A procura por qualidade de vida e autoestima frequentemente encontra na cirurgia plástica uma opção bastante válida. Depois de um procedimento estético, é comum que a vida do paciente mude, visto que há mais segurança acerca de como se apresentará ao mundo. Por isso, a tomada de decisão de realizar uma cirurgia plástica deve estar acompanhada de informações precisas.

1. Conheça seu médico pessoalmente.

Sim, há clínicas em que os pacientes não se encontram com o seu especialista até a data da cirurgia, sendo toda a conversação realizada através de intermediadores. Conhecer seu médico é imprescindível para que você compreenda os motivos da indicação de determinado procedimento, esclareça suas dúvidas e para que ele possa transmitir a segurança devida ao momento. Além disso, conhecê-lo facilita na pesquisa sobre quem é o profissional, sua experiência na área, entre outras informações que você pode obter durante uma conversa presencial.

2. Saiba tudo sobre o procedimento.

A internet é uma “mão na roda” no que diz respeito a encontrar informações, por isso, assista a vídeos de cirurgias plásticas, acesse sites de clínicas, descubra tudo que puder. E quando tiver uma dúvida, tome nota e pergunte ao seu médico.

3. Sim, a cirurgia envolve risco.

Como tudo na vida, a cirurgia plástica também apresenta riscos. Durante a consulta, o médico especialista em cirurgia plástica irá explicar quais os possíveis riscos e os meios utilizados para amenizá-los ou evitá-los.

4. Tente não decidir apenas pelo preço ou propaganda.

É difícil não ser influenciado por ofertas, mas cirurgia plástica é saúde e não um produto à venda em supermercados. Certamente você preferirá ter sua saúde garantida por uma escolha segura a se vangloriar por ter aproveitado uma promoção.

5. Não seja igual aos outros.

Em hipótese alguma faça um procedimento cirúrgico para ficar igual a uma celebridade ou a alguém que você admira. Compreenda que cada pessoa tem sua própria constituição corporal e, desta forma, é irreal tentar imitar o resultado de outra pessoa.

Mais importante do que todas essas informações é o entendimento de que uma cirurgia plástica exige um período de recuperação. Um pós-operatório adequado corresponde a praticamente 50% da qualidade final de uma cirurgia plástica, por isso, concentre-se em seguir os conselhos de seu médico e tenha uma excelente recuperação.