A mamoplastia é uma cirurgia muito procurada por mulheres de diversas faixas etárias, já que os seios são uma das regiões que mais valorizam o corpo feminino. Seja por vaidade ou saúde, fazer uma mamoplastia pode mudar a vida de uma mulher e trazer muito mais confiança e autoestima.

Independentemente do seu motivo, muitas dúvidas e inseguranças surgem quando começamos a considerar uma mamoplastia. Por isso, separamos 8 dicas sobre a cirurgia que te ajudarão a realizar esse sonho de uma vez por todas. Confira!

1 – Não se preocupe com as cicatrizes

A formação de cicatrizes costuma ser uma das maiores dúvidas sobre a mamoplastia. Existem alguns tipos diferentes de técnicas usadas pelos médicos para colocar a prótese de silicone e, dependendo de qual for a mais adequada para o seu caso, as chances de ficar com uma cicatriz aparente são mínimas. Claro que isso também vai depender de como a sua pele responde à cicatrização, porém, de forma geral, a mamoplastia não costuma deixar os seios com cicatrizes grandes e feias.

2 – O tamanho ideal de prótese

Outra dúvida muito comum para as mulheres que querem colocar silicone é sobre como escolher o tamanho ideal da prótese.

Antes de tomar a decisão, pesquise sobre os tipos e tamanhos de próteses disponíveis no mercado. Tente conversar com amigas que já passaram pelo procedimento e pesquise por casos de mulheres com o corpo parecido com o seu para ver o antes e depois.

Também é muito importante prestar atenção à avaliação e orientação do médico já que, mais do que ninguém, ele saberá te dizer qual a prótese mais adequada para o seu tipo de corpo.

3 – Escolha um médico de confiança

Escolher um médico em que você confie é essencial para tirar todas as dúvidas e medos sobre a cirurgia e realizar de vez esse sonho. Pesquise bastante, peça indicações de amigas que já fizeram a mamoplastia e converse muito com os médicos que visitar. Só assim você se sentirá segura em passar pelo procedimento.

4 – Preço é importante, mas não é tudo

Já ouviu falar que, muitas vezes, o barato sai caro? Quando falamos da saúde é muito importante não usar o preço como único fator de escolha para colocar a prótese. É melhor esperar um pouco mais e juntar dinheiro do que pagar muito barato pela cirurgia e se arrepender depois.

5 – Baixo risco de complicações

Toda intervenção cirúrgica oferece algum tipo de complicação, podendo os riscos serem maiores ou menores. No caso da mamoplastia, seja ela de aumento, redução ou elevação da mama, os riscos envolvidos são muito baixos e há poucas chances de ocorrer alguma complicação.

Para tanto, é necessário que o médico indique qual a preparação e exames necessários e que você siga à risca todas as recomendações para ter uma cirurgia tranquila e rápida!

6 – O mito do câncer

Muitas mulheres tem receio em fazer mamoplastia, pois acreditam que a prótese pode aumentar as chances de desenvolver um câncer de mama. Saiba que isso é um mito! Diversos estudos já comprovaram que não há aumento de incidência de câncer em mulheres com prótese. Por isso, pode ficar tranquila a respeito desse ponto!

7 – Colabore para a sua recuperação

O pós-operatório da mamoplastia costuma ser rápido e indolor, porém, uma boa recuperação está diretamente associada a tomar os cuidados orientados pelo médico. Leve um sutiã cirúrgico já para o hospital e use-o pelos próximos dias. Evite fazer movimentos bruscos e levantar os braços acima dos ombros no primeiro mês e não pegue peso ou pratique exercícios físicos. Dessa forma, sua recuperação será muito mais rápida!

8 – Só faça quando tiver certeza

Se você ainda está com dúvidas e não tem certeza de que a mamoplastia é a melhor solução para esse momento, o melhor de tudo é esperar e continuar as pesquisas. Não há nada pior do que tomar uma decisão importante como essa por impulso ou sem estar preparada. Lembre-se que a única pessoa que você precisa agradar é você mesma!

Gostou das nossas dicas sobre mamoplastia? Como sugestão, indicamos a leitura do post Aumento dos seios: Entenda os diferentes procedimentosque te esclarecerá ainda mais sobre esse assunto.