesmo resultado, poderá ainda piorar a flacidez da região.

Também é válido destacar que a lipo não faz milagres. Como em qualquer outro tipo de cirurgia, existem fatores que não dependem do cirurgião. Assim, a idade, o volume de gordura a ser aspirado, a flacidez de pele e a acomodação desta pele no pós-operatório podem interferir no resultado.

Como fazer uma lipoaspiração sem agravar a flacidez?

Se lipoaspiração não soluciona a flacidez, a solução é fazer a cirurgia mais indicada para o seu caso e, se necessário, combinar procedimentos. Inclusive, a maioria dos pacientes pode fazer tanto a lipo quanto o lifting no mesmo dia, reduzindo custos e aproveitando o tempo de recuperação.

O médico, ao avaliar individualmente cada paciente, orienta quanto às melhores alternativas para melhorar seu contorno corporal. Então, ele explica qual será o resultado de cada procedimento e o que esperar quanto ao resultado. A escolha é sua, mas sempre vale a pena ouvir o especialista.

Nos casos que requeiram lipoaspiração pura, a região a ser aspirada não deve ter flacidez, para não comprometer o resultado final. Portanto, boa textura e elasticidade da pele são requisitos importantes para quem vai se submeter a uma lipo.

Assim, após uma avaliação criteriosa, o médico muitas vezes indica uma segunda ou mesmo terceira cirurgia como partes do programa de tratamento.

Entendeu agora qual é a relação entre lipoaspiração e flacidez? Quer saber mais sobre como solucionar esse problema? Continue aqui no blog e confira nosso post sobre flacidez tissular.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.