Fale Conosco Pelo Whatsapp

Alguns tratamentos pós-plástica são ótimos auxiliares aos pacientes que se submeteram a uma cirurgia. Por isso, é muito comum os médicos recomendarem técnicas como drenagem linfática e ultrassom logo após o procedimento.

Mas você sabe quais são os principais tratamentos pós-plástica e que benefícios eles proporcionam? Então, não perca este post! Vamos falar sobre este tema e mostrar a importância desses recursos para acelerar sua recuperação e garantir seu bem-estar. Confira!

Técnica pós-cirúrgica: drenagem linfática manual

A drenagem linfática é uma massagem cuja finalidade é drenar líquidos estagnados. Portanto, ela geralmente é realizada para diminuir os edemas causados pela cirurgia plástica.

Assim, por intermédio de manobras específicas realizadas por profissionais especializados, o líquido é drenado para os vasos linfáticos, sendo eliminado posteriormente pela urina.

A drenagem linfática é recomendada no pós-operatório da cirurgia plástica. Afinal, ela proporciona uma recuperação ainda mais rápida, reduz a necessidade de punções e cria uma maior possibilidade de bons resultados.

Pacientes que passam por uma lipoaspiração, principalmente, são os mais indicados para receber sessões de drenagem, visto que ela pode ajudar a dissolver alguns nódulos que a lipo deixou. No entanto, é comum o cirurgião plástico recomendar a técnica para todas as cirurgias.

Ao estimular a eliminação de líquidos, a drenagem linfática manual acelera a recuperação do paciente. Afinal, a quantidade de seroma que será acumulada entre os tecidos operados diminui, facilitando o processo de cicatrização interna e evitando a formação de fibroses.

Para saber se sua drenagem está sendo bem realizada, vale ficar atento a alguns fatores. Assim, o primeiro deles é o toque. Ele deve ser leve, já que não é uma massagem modeladora. Normalmente, o paciente começa a sentir vontade de urinar imediatamente após ou mesmo durante o procedimento.

Portanto, a vontade de urinar é uma das evidências de que a drenagem está sendo realizada de maneira adequada e estimulando a eliminação de líquidos. Porém, também é importante que o paciente tome bastante água, para que o corpo consiga concluir esse processo.

Tratamentos pós-plástica: ultrassom

Quanto ao ultrassom, é recomendado devido à sua ação anti-inflamatória. Além disso, ele age também na redução de edema (inchaço) e cicatriz interna, causando ao paciente uma recuperação rápida e satisfatória.

O fato é que, por mais que a cirurgia plástica seja segura, ela causa uma lesão nos tecidos internos. Assim, o papel dos tratamentos pós-plástica é minimizar os resultados dessa agressão, favorecendo a cicatrização no tempo certo.

O ultrassom minimiza a contratura do tecido cicatricial. Portanto, ele reduz a possibilidade de desenvolvimento da fibrose ou atua até mesmo para tratá-la. Em alguns casos, ele é um aliado na aplicação de géis com determinados ativos, fazendo com que essas substâncias penetrem em maior profundidade.

O ultrassom geralmente é associado à drenagem linfática manual. Além disso, existem outras técnicas de fisioterapia que podem ser aliadas a esse processo, acelerando a recuperação e permitindo que o paciente tenha um resultado excelente.

É importante destacar que os tratamentos pós-plástica são prescritos pelo médico. Assim, ele é quem avalia as necessidades de cada paciente e indica o período ideal para início e término das sessões estabelecidas.

Agora você já conhece os principais tratamentos pós-plástica e sua importância no período de recuperação. Quer saber quais são os procedimentos que exigem a realização da drenagem linfática? Continue no blog e confira nosso post sobre esse tema!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)