Fale Conosco Pelo Whatsapp

A vaidade da mulher brasileira encontra na estética uma grande aliada. Os avanços desta área permitem manter a aparência jovial por muito mais tempo com recursos que variam do botox à cirurgia plástica.

É por isso que se você observar as mulheres maduras à sua volta, provavelmente verá uma cena muito diferente daquela que existia 20 ou 30 anos atrás.

Naquele tempo, aos 40 anos, uma mulher era praticamente uma senhorinha. No entanto, hoje, com esta idade, grande parte delas tem uma pele lisa, bem cuidada e uma aparência espetacular.

Este resultado se deve a vários fatores. Por um lado, aumentou a consciência de que é preciso cuidar da pele. Produtos de qualidade se tornaram mais acessíveis, bem como o conhecimento sobre o tema.

Mas também não podemos negar que existem inúmeros tratamentos como botox, fios de sustentação, jato de plasma, lasers, bioestimuladores de colágeno e a inquestionável cirurgia plástica.

Diante de tantas opções, também ficam algumas dúvidas. Qual é o momento de aplicar botox? Quando a única solução efetiva é a cirurgia plástica? É possível escolher uma dessas opções?

Neste post você vai tirar suas dúvidas sobre o botox e a cirurgia plástica, entendendo qual é a função de cada um deles. Ficou interessada? Então continue conosco!

O que é o botox?

O famoso botox é, na verdade, o nome dado à toxina botulínica. Esta substância, quando aplicada no músculo, paralisa temporariamente seus movimentos, impedindo a contração muscular.

Embora seja extremamente útil para o tratamento de algumas doenças, o botox ganhou popularidade devido ao seu uso estético. Afinal, ele é um dos procedimentos mais realizados para combater as rugas.

Geralmente, a mulher que aplica botox pela primeira vez se apaixona pelo resultado e não abandona a toxina botulínica nunca mais. Ao paralisar músculos específicos da face, ela ameniza rugas dinâmicas e até mesmo rugas estáticas, deixando a pele muito mais lisa.

Portanto, para quem se incomoda com os famosos pés de galinha ao redor dos olhos, com a ruga do bravo que fica bem marcada na glabela, com o bunny nose e outras linhas que denunciam o envelhecimento, o botox é um grande aliado.

Quais são as vantagens do botox?

Quando se trata de prevenir ou mesmo remediar rugas, o botox apresenta uma série de vantagens. Veja quais são elas:

1. O botox permite uma aplicação rápida

Os médicos aplicam o botox no próprio consultório, logo após a avaliação clínica do paciente. Portanto, ele não exige um preparo prévio e nem se trata de um procedimento complexo. Ele é prático e rápido.

2. A toxina botulínica é eficiente

Muitas das nossas rugas são causadas pelas nossas expressões faciais. Assim, as rugas da glabela (bravo) vêm devido a uma face sempre séria ou extremamente concentrada. Os pés de galinha a partir do riso e assim por diante.

Ao paralisar esses músculos, a pele deixa de fazer dobras e vincos que, quando repetidos, ficam marcados na face. Portanto, o processo para a formação de novas rugas se torna mais lento e as que já existem são suavizadas.

3. A toxina botulínica ajuda a equilibrar a face

Quando aplicada da maneira correta, a toxina botulínica ajuda a equilibrar a face, sendo um dos recursos para a harmonização facial. Vale destacar que ela não preenche o rosto, mas melhora a aparência.

A aplicação de botox em pontos estratégicos lá no alto da testa pode, em alguns casos, ajudar a manter o olhar mais aberto. Enquanto faz efeito, ela também corrige o sorriso gengival.

Existem desvantagens no uso do botox?

Provavelmente, desvantagem não é a palavra correta para falar do botox ou de seus efeitos. Porém, o paciente precisa entender que, como todo tratamento estético, ele tem limitações.

Inclusive, é por isso que ele tem indicações específicas, para os quais seus resultados são altamente satisfatórios. Mas em determinados casos, é melhor recorrer a procedimentos mais adequados.

Entenda as limitações do botox:

O efeito do botox é temporário

O botox paralisa os músculos onde ele é aplicado durante um tempo limitado. Então, depois desse período, o efeito desaparece gradualmente e aquela região da face volta a se movimentar.

Portanto, não se trata de um procedimento de efeito permanente. É preciso reaplicar o botox periodicamente, com intervalos entre 4 e 6 meses para manter a região do rosto sem rugas.

O efeito do botox sobre rugas estáticas é limitado

Não há nenhuma dúvida sobre a eficácia do botox sobre rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando realizamos algum tipo de movimento: sorrir, fazer cara de bravo, levantar a testa etc.

Além disso, o botox pode ter um efeito positivo para suavizar rugas estáticas, porém não com a mesma eficiência. Rugas estáticas são aquelas que aparecem até mesmo com a face em descanso.

Portanto, o botox não consegue um efeito tão bom em rugas antigas, muito profundas. Nesses casos, a pessoa pode não ter o resultado esperado e se decepcionar.

A toxina botulínica não trata flacidez da pele

Este é outro ponto importante, especialmente para pessoas com a pele mais madura. Nesses casos, surgem diversas rugas devido à flacidez e à perda de volume nas camadas mais profundas do rosto.

O botox não tem nenhum efeito sobre a flacidez de pele. Portanto, além de não solucionar este problema, ele ainda pode deixar o rosto anacrônico. Em algumas regiões, a pele ficará muito lisa devido à toxina. Por outro lado, a flacidez denota envelhecimento, criando uma imagem não harmônica.

É preciso tomar cuidado com a aplicação da toxina

O profissional que aplica botox deve ser altamente qualificado. Caso isso não aconteça, a pessoa pode ter uma série de problemas, como a queda de pálpebras, assimetrias, olhar diabólico e expressões artificiais.

Porém, se você buscar um profissional qualificado, as chances de qualquer um desses problemas acontecer é ínfima. A maioria dos pacientes fica extremamente satisfeita com o resultado.

O botox substitui a cirurgia plástica?

Como você pode ver, o botox tem indicações muito específicas. Ele tem um efeito preventivo incrível e trata o envelhecimento suave, mas nem sempre tem um resultado significativo quando existe um envelhecimento acentuado.

Portanto, o botox não substitui a cirurgia plástica. Geralmente, os pacientes que procuram a cirurgia chegam ao consultório já com rugas estáticas formadas, além de flacidez nas pálpebras, nas bochechas, no contorno da face…

Nesses casos, não basta paralisar músculos. É preciso fazer incisões, retirar excesso de pele, reposicionar músculos da face ou até mesmo preencher camadas mais profundas com gordura ou ácido hialurônico.

Então o médico indica procedimentos como a blefaroplastia, que elimina excesso de pele nas pálpebras, liftings localizados (testa, sobrancelhas) ou mesmo a ritidoplastia, que rejuvenesce o rosto por completo. A indicação de cada cirurgia depende da necessidade de cada paciente.

Diferentemente do botox, a cirurgia plástica tem efeito muito mais duradouro. A pele continua seu processo de envelhecimento, porém é como se a pessoa partisse de outro momento da vida, com uma pele e aparência equivalentes a 10 ou 15 anos atrás.

A intervenção mais duradoura, porém, acontece quando o paciente alia a cirurgia plástica à toxina botulínica, gerando um efeito complementar. Assim, ela tem um rosto rejuvenescido que demorará ainda mais para envelhecer novamente, mantendo uma aparência jovial.

Gostou do post? Quer conhecer os procedimentos para rejuvenescimento facial? Continue no blog e saiba tudo sobre o assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)