Decidir o local para a realização de uma cirurgia plástica depende de fatores como a vontade do médico, o desejo do paciente e, principalmente, o porte da cirurgia, os riscos envolvidos, o tempo de duração da operação, as condições de saúde e o tipo de anestesia utilizada

Alguns médicos recomendam e realizam as mais diversas cirurgias plásticas nos consultórios de suas clínicas. Procedimentos como otoplastia e lipoaspiração de pequenos acúmulos de gordura, realizadas com anestesia local e sem internação, costumam ser feitos em clínicas.

Outros ainda preferem o ambiente hospitalar por conta do número de salas, médicos e equipamentos disponíveis, que podem dar uma eventual assistência emergencial e são somente encontrados nos hospitais.

No entanto, uma opinião é unânime entre médicos e pacientes: o importante é passar pela cirurgia em um local adequadamente aparelhado e com profissionais qualificados.

Por conta disso, os hospitais costumam ser melhor equipados para atender e reverter as raras emergências desse tipo de cirurgia.