Fale Conosco Pelo Whatsapp

As técnicas de cirurgia plástica evoluem a cada dia. Assim, sempre surgem  novas tendências ou opções que tornam as soluções mais efetivas ou, em outros casos, aceleram a recuperação do paciente. Neste post, vamos falar sobre uma dessas possibilidades — a lipoaspiração a laser — e mostrar quais são as vantagens desse procedimento.

Então, se você quer saber tudo sobre a lipo a laser e tirar as suas dúvidas sobre essa cirurgia para modelar o corpo, continue a leitura!

O que é lipoaspiração a laser?

Trata-se de uma cirurgia conhecida por vários nomes, como lipo a laser ou laserlipólise. Da mesma forma que a lipoaspiração tradicional, esse procedimento remove a gordura localizada. Assim, ele melhora o contorno corporal e consequentemente, a autoestima dos pacientes.

Como você verá nos próximos tópicos, essa técnica é muito parecida com a utilizada na lipo clássica ou tradicional. A principal diferença está no equipamento: a cânula contém uma fibra ótica. Então, quando esse feixe de luz é aplicada no tecido adiposo, ele ajuda a romper a gordura antes da aspiração.

Lipoaspiracao Master Health

Quer entender melhor? Vamos explicar a seguir!

O que acontece durante a lipoaspiração a laser?

A lipoaspiração a laser é um procedimento cirúrgico. Portanto, todo o preparo segue os mesmos cuidados da lipo tradicional. Primeiramente, o paciente é sedado e anestesiado. Além disso, essa cirurgia só pode acontecer em um ambiente hospitalar, com UTI e todos os equipamentos necessários para um atendimento emergencial.

Quanto ao procedimento, ele é muito semelhante à lipo clássica. Para começar, o médico injeta uma solução com soro fisiológico e adrenalina na área que será aspirada. Além de amolecer a gordura, essa técnica reduz o sangramento.

A seguir, o cirurgião faz pequenas incisões, menores que 1 cm. É por elas que as cânulas são inseridas, até chegarem ao tecido adiposo que fica abaixo da pele. Então, o cirurgião aciona o laser com fibra ótica acoplada. A função desse equipamento é potencializar a quebra das células de gordura.

O médico começa a fazer movimentos de vai e vem a fim de facilitar essa quebra e alcançar uma extensão maior. O laser rompe as membranas das células de gordura. Assim, elas se dissolvem, tornando a aspiração muito mais fácil.

Finalmente, o aspirador cirúrgico suga a gordura e a retira do corpo. Portanto, a eliminação é imediata. Se as incisões forem muito pequenas, o médico não precisa nem mesmo fechá-las com pontos, porque o processo de cicatrização acontece espontaneamente. Nos cortes um pouco maiores, acontece uma sutura.

Quais são as vantagens da lipoaspiração a laser?

Quando os médicos desenvolvem uma nova técnica, eles fazem isso para trazer benefícios importantes aos pacientes. Entenda que vantagens são essas no caso da lipo a laser:

1. Facilidade para aspirar a gordura

Como já dissemos, o fato de a gordura ser dissolvida pelo laser facilita a sucção. Então, é comum o tempo de cirurgia ser menor.

2. Redução do sangramento e manchas roxas

Na lipo tradicional, enquanto o cirurgião retira o tecido adiposo ele também rompe vasos sanguíneos. Por isso, é comum o paciente ficar com várias manchas roxas após a cirurgia, embora elas desapareçam no período de recuperação.

A lipoaspiração a laser reduz drasticamente esse problema. O laser cauteriza os vasos sanguíneos durante o procedimento. Assim, o sangramento é muito menor e a quantidade de manchas roxas (equimoses) é bastante reduzida.

3. Recuperação mais rápida

Em uma lipoaspiração clássica, a quebra da gordura é feita por meio de um trauma: a cânula é movimentada e sua ponta “despedaça” o tecido adiposo. Na lipo a laser, esse procedimento é menos traumático, já que as células se derretem. Assim, o pós-operatório é menos dolorido e a recuperação se torna mais rápida.

3. Melhora na flacidez da pele

Essa é uma vantagem que as mulheres amam! O laser tem o poder de estimular a produção de colágeno por meio de um processo chamado neocolagênese. Portanto, a pele da região tratada se torna mais firme e elástica. Não é incrível?

4. Cicatrizes ainda mais imperceptíveis

A lipo a laser usa uma cânula ainda mais fina que a da cirurgia tradicional. Portanto, os cortes são menores e as cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis.

Existem riscos na lipo a laser?

Sempre que falamos em procedimentos cirúrgicos, eles envolvem algum tipo de risco. Porém, com as técnicas modernas, eles são cada vez mais baixos. Especificamente em relação à lipoaspiração a laser, os médicos afirmam que alguns contratempos podem acontecer.

Devido à grande produção de colágeno, existe a possibilidade de a pele ficar com algumas irregularidades. Se o laser ficar concentrado por muito tempo em uma única região, ele também pode causar queimaduras na pele.

Além disso, a cauterização dos vasos pode levar à necrose de tecidos. Finalmente, o último risco é a possibilidade de entupimento da cânula durante a cirurgia. No entanto, vale a pena destacar que as complicações são raríssimas. Na maioria das vezes, o procedimento ocorre com toda a tranquilidade e a recuperação do paciente é perfeita.

Que cuidados o paciente precisa tomar após a lipo a laser?

No pós-operatório, o paciente deve seguir praticamente as mesmas recomendações da lipoaspiração tradicional. Nos primeiros dias, é preciso usar uma cinta modeladora ou malha cirúrgica para comprimir a área.

Embora essa cirurgia tenha uma recuperação rápida, é fundamental cumprir o período de repouso. A maioria dos médicos estabelece um prazo máximo de 7 dias para esse descanso. Porém, para voltar às atividades normais como o trabalho, é possível que o cirurgião solicite uma espera de até 20 dias, dependendo da extensão da área aspirada e da evolução do paciente.

Assim como na lipo tradicional, o paciente pode sentir dores no pós-operatório da lipoaspiração a laser. O médico prescreve analgésicos que reduzem o desconforto e tornam a recuperação mais tranquila. Além disso, é necessário realizar sessões de drenagem linfática. Esse tratamento ajuda a reduzir o inchaço desse período e ajuda a conquistar uma silhueta ainda mais fina e sequinha.

Um cuidado muito importante no pós-operatório é evitar tomar sol. O aquecimento da região operada contribui para aumentar o inchaço, o que não é bom para a recuperação. Porém, existe ainda uma questão mais séria: a exposição da área com hematomas à luz solar pode causar manchas permanentes na pele. Então, é melhor esperar a recuperação total!

Como saber se a lipoaspiração a laser é a melhor opção?

Você viu que esse tipo de cirurgia tem vantagens e desvantagens. Por isso, apesar de alguns benefícios da lipo a laser serem muito atrativos — como o combate à flacidez — quem realmente pode definir se ela é a melhor opção para você é o cirurgião plástico.

Esse é o profissional qualificado para ouvir suas expectativas, analisar suas características físicas e indicar o procedimento mais adequado para atingir seus objetivos. Além disso, ele equilibrará as vantagens e riscos de cada caso, indicando o que realmente é mais seguro e eficaz para o paciente.

Agora você já sabe tudo sobre a lipoaspiração a laser. Que tal conhecer um pouco mais sobre o procedimento clássico? Continue aqui no blog e confira nosso guia completo de lipoaspiração para remodelar o corpo. Siga o link e saiba tudo sobre essa cirurgia!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.