Você já está praticamente decidida a fazer uma abdominoplastia para deixar a barriga lisinha e se livrar da flacidez e dos pneuzinhos que tanto incomodam?

Ainda assim, algumas dúvidas e questionamentos ainda devem estar passando pela sua cabeça: será que a cirurgia vai ser tranquila? Quanto tempo vou levar para me recuperar? O pós-operatório será dolorido?

Não deixe de ler o nosso artigo e descobrir tudo o que você precisa saber para chegar no dia da cirurgia tranquila e preparada!

A preparação começa antes do dia da cirurgia

Para ter uma cirurgia tranquila e aumentar as chances de uma recuperação rápida e sem complicações, é fundamental que você comece a sua preparação muito antes do dia da internação. Por isso, fazer todos os exames que o médico solicitar e manter uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos, é uma etapa de grande importância para a sua cirurgia de abdômen.

Esse também é um ótimo momento para você conversar com o seu médico e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e o pós-operatório. Estar por dentro de todos os passos e saber exatamente o que você precisa fazer vai te ajudar – e muito – a se recuperar com mais tranquilidade e chegar ao efeito desejado!

Uma boa dica é programar a sua agenda para antecipar compromissos e atividades que você não poderá fazer durante o pós-operatório, como viagens, reuniões importantes ou outras tarefas que exijam um esforço físico maior.

Como é feita a abdominoplastia

A cirurgia de abdômen pode ser realizada tanto com anestesia local, como com anestesia geral, tudo vai depender da complexidade do procedimento e do seu caso.

Normalmente, o corte é feito no formato de uma meia lua a partir do osso do quadril, o que permite eliminar o excesso de pele e deixar a barriga retinha e esticada. A cirurgia pode levar de 2 a 5 horas, no entanto, todas essas informações podem variar de acordo com o seu caso e necessidades.

Como funciona o pós-operatório

Você pode associar a sua abdominoplastia com outros procedimentos cirúrgicos e, nesse caso, a recuperação pode demorar um pouco mais. Caso você opte por fazer apenas a cirurgia plástica de abdômen, o pós-operatório tende a durar em torno de 2 meses, com muito repouso nos primeiros 10 dias.

Nos primeiros dias, ainda é importante que você ande com o tronco um pouco curvado e vá retomando a sua posição normal aos poucos. O mesmo acontecerá com as atividades do seu dia a dia e os exercícios físicos. Por isso, não deixe de fazer o acompanhamento médico para que você seja orientada da melhor forma.

Outro ponto importante que vale ser destacado é que a cirurgia de abdômen requer que você durma de barriga para cima e não pressione a cicatriz no período de recuperação. Esses cuidados são fundamentais para que a sua pele cicatrize rápido e você não sinta dores.