Se você pretende passar por uma cirurgia plástica sabe que, além da decisão de fazê-la, outros fatores precisam ser considerados. Você conhece o tempo necessário para recuperação no pós-operatório? Você precisará se afastar das atividades rotineiras por muito tempo?  Você calculou o quanto vai investir em todo o procedimento?

Essas são apenas algumas das questões a serem respondidas em uma consulta com seu cirurgião plástico e podem ser os diferenciais para que você passe por esta cirurgia agora ou precise aguardar um pouco mais. Por exemplo, muitas mulheres que já são mães não podem se ausentar da rotina de levar e buscar os filhos na escola, por isso, optam pela cirurgia plástica durante o período de férias escolares.

A maior parte dos procedimentos permite a alta médica no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, mas nem por isso você poderá agir como se não tivesse passado por uma cirurgia. É necessário aguardar para voltar às atividades físicas, carregar peso, se expor ao sol e assim por diante.

O investimento na cirurgia plástica inclui, além do procedimento em si, os cuidados no pós-operatório como, por exemplo, no caso do uso das cintas e sutiãs especiais para firmar as regiões operadas. A drenagem linfática também é recomendada para diminuir o inchaço em algumas cirurgias plásticas. Por isso, o custo com as sessões precisa ser incluído no planejamento.