Fale Conosco Pelo Whatsapp

Nem sempre os exercícios e a dieta apropriada são suficientes para garantir um abdômen liso e reto. Muitas vezes, para corrigir essa região e melhorar o contorno corporal, é preciso recorrer à cirurgia plástica. Porém, existem pacientes que têm receio de realizar o procedimento porque têm dúvidas quanto aos riscos da abdominoplastia.

E você, também quer saber quais são os riscos de fazer uma plástica no abdômen? Então, continue a leitura! Vamos explicar o que pode acontecer nesse tipo de cirurgia e como evitar complicações.

Existem riscos ao fazer uma abdominoplastia?

Na verdade, toda cirurgia, seja ela estética ou não, envolve algum tipo de risco. Portanto, realmente existe a possibilidade de ter alguma complicação depois da abdominoplastia. No entanto, hoje em dia os cirurgiões utilizam técnicas muito modernas, que reduzem essa possibilidade. Atualmente, os índices são baixíssimos.

Além disso, a maioria dos problemas pode ser evitado se o paciente tomar os cuidados essenciais antes e depois da cirurgia. Selecionamos os riscos da abdominoplastia mais comuns e as melhores formas de evitá-los.

Abdominoplastia e riscos: principais complicações

Cicatriz torta ou com acúmulo de pele

Em uma abdominoplastia bem planejada, o formato, posição e tamanho do corte são calculados milimetricamente. Esse cuidado vai evitar que sua cicatriz fique torta ou com dobras na pele, causando um aspecto indesejado.

Por isso, é essencial buscar uma clínica de confiança. Os médicos devem ser experientes e certificados pela Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (ABCP). Isso significa que eles tiveram o preparo necessário para planejar sua cirurgia com precisão e executá-la com perfeição.

Problemas de cicatrização

Eles estão entre as complicações mais temidas pelos pacientes. Afinal, quem faz uma cirurgia plástica abdominal quer ficar com a barriga lisa, retinha e linda, e não com uma marca disforme ou em alto-relevo. Assim, quando se fala em riscos de abdominoplastia não se pode esquecer da possibilidade de queloides e cicatriz hipertrófica.

Esses dois problemas são causados principalmente por uma predisposição genética do paciente. Portanto, seu surgimento pode ser prevenido por técnicas utilizadas por um cirurgião experiente, mas não completamente evitado. Caso já tenha esse problema, informe-o ao médico durante a consulta.

Seroma

O seroma não pode ser considerado um risco ou complicação, mas é importante destacar que o cuidado do paciente é essencial para acelerar a recuperação pós-abdominoplastia. Na verdade, ele é uma reação normal do organismo, que acumula líquido quando se realiza um procedimento com grandes movimentações de tecido.

Normalmente, esse líquido (seroma) é absorvido pelo organismo no decorrer das semanas. No entanto, alguns cuidados são importantes para minimizar o desconforto. Entre eles está o uso da cinta elástica e a realização de sessões de drenagem linfática.

Abertura de pontos

A abertura de pontos, chamada de deiscência, está entre os riscos evitáveis da abdominoplastia. Geralmente, isso acontece quando o paciente não cumpre o repouso adequado no pós-operatório. Portanto, é essencial andar curvado nos primeiros 20 dias, não carregar peso, tomar cuidado com os movimentos e dormir em posição adequada.

Finalmente, o que podemos concluir é que quando se trata de riscos da abdominoplastia, os cuidados pré e pós-operatórios são fundamentais. Por isso, comece sua prevenção procurando uma clínica de confiança, que tenha médicos experientes em sua equipe.

Converse abertamente com o cirurgião sobre seu histórico clínico individual e familiar, para que ele tenha a oportunidade de detectar possíveis problemas e planejar a cirurgia usando as melhores soluções para o seu caso. Siga as recomendações dele tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório para ter uma recuperação tranquila.

Gostou do post? Quer saber mais sobre a abdominoplastia? Siga-nos no Facebook e no Instagram para não perder nossas publicações sobre esse assunto!

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

(Preencha, envie e aguarde a confirmação)