A cobrança estética parece ser imensamente maior em relação ao público feminino, mas acredite: os homens também sofrem com alguns dilemas. Um destes problemas é a ginecomastia, que surge na puberdade diante de um metabolismo hormonal desregulado.

A ginecomastia é identificada pela aparência de “mamas femininas” em homens. Esta condição é relativamente comum, atingindo aproximadamente 30% dos homens. Os adolescentes são os que mais sofrem, visto que passam a utilizar roupas mais largas e não frequentar piscinas e praias, para não sofrer bullying.

O que se nota também é um crescimento da ginecomastia por homens que utilizam anabolizantes para fins estéticos. Além do incômodo na parte estética, eles podem sofrer com dores e sensibilidade nas mamas, coceiras, entre outros.

Quando ocorre um caso mais grave de acúmulo de gordura nas mamas, este problema é corrigido cirurgicamente através de uma lipoaspiração. Desta forma é possível recuperar a autoestima e retomar a qualidade de vida do paciente, com o retorno às atividades normais.