Fale Conosco Pelo Whatsapp

Alguma vez você já ficou encantado com o formato amendoado dos olhos das pessoas do Oriente Médio? Aquele olhar enigmático e sensual faz muito sucesso e é um dos objetivos de quem recorre à cantopexia.

Se você nunca ouviu a respeito dessa cirurgia, fique tranquilo. O nome não é tão conhecido, mesmo. Porém, além de garantir esse contorno mais sensual aos olhos, ela tem uma importância funcional.

Ficou curioso? Então, continue a leitura do post e entenda melhor o procedimento.

O que é a cantopexia?

A cantopexia é a cirurgia plástica que corrige o canto do olho, especialmente aquele que aponta para as têmporas. Seu objetivo é posicionar a extremidade de forma ascendente, deixando o olhar amendoado.

A cantopexia oferece um suporte e firmeza à pálpebra inferior, puxando-a mais para cima. Assim, ela corrige problemas como olhos caídos ou a exposição excessiva da esclera (parte branca).

Por que os pacientes procuram a cantopexia?

Existem diversas razões que levam uma pessoa a procurar o cirurgião para corrigir o canto do olho. Algumas das principais são:

Insatisfação com a aparência

Os olhos são conhecidos como o espelho da alma. Nosso contato visual pode fornecer a primeira impressão que uma pessoa tem a respeito de nós.

Portanto, quando o formato do olho passa uma impressão de cansaço, fadiga ou até mesmo desinteresse, isso pode deixar a pessoa insatisfeita com a própria aparência.

Aparência envelhecida e cansada

Muitas vezes, a pessoa aparenta ser mais velha do que realmente é. Em diversos casos, a expressão envelhecida está relacionada ao formado dos olhos, que são caídos.

Dessa forma, deixar os olhos puxadinhos para cima, em um formato amendoado, deixam o rosto mais jovem. Eles também transmitem a ideia de entusiasmo. Essa é uma das razões que motivam a realização de uma cantopexia.

Correção da frouxidão da pálpebra

Por uma série de razões, as pessoas podem ficar com as pálpebras frouxas. Assim, sem a devida elasticidade, elas não aderem de forma normal aos olhos. Elas se tornam caídas ou até mesmo rolam para fora.

Como as pálpebras são um mecanismo de proteção, quando elas ficam frouxas, os tecidos da mucosa ficam expostos. Isso gera uma série de consequências, desde o ressecamento até o surgimento de doenças.

A exposição dos tecidos internos deixa a região mais suscetível a microorganismos. Portanto, aumenta a incidência de conjuntivites e outros problemas.

Nesses casos, os pacientes relatam um grande incômodo com sintomas como inchaço, sensação de corpo estranho (como se fossem grãos de areia), dor, lacrimejamento, secreção etc.

Portanto, a correção da pálpebra frouxa é uma necessidade funcional. Sem a cirurgia, diversos problemas impactam negativamente a qualidade de vida do paciente.

Correção de assimetrias

Em alguns casos, a cantopexia contribui para corrigir assimetrias causadas por paralisias faciais, por exemplo. No entanto, esse resultado depende de vários fatores, inclusive da complexidade do problema.

Indicações da cantopexia

Além dos motivos para a busca por uma cantopexia que vimos acima, ela pode ser indicada como um complemento à blefaroplastia.

Portanto, necessidades e características de cada paciente mostram a importância dessa associação.

Vários cirurgiões indicam a realização da cantopexia junto com a blefaroplastia. Assim, eles conseguem evitar alterações na posição da pálpebra e tornar o resultado da cirurgia ainda melhor.

Como é feita a cantopexia?

A cantopexia é uma cirurgia rápida e segura, mas que exige uma grande perícia por parte do médico. Afinal, ele corrige órgãos muito delicados do nosso organismo, que são os olhos.

Nesse procedimento, o médico realiza uma sutura de plicadura para suspender a pálpebra inferior. Assim, o cirurgião fixa essa região ao rebordo ósseo, deixando o contorno inferior ascendente e jovial.

Na cantopexia, não é preciso fazer cortes. Por isso, ela é indicada para corrigir problemas menos complexos.

No entanto, quando o paciente apresenta um quadro mais sério, é preciso fixar a pálpebra com mais força. Isso exige outro procedimento, que é a cantoplastia.

Em muitos pacientes, a cantopexia pode ser feita até mesmo com uma anestesia local e sedação. No entanto, essa decisão é tomada pelo médico, levando diversos fatores em consideração.

O médico analisa as condições do paciente, previsão do tempo cirúrgico e a associação com outros procedimentos. Para a cantopexia, o tempo médio do da cirurgia varia entre uma e duas horas.

Só depois de analisar todos esses fatores, o médico toma uma decisão quanto à anestesia. Afinal, o objetivo do cirurgião é garantir a segurança e o conforto de seus pacientes.

O que a cantopexia não corrige?

A cantopexia é excelente para deixar os olhos mais amendoados e produzir uma expressão de jovialidade. Porém, o procedimento tem suas limitações. Portanto, ele não corrige:

Pés de galinha

A correção dos pés de galinha não é feita nem por meio da cantopexia e nem da blefaroplastia. Assim, o procedimento indicado para quem se sente incomodado com esse problema é o lifting facial, ou ritidoplastia.

Queda da pálpebra superior

Quando a pele da pálpebra superior começa a apresentar queda, também é necessário fazer uma cirurgia específica. Portanto, a indicação é a blefaroplastia superior.

Correção de olheiras

Muitas pessoas percebem que a flacidez na parte inferior dos olhos causa olheiras, pois deixa a região caída e profunda. Para melhorar a aparência dessa região, a melhor indicação é a blefaroplastia inferior.

Frouxidão significativa das pálpebras

Quando já existe um processo significativo de envelhecimento, o médico precisa associar outros procedimentos à cantopexia. Portanto, não é uma solução única que traz a solução completa para problemas diversos.

Como é a recuperação da cantopexia?

Quando realizada sozinha, a cantopexia é uma cirurgia de rápida recuperação. Assim, o paciente permanece em repouso por 24 horas e se recupera na própria casa.

No segundo ou terceiro dia ele já consegue retomar suas atividades sociais ou trabalho. Porém, os pontos serão retirados em cerca de uma semana.

No pós-operatório, o paciente pode sentir desconforto leve ou moderado. No entanto, analgésicos prescritos pelo médico, bem como alguns colírios, controlam essa sensação.

Também é comum os pacientes relatarem que sentem seus olhos ficando um pouco mais apertados, já que a pálpebra, que estava frouxa, agora está corrigida.

Alguns desconfortos possíveis, mas que nem sempre acontece, são olhos mais secos, um certo ardor ou coceira. Também há relatos de visão dupla ou turva temporária, bem como de sensibilidade à luz.

É natural que, após qualquer cirurgia, a região operada apresente inchaço e hematomas. O pico desses sintomas acontece na primeira semana e para amenizá-lo basta realizar compressas com gelo, sempre sob orientação médica.

No entanto, esses desconfortos desaparecem progressivamente ao longo de dias ou semanas.

Existem restrições no pós-operatório?

Durante as primeiras semanas, o paciente não deve utilizar lentes de contato. Também é importante manter a cabeça mais alta que o restante do corpo durante o dia ou ao se deitar.

As atividades físicas só podem ser retomadas depois de liberação médica. Afinal, uma pancada ou mesmo o esforço excessivo podem prejudicar o resultado.

Uma prescrição fundamental é sempre tomar os antibióticos que o médico prescreveu para evitar infecções.

Como em várias cirurgias plásticas, os médicos não recomendam tomar sol. O calor aumenta o inchaço e a luz solar mancha a pele com hematomas.

Comparecer às consultas de retorno permitirá que seu médico acompanhe o desenvolvimento da cicatriz. Assim, ele conseguirá detectar qualquer anormalidade e proporcionar uma solução rápida.

Como fica o resultado da cantopexia?

A cantopexia deixa o olhar muito mais charmoso, sexy e jovial. Ainda assim, a mudança é sutil e as pessoas perceberão uma aparência atraente, mas não imaginarão que o resultado se deve a uma cirurgia plástica.

Como a região dos olhos é cheia de dobras naturais, as cicatrizes ficam escondidas nessas linhas. Assim, elas se tornam praticamente imperceptíveis depois da conclusão do processo de cicatrização.

Agora você já sabe tudo sobre a cantopexia! Quer deixar o seu olhar mais amendoado, sexy e jovial?

Então, não perca tempo! Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e agende sua avaliação!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)