Fale Conosco Pelo Whatsapp

Não são só as mulheres que ficam insatisfeitas com a própria imagem. Vários homens também se sentem incomodados quando têm um nariz grande ou de formato incomum. Para mudar essa parte do corpo e fazer as pazes com o espelho, cada vez mais buscam a rinoplastia masculina. Por isso, ela é a segunda cirurgia plástica mais procurada por eles no Brasil.

Quer saber como essa cirurgia plástica é feita e quais são as principais diferenças entre o procedimento realizado nos homens e nas mulheres? Então, continue a leitura do post!

O que é rinoplastia masculina?

Trata-se da cirurgia de nariz indicada para os homens que querem alterar o formato ou tamanho do nariz. Ela melhora a aparência e a proporção desse órgão, tornando o rosto muito mais harmônico.

Geralmente, esse procedimento é indicado para homens a partir dos 16 anos. Entende-se que, após essa idade, a estrutura óssea já está completamente formada.

Quais são os principais benefícios da rinoplastia?

Como o nariz ocupa uma posição central no rosto, ele tem um grande destaque na aparência. Por essa razão, formatos não muito comuns ou pouco harmônicos, além de tamanhos exagerados, podem causar constrangimento às pessoas.

Vários pacientes relatam que, ao longo de suas vidas, sofreram algum tipo de bullying devido às características do nariz. Eles receberam diversos apelidos depreciativos não só quando eram crianças ou adolescentes, mas até mesmo depois de adultos.

Além disso, vivemos em um período em que a imagem pessoal é muito exposta. Selfies e fotos em redes sociais aparecem o tempo inteiro. Quem passou a vida toda com complexo devido ao nariz tende a se constranger com essas aparições, o que prejudica ainda mais a autoestima dessas pessoas.

Com essa cirurgia, é possível corrigir os seguintes problemas:

  • nariz muito pequeno;
  • nariz muito grande;
  • alteração no formato do dorso do nariz;
  • diminuição no tamanho das narinas;
  • correção de defeitos de nascença ou deformidades causadas por pancadas e acidentes;
  • alteração do ângulo entre o nariz e o lábio superior (deixá-lo mais ou menos empinado);
  • redução de problemas respiratórios causados pelo desvio de septo.

Como é feita a rinoplastia?

Tanto em homens quanto em mulheres, o procedimento da rinoplastia é bem parecido. Trata-se de uma cirurgia de rápida recuperação e com pouquíssimos riscos, mas ainda assim muito delicada.

Para realizá-la, o médico pode optar por duas técnicas diferentes: aberta e fechada.

Na rinoplastia aberta, o médico utiliza uma pequena incisão abaixo da ponta nasal para levantar a pele e remodelar o nariz. Sua principal vantagem é o fato de permitir uma boa visão da estrutura desse órgão, facilitando o procedimento e melhorando a precisão. A cicatriz é externa, mas muito discreta.

Também é possível que o médico faça uma rinoplastia fechada. Nesse caso, o corte é feito na parte interna do nariz e é através dele que o cirurgião remodela todaa estrutura.

Embora seja um procedimento mais delicado, a principal vantagem desse método é o fato de que não existe cicatriz externa. Na maioria das vezes, é impossível saber que a pessoa passou pela cirurgia.

Contudo, quem escolhe a técnica utilizada é o cirurgião. O tipo e extensão das correções são os principais critérios usados para tomar essa decisão.

O que torna a rinoplastia masculina diferente?

Apesar de usar a mesma técnica, quando o cirurgião planeja uma rinoplastia masculina ele tem um cuidado diferenciado com a harmonia do rosto.

Homens e mulheres possuem traços diferentes. É comum a testa e o queixo masculinos serem um pouco mais largos ou quadrados, por exemplo. O nariz masculino também tem características distintas.

Enquanto nas mulheres o nariz empinadinho pode ser considerado um charme, o dorso nasal mais reto é visto como um sinal de masculinidade. Por isso, o médico precisa levar esses elementos em consideração para não criar um aspecto falso e um resultado indesejado.

Portanto, ao fazer a rinoplastia masculina o médico preserva as seguintes características:

  • mesmo que seja necessário reduzir o nariz, ele ainda tem uma proporção maior em relação ao rosto quando comparado ao das mulheres;
  • o dorso nasal é modelado para ficar mais reto;
  • a ponta deve ter uma rotação entre 90 e 95 graus, deixando o nariz menos empinado ou arrebitado. Nas mulheres, esse ângulo varia entre 95 e 105 graus.

Quais são os cuidados ao realizar uma rinoplastia masculina?

A rinoplastia é uma cirurgia simples e de rápida recuperação. No entanto, o procedimento é delicado porque exige a remodelagem de uma área do rosto.

O nariz tem diferentes ossinhos e cartilagens, o que exige muita precisão no procedimento. Além disso, o resultado ficará exposto no rosto do paciente. Assim, os erros são inadmissíveis, mesmo que sejam mínimos.

Por isso, para realizar a rinoplastia o médico precisa ter bastante experiência e sensibilidade técnica. Issoacontece porque,como você já percebeu, é necessário planejar o aspecto final dos traços do nariz deixando-o com uma aparência máscula e natural.

Por essa razão, é importante buscar um cirurgião experiente e credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dessa forma, você saberá que ele tem a especialização exigida para realizar esse tipo de procedimento.

Qual é o preço de uma rinoplastia masculina?

Como já mostramos, os homens procuram a rinoplastia por vários motivos. Existem aqueles que querem diminuir o tamanho, enquanto outros desejam reduzir as narinas muito abertas. Outro grupo procura se livrar da “batata” e têm aqueles que realmente têm o dorso torto, assimétrico.

Portanto, as alterações não são iguais em todos os casos. Elas exigem um tipo de intervenção diferente do cirurgião. Essa é uma das razões que torna o preço da cirurgia bastante variável.

Além disso, é importante destacar que o preço da cirurgia plástica é composto por vários elementos. É preciso incluir não só os honorários do cirurgião, mas da equipe (anestesiologista, instrumentador cirúrgico e enfermeiros) e os custos de internação no hospital.

Então, o preço da rinoplastia é estabelecido individualmente, de acordo com as suas necessidades e com esses fatores. A média recente (2018) nas clínicas de São Paulo fica entre R$ 9.000,00 e R$ 16.000,00.

Porém, a nossa recomendação é de que o preço não seja o principal critério de escolha. Afinal, sua saúde, segurança e o próprio resultado vêm em primeiro lugar. O profissional deve ser capaz de garantir um resultado preciso e harmônico.

Então, sugerimos que você escolha depois de avaliar os seguintes aspectos:

Experiência e qualificação docirurgião

Comece buscando um cirurgião plástico experiente e habilitado pela SBCP. Passe por uma consulta de avaliação e escolha o médico que tirou todas as suas dúvidas, fazendo você se sentir seguro e à vontade para expressar seus medos e expectativas.

Ambiente hospitalar seguro e equipado

Além disso, escolha um hospital que tenha toda a estrutura necessária para atender o paciente. O centro cirúrgico deve ser completamente equipado, inclusive com UTI para realizar a cirurgia.

Certeza de assistência no pós-operatório

Finalmente, certifique-se de que o cirurgião dará toda a assistência que você vai precisar no pós-operatório. Ele deve estar disponível para acompanhar sua recuperação e oferecer as orientações necessárias para que o resultado seja excelente.

Ficou animado para fazer sua cirurgia de rinoplastia masculina e conquistar uma aparência mais harmônica e natural? Ainda tem alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e teremos um grande prazer em respondê-la!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)