A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no país. Seu objetivo é melhorar o contorno corporal do paciente e não emagrecer, como muitas pessoas acreditam. A lipo é uma técnica cirúrgica que visa a eliminação de gordura localizada comum no culote, costas, barriga, papada, coxas, bumbum, entre outras. No entanto, para que várias partes do corpo sejam lipoaspiradas, é preciso que o limite de retirada de gordura de 5% do peso corporal do paciente seja respeitado.

Quando há a necessidade da lipoaspiração em várias áreas, é comum o cirurgião plástico optar por realizá-la em etapas, com cerca de três meses de intervalo entre elas, para o corpo aparentar melhora e formas mais definitivas. Além disso, se seu corpo tiver tendência a ficar com marcas roxas, mais áreas aspiradas significarão maior concentração de hematomas, o que pode interferir na vida do paciente, que não se sente bem em sair em público com marcas pelo corpo, ainda que com uma silhueta impecável.

Além de ser uma conduta de segurança, é preferível realizar a lipoaspiração por partes a fim de se garantir um melhor resultado, já que a quantidade máxima de gordura a ser retirada será sempre de 5%, independente do número de regiões.