Fale Conosco Pelo Whatsapp

Entre as mulheres, o que não faltam são truques de maquiagem para tentar disfarçar o nariz grande. Já para os homens, sobra o constrangimento de não conseguir sequer escondê-lo.

Assim, entre insatisfações com a própria aparência, apelidos e bullying, quem tem um nariz de tamanho desproporcional segue a vida, às vezes com muita dificuldade para levantar a autoestima.

E você, já se sentiu assim? Tem um nariz grande e gostaria de saber como corrigi-lo definitivamente? Então continue a leitura! Nesse post vamos falar sobre o que a rinoplastia pode fazer por você. Confira!

Como é a rinoplastia para nariz grande?

A rinoplastia de redução é a cirurgia plástica mais indicada para quem tem o nariz grande. O objetivo do procedimento é deixá-lo em um tamanho proporcional, de acordo com as características pessoais e etnia do paciente.

Para corrigir o nariz grande, o médico precisa, necessariamente, retirar trechos de pele, ossos e cartilagens. Por isso, trata-se de uma cirurgia plástica bastante delicada.

Além disso, nem sempre o paciente deseja apenas reduzir o tamanho do nariz. Muitas vezes, ele quer também aproveitar para fazer correções no formato, na simetria e até mesmo solucionar problemas respiratórios.

Entenda quais são os passos para reduzir um nariz por meio de uma rinoplastia:

1. Avaliação médica

O primeiro passo para a realização de uma cirurgia plástica é a avaliação médica. Assim, em uma primeira consulta, o médico conversa com o paciente e analisa seu nariz, inclusive registrando as medidas.

Nesta consulta, você também precisa conversar abertamente com o médico e falar sobre suas frustrações e necessidades de correção, como já dissemos no tópico anterior.

Portanto, se você também se sente insatisfeito com o formato, com uma giba muito alta e assimetrias, esse é um bom momento para fazer essas observações.

Outro ponto fundamental é comunicar o médico sobre determinadas condições de saúde pré-existentes, como doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial etc) ou quaisquer outras.

Assim, ele já solicitará exames que avaliam se essas condições estão sob controle, o que evitará que você tenha que fazer outros procedimentos antes da cirurgia.

É importante que, para essa consulta, você procure um cirurgião qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além disso, confira as referências da clínica e do profissional.

Como já dissemos, a rinoplastia é uma cirurgia muito delicada. O nariz fica no centro do rosto. Então, um resultado desfavorável fica extremamente evidente.

Salientar esse ponto não deve deixar você com receio. Afinal, o procedimento é extremamente seguro e costuma deixar os pacientes muito satisfeitos com o resultado.

Porém, para ter essa satisfação, é muito importante que você busque um cirurgião plástico realmente qualificado.

Somente um profissional preparado e experiente é capaz de fazer todas as alterações necessárias para deixar seu nariz proporcional ao rosto e com um resultado extremamente natural.

2. Exames pré-operatórios

O segundo passo para a rinoplastia redutora é a realização de exames pré-operatórios. Afinal, embora a rinoplastia seja um procedimento seguro, algumas condições de saúde do paciente podem demandar cuidados.

Então, os exames avaliarão desde questões como o tempo de coagulação do sangue até se as funções cardíacas permitem que o paciente passe por uma anestesia sem complicações.

Na maioria dos casos, os exames indicam que o paciente está apto a realizar a cirurgia. Assim, o médico dá sequência aos procedimentos de agendamento na data que for melhor para ambas as partes.

Porém, é possível que o médico observe que o paciente precisa controlar determinadas doenças crônicas primeiro, o que exige um planejamento diferenciado e acompanhamento antes do procedimento.

Todas essas medidas têm como objetivo proporcionar segurança ao paciente. E realmente, tomando esses cuidados, as chances de uma complicação são ínfimas.

Nós temos um post completo sobre os exames indispensáveis antes da cirurgia plástica. Clique neste link para saber tudo sobre o assunto.

3. Preparação para a rinoplastia

No período pré-operatório, o paciente precisa tomar alguns cuidados, devidamente orientados pelo cirurgião plástico.

Na maioria dos casos, o pré-operatório é extremamente simples e inclui jejum algumas horas antes do procedimento, suspender o hábito de fumar o mais rápido possível, evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas etc.

Outros pacientes precisam de cuidados referentes à suspensão temporária de medicamentos. Porém, neste caso, tudo é planejado de acordo com as necessidades da pessoa e, muitas vezes, em consenso com outro médico.

Alguns dos medicamentos que o paciente precisa parar de tomar antes da cirurgia são os antiagregantes e anticoagulantes (afinam o sangue), anti-inflamatórios, anticoncepcionais e até mesmo alguns fitoterápicos.

Os medicamentos para diabetes também precisam ser suspensos antes da cirurgia porque eles reduzem a quantidade de açúcar no sangue.

Embora isso seja necessário para o tratamento da doença, no período antes da cirurgia o paciente ficará em jejum. Portanto, é necessário retirar o medicamento para que a pessoa não tenha uma hipoglicemia.

Como você pode ver, são casos muito específicos. Por isso, é fundamental fazer esse preparo junto ao médico para que ele o oriente de acordo com sua condição clínica.

4. Realização da rinoplastia para nariz grande

Finalmente, chega o dia da cirurgia plástica! Devidamente preparado, o paciente se dirige ao hospital onde o médico fará o procedimento no horário estipulado e com os documentos solicitados.

Então, após um breve contato com o médico e algumas aferições iniciais, como a pressão arterial do paciente, ele é encaminhado ao centro cirúrgico.

Sob os cuidados de um anestesista ou anestesiologista, o paciente inicia seu processo de sedação, ou seja, o medicamento utilizado para que o paciente durma e não sinta nada durante o procedimento.

A seguir, a equipe médica realiza os seguintes passos:

Anestesia para correção do nariz grande

A anestesia pode ser geral ou local com sedação, dependendo de cada paciente, do tempo estimado para o procedimento, de suas necessidades cirúrgicas e até mesmo condições físicas.

Muitas vezes, o médico pode optar por aplicar as duas anestesias. A geral para que o paciente tenha conforto durante o procedimento e a local para que ele não acorde com o nariz dolorido.

Essa escolha depende da análise que o médico faz ao planejar a operação. Sempre vale a pena lembrar que o anestesiologista monitora o paciente durante toda a cirurgia.

Correção do nariz grande

A partir da anestesia, o médico inicia a correção do nariz e sua redução de tamanho. Essa é a parte mais desafiadora da cirurgia, pois o médico precisa retirar tecidos para modelar o nariz.

Diferentemente da maioria das outras cirurgias plásticas, em que o médico retira pele, gordura e outros tecidos moles, a rinoplastia redutora geralmente exige a remodelagem também dos ossos da região.

Portanto, ele pode precisar lixar o osso do nariz, raspá-lo ou até mesmo fraturá-lo, seja para estreitá-lo ou para corrigir assimetrias e desvios. Trata-se de uma reestruturação completa do nariz.

Neste momento, o médico precisa eliminar tecidos como ossos e cartilagens, suturando-os novamente com extrema precisão. Em alguns casos, é necessário arrebitar a ponta. Em outros, apenas baixar a altura.

Assim, como você pode ver, trata-se de um procedimento extremamente individualizado e não uma cirurgia que pode ser feita da mesma maneira em todos os narizes.

Isso apenas reforça, mais uma vez, a necessidade de buscar um cirurgião experiente, capaz de fazer essas alterações de forma natural.

Ao final da cirurgia, o médico coloca tampões ou splints nasais para imobilizar as estruturas alteradas durante a cirurgia e facilitar sua cicatrização na posição correta.

Observação e alta

Após o procedimento, o paciente ainda tem acompanhamento até que a sedação e a anestesia percam seu efeito. Em seguida, ele é encaminhado para o quarto, onde permanecerá em observação.

Geralmente, a alta da rinoplastia ocorre 24 horas após o procedimento. Porém, devido a algumas necessidades do paciente, esse período pode se estender até 48 horas.

No pós-operatório, o paciente precisa seguir as recomendações de seu médico quanto ao repouso, posição para dormir, aplicação de compressas e alimentação.

Afinal, esses cuidados são tão determinantes para o resultado quanto a perícia do cirurgião. Para saber mais, confira nosso post completo sobre o pós-operatório da rinoplastia.

Quais são os problemas que o paciente pode corrigir com a rinoplastia?

Além do nariz grande, o paciente pode corrigir diversos problemas estéticos durante a rinoplastia redutora:

Desvio de septo

O desvio de septo é um problema funcional do nariz. Assim, a “parede” que divide as duas narinas tem uma inclinação, o que prejudica inclusive a respiração.

A dificuldade para respirar corretamente impacta em várias áreas da vida. Portanto, a correção do septo pode amenizar problemas como dores de cabeça, má qualidade do sono e até mesmo dificuldades de concentração.

Vale a pena destacar que a rinoplastia soluciona esses problemas quando a causa primária deles é a dificuldade respiratória devido ao desvio de septo.

Giba projetada

Talvez você nem saiba que seu corpo tem uma giba, mas este é o nome da saliência do osso que fica no centro do nariz, formando o nariz adunco.

Esta é uma das correções mais associadas à rinoplastia redutora, pois esse é um formato de nariz que realmente incomoda muitas pessoas.

Agora você já sabe como acontece a rinoplastia para correção de nariz grande. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Fale Conosco Pelo Whatsapp