Passar por uma cirurgia plástica é o objetivo de muitas pessoas e algumas já conseguem ver o quanto ela mudará suas vidas, dando mais segurança e autoestima. Mas a ansiedade pode trazer riscos ao sucesso do procedimento, o que é facilmente contornável levando em consideração alguns conselhos.

1 – Seus motivos

Respire fundo e tente compreender os motivos que o levam a se submeter a uma cirurgia plástica. Verifique, principalmente, se está realizando o procedimento unicamente por você e para que você se sinta bem. A cirurgia plástica estética é uma área da medicina que deve ser encarada com seriedade, visto que requer cuidados pré e pós-operatórios, além de cautela em sua manutenção.

2 – Hora da consulta

É imprescindível que você preste atenção na consulta e elucide todas as suas dúvidas com o especialista. Não deixe de perguntar sobre os cuidados a serem tomados antes da cirurgia, como o acompanhamento nutricional, e após a cirurgia, como a utilização de acessórios, entre eles as malhas compressivas, e a realização de procedimentos complementares, como a drenagem linfática. Também tire dúvidas sobre as questões referentes à técnica em si.

3 – Clínica de confiança, médico especialista e procedimento feito em hospital

São alguns dos elementos que devem fazer parte de sua cirurgia plástica. Uma clínica e um médico especialista, certificados pelas entidades reguladoras são fundamentais para seu procedimento permanecer envolto em segurança. Além disso, a realização de uma cirurgia plástica em hospital oferece mais segurança à saúde do paciente, que contará com infraestrutura para emergências, ambiente esterilizado e equipe multidisciplinar.