Fale Conosco Pelo Whatsapp

No mundo da cirurgia plástica, você já deve ter ouvido falar em diversas soluções para eliminar a gordura localizada. Porém, para muitas pessoas, as diferenças entre lipo ou minilipo não ficam tão claras, o que faz com que elas não entendam qual é a melhor solução para seu caso. 

Então vamos esclarecer suas dúvidas em relação a essas duas modalidades de cirurgia, que possuem indicações bem precisas.

Lipo ou minilipo: qual é a diferença?

No entanto, precisamos começar esclarecendo um fato. Para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, não existe o nome “minilipo”. Afinal, as duas cirurgias utilizam a mesma técnica de lipoaspiração.

Essa nomenclatura foi criada para facilitar o entendimento das indicações da lipoaspiração (ou lipo) e da minilipo, como você verá a seguir.

Lipoaspiracao Master Health

Lipoaspiração

A lipoaspiração tradicional ou lipo, ao contrário do que muitos pensam, não é uma cirurgia de emagrecimento, mas de melhora do contorno corporal, em que se retira gordura acumulada de certos pontos do corpo, como culote, pernas, quadris, barriga, papada, coxas, entre outros.

Durante a lipo, o médico utiliza cânulas finas conectadas a uma seringa ou um “aspirador”. Portanto, primeiro ele utiliza a cânula para quebrar as moléculas de gordura da região, fazendo movimentos de vaivém.

Em seguida, esse aspirador com pressão regulada é acionado. Portanto, ele suga aquele tecido adiposo que foi quebrado. Assim, ele remove a gordura, sempre respeitando o limite máximo estabelecido, que fica entre 5 e 7% do peso corporal do paciente.

A lipoaspiração é feita com anestesia peridural ou local associada à sedação. Sua duração varia entre 1 e 3 horas.

Minilipo

Agora que você já sabe como a lipo tradicional é feita, fica mais fácil entender a minilipo. O procedimento é exatamente o mesmo, ou seja, trata-se de uma lipoaspiração de pequeno porte, que segue os moldes da clássica.

Porém, a diferença para a lipo tradicional é o fato de que o volume de gordura retirado na minilipo é mínimo.


Portanto, ela só é indicada quando o paciente tem aquela gordurinha localizada discreta, em um pequeno volume, e que não é eliminada de nenhuma outra forma. Retira-se, em uma minilipo, um máximo de 200 ml a 300 ml de gordura de uma única região como a axila, por exemplo.

Como é uma cirurgia pequena, pode ser realizada em clínicas e dura de 40 minutos a uma hora. Sua grande vantagem é a rapidez de recuperação, pois não necessita de internação e utiliza anestesia local.

Mas afinal, devo fazer uma lipo ou minilipo? 

Na verdade, essa escolha não é feita pelo paciente. É o médico que, de acordo com a indicação, indica uma dessas duas possibilidades. Porém, apenas para ter uma ideia, para ser candidato a uma minilipo, é preciso atender aos seguintes critérios:

  • retirar uma quantidade de gordura inferior a 300 ml;
  • retirar essa gordura de apenas uma área do corpo (papada, culote, braço, região pubiana, etc).

Por isso, o primeiro passo para saber se o seu procedimento é uma lipo ou minilipo é conversar com um médico de sua confiança e dizer de qual área você quer eliminar a gordura localizada.

Assim, através de uma avaliação, ele terá condições de indicar a técnica correta para o seu caso.

Entendeu qual é a diferença entre lipo ou minilipo? Ficou com alguma dúvida? Confira nosso guia completo da lipoaspiração e veja quais são as indicações e resultados dessa cirurgia! 

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.