Você já decidiu que vai fazer a tão desejada cirurgia plástica. Com a decisão tomada, o próximo passo é ir à consulta com o cirurgião plástico escolhido. Nesse encontro, você deve tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia plástica que vai realizar. Não tenha receio de perguntar, pois o profissional estará à sua disposição para esclarecer tudo o que estiver obscuro. Para isso, reserve um dia tranquilo, já que a consulta pode ser longa e você deve sair do consultório com todos os questionamentos entendidos. Levar tópicos anotados pode ser uma maneira de você não esquecer nenhum detalhe.

A consulta com o cirurgião plástico é de extrema importância. Consultar outros médicos também faz parte do processo. Assim, você poderá comparar as opiniões, conduta, tratamento, personalidade e a maneira como cada um vai responder às suas dúvidas e explicar os riscos envolvidos. Aqui estão algumas dicas do que você deverá esclarecer em uma consulta inicial:

  • Não tenha medo de pedir para que seu médico fale em linguagem mais acessível. Caso não entenda alguma coisa, peça-lhe que explique de uma maneira mais fácil para que você compreenda tudo o que está sendo dito.
  • Fale de suas expectativas. Seja o mais claro possível ao expor o que realmente lhe incomoda, sem vergonha ou receios, e deixe bem claro o que deseja e espera alcançar com a plástica.
  • Pergunte sobre as vantagens e desvantagens da cirurgia plástica escolhida, bem como todos os aspectos envolvidos, onde será realizada, quais os exames pré-operatórios, o tipo de anestesia usada, as complicações mais comuns dessa cirurgia, como é a recuperação, quanto tempo demora para o resultado final aparecer, os custos e formas de pagamento.
  • Não se sinta acanhado em emitir dúvidas mesmo que sejam sobre temas pouco convencionais ou que possam parecer muito íntimos ou pessoais.
  • Questione se será necessária alguma cirurgia no futuro para manter o resultado.
  • Cheque a formação do médico, se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, se é especialista na cirurgia que pretende fazer, há quanto tempo exerce a profissão, etc.

O mais importante nesta primeira consulta, além das informações que você quer saber, é sentir confiança no profissional, além de segurança e clareza nas explicações que ele lhe dá. A sintonia entre médico e paciente é primordial para que ambos estejam totalmente de acordo sobre o tratamento e, principalmente, para que você tenha a tranquilidade e a certeza de que está tomando a decisão certa.