No planejamento de uma cirurgia plástica o paciente deve incluir também todos os cuidados para obter uma melhor cicatrização da pele. São hábitos que devem acompanhar o paciente independentemente de uma operação, mas que devem ser intensificados caso esse seja o objetivo.

O tempo de cicatrização, quando ocorre um corte superficial na pele, de forma superficial, demora de 7 a 10 dias para fechar. Se ocorrer na epiderme, pode levar até 28 dias e, na derme, camada mais profunda da pele, leva até 6 meses, por isso é importante respeitar o período pós-operatório.

Alguns alimentos são inimigos da cicatrização, como o camarão (por conter quitosana, que favorece a inflamação da pele); alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos e congelados (possuem grande quantidade de sódio, que causa inchaço), carne de porco e pimenta. Já os peixes e carnes magras, oleaginosas e vegetais arroxeados contribuem para a cicatrização.

Outros cuidados recomendados são o repouso, evitar o fumo e utilizar as malhas compressivas conforme indicação do cirurgião plástico. Não retome as atividades físicas antes do tempo, pois qualquer esforço pode alargar e evidenciar a cicatriz. Se expor ao sol também é proibido. Se você tiver dúvidas sobre esse assunto, questione seu cirurgião plástico.