Fale Conosco Pelo Whatsapp

Todo cirurgião plástico, obviamente, fez uma faculdade de Medicina. Porém, além deste curso de tempo integral, com várias atividades desde o primeiro ano de estudos e com duração média de seis anos, existe um longo caminho que ele precisa percorrer até a especialização.

E você, sabe que caminho é esse? Então, continue a leitura do post! Vamos explicar quais são os critérios para se tornar um cirurgião plástico e por que é importante escolher um médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Como o médico se torna um cirurgião plástico?

Para que um médico se torne um especialista na realização de cirurgias plásticas, ele deve percorrer um longo caminho, que exige tempo e dedicação aos estudos.

Então, mesmo depois de formado no curso de Medicina, o profissional precisa fazer residência durante mais cinco anos. Só então ele será considerado um cirurgião plástico.

Assim, nos dois primeiros anos de residência médica, o profissional conquista o título de cirurgião geral. É neste período que ele passa a ter intimidade com os procedimentos cirúrgicos diversos, mesmo aqueles que não estão relacionados a essa especialidade.

Porém, para ser considerado cirurgião plástico, ele ainda precisa estudar mais três anos, fazendo residência em cirurgia plástica em uma das escolas credenciadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), único órgão oficial reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

O que acontece durante a residência médica em Cirurgia Plástica?

Nesta fase, além de estudar e aprender técnicas específicas, ele é orientado por um associado-titular da sociedade. Além do conhecimento teórico, ele auxiliará em cirurgias, observando como o titular aplica as técnicas e desenvolvendo suas habilidades sob supervisão.

Então, como você pode ver, até aqui foram 11 anos de investimento em conhecimento. O próximo passo é realizar um exame para ingressar na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Se aprovado, terá o título de especialista homologado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e será considerado membro associado da SBCP.

Existem vários graus para serem atingidos na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim, para alcançar o mais alto deles, o de membro titular, o cirurgião precisará trabalhar mais dois anos na área, de preferência com algum cirurgião de renome. Ao final desse período, ele ainda deve apresentar seu currículo e um trabalho científico. Estes serão avaliados por uma comissão designada pela SBCP.

Há também aqueles que aprofundam ainda mais os estudos e optam por cursos de especialização em centros avançados no exterior. Todas essas práticas somam pontos ao currículo do profissional, aumentando consideravelmente seu conhecimento técnico.

Qual é a importância da certificação pela SBCP?

O fato é que, como você pode perceber, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é muito criteriosa para admitir associados e membros-titulares. Por isso, a certificação e o credenciamento junto à SBCP são fundamentais para garantir que o médico pode realizar seu procedimento com segurança e é capacitado para obter o melhor resultado possível.

Mas se você não sabe se um médico é certificado ou não pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, não se preocupe! A consulta é muito fácil. Basta clicar aqui no site da SBCP, digitar o nome e verificar se o perfil dele aparece nos resultados da busca.

Entendeu como é a formação do cirurgião plástico e qual é a importância de realizar o procedimento com um profissional certificado pela SBCP? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)