A pele e nossas emoções: Têm alguma influência?


A pele tem alta conexão com o sistema nervoso e isso ocorre pois é a “capa” que protege o nosso corpo. É possível perceber essa conexão até mesmo ao chegar perto de altas temperaturas, quando nosso sistema sensorial é ativado e contraímos os músculos ao sentir a queimadura.

Por esta razão, as emoções são interligadas diretamente com a pele. As diferentes emoções proporcionam diferentes reações à pele, dentre elas:

Estresse

Ao sentir estresse, o organismo produz o hormônio cortisol, que é liberado trazendo muitos malefícios para a pessoa. 

Ele pode acelerar o ritmo cardíaco alterando a pressão arterial, e descompassa até mesmo a respiração, em momentos de crises.

Além disso, ele altera a saúde da pele, proporcionando mais oleosidade, acnes e até mesmo alergias que aparecem de forma emocional.

Tristeza

Quando os hormônios corticotrofina, cortisol, estrogênio, progesterona e T4 são alterados, surge a tristeza. Muitas vezes a liberação desses hormônios interfere na ação da serotonina, que é o neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

Nesse caso, a pessoa fica apática e a aparência da pele é muito prejudicada, perdendo a sedosidade, aumentando a oleosidade, o surgimento de acnes e manchas.

Alegria

A alegria faz o organismo liberar os hormônios endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, que proporcionam sensação de bem-estar.

Consequentemente, além dos benefícios para a saúde, a pele fica mais bonita, cria mais colágeno e sedosidade, reduz a oleosidade e a aparição de acnes.

Você gostou do conteúdo? Não deixe de deixar sua avaliação nos comentários e nos seguir no Instagram e Facebook! 🙂


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Quer saber qual é a melhor época do ano para fazer sua cirurgia plástica? Clique na imagem abaixo e baixe o nosso e-book!



    Posts Relacionados