Fale Conosco Pelo Whatsapp

A cirurgia plástica é geralmente associada a uma melhora estética no contorno corporal ou ao rejuvenescimento e harmonização dos traços faciais. Porém, o crescimento da procura pela cirurgia da intimidade mostra que não. Ela tem benefícios funcionais que vão muito além da aparência.

A realização de cirurgias íntimas cresceu muito nos últimos anos. No relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) publicado em 2010, ninfoplastia e labioplastia nem apareciam entre os procedimentos listados. Naquele ano, foram registradas 51 mil cirurgias para rejuvenescimento vaginal em todo o mundo.

Já no ano de 2018, só a labioplastia foi realizada mais de 132 mil vezes em todo o mundo. No Brasil, 18.400 mulheres realizaram o procedimento. Portanto, houve uma grande mudança de comportamento em menos de 10 anos.

Mas por que tantas mulheres procuram a cirurgia da intimidade? Quais são os benefícios desses procedimentos? Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, se você também se sente incomodada com algum aspecto da sua região íntima, fique atenta!

Qual é a importância da cirurgia da intimidade?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para que uma pessoa seja considerada saudável, não basta estar livre de doenças. A ONU define saúde como um estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Atualmente, sabemos que a insatisfação com a região íntima pode causar muito desconforto físico e psíquico. Portanto, corrigir eventuais anomalias na anatomia é fundamental para alcançar esse estado de bem-estar.

Além disso, muitas vezes a cirurgia da intimidade está relacionada à conquista ou recuperação da funcionalidade. Afinal, muitas mulheres deixam de desfrutar de uma vida sexual satisfatória ou até mesmo têm sua liberdade prejudicada devido às disfunções nesta região.

Uma mulher que sofre de incontinência urinária porque o assoalho pélvico cedeu, por exemplo, está sujeita a uma restrição de liberdade. Então, para não passar por constrangimentos, ela precisa utilizar fraldas ou deixar de ir a locais por não se sentir segura quanto ao controle da função urinária.

E essa é apenas uma questão. Existem diversas alterações nos grandes e pequenos lábios vaginais que podem causar dor e deixar o canal vaginal mais exposto a infecções.

Como você pode ver, não se trata de uma questão simplesmente estética e muito menos uma futilidade. Então, a cirurgia da intimidade realmente pode ser fundamental para promover o pleno bem-estar de uma mulher.

Qual é a importância da ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma das diversas cirurgias da intimidade. Ela é indicada para corrigir o tamanho dos pequenos e dos grandes lábios, oferecendo saúde e satisfação estética às mulheres. Então, é importante conhecer sua principal indicação.

Tanto os pequenos quanto os grandes lábios têm uma função muito importante — proteger a entrada do canal vaginal. Porém, alterações na anatomia prejudicam essa proteção.

Um dos problemas que podem acontecer é a hipertrofia dos pequenos lábios. Assim, eles crescem demais e, em vez de ficarem cobertos pelos grandes lábios, ficam expostos, servindo como porta de entrada para bactérias.

As consequências não se restringem à incidência de infecções, que já é bastante preocupante. Afinal, devido a alterações nos lábios vaginais, a mulher pode sofrer com assaduras frequentes.

Outra queixa frequente se relaciona às dificuldades durante a relação sexual. O volume exagerado dos pequenos lábios aumenta o atrito, que pode levar ao incômodo, e um ato que seria prazeroso se torna doloroso.

Em algumas mulheres, os movimentos da relação sexual empurram o excesso de pele na direção da entrada da vagina, causando bastante dor. Portanto, solucionar esse problema é necessário.

Como se esses desconfortos não bastassem, os lábios alterados favorecem o acúmulo de secreções nessa região. Então, a mulher pode sofrer com corrimentos e outras patologias.

Existe alguma contraindicação para a cirurgia da intimidade?

A cirurgia não causa nenhum problema a mulheres saudáveis e que já estejam com seu desenvolvimento completo. No entanto, em algumas situações, o médico pode não indicar o procedimento.

O primeiro caso é o de mulheres que ainda não completaram 18 anos. Afinal, o corpo delas ainda pode mudar, fazendo com que o resultado não seja definitivo.

Questões de saúde algumas vezes impedem a realização da cirurgia. Portanto, pacientes com diabetes, hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca precisam passar por uma avaliação médica bastante criteriosa.

Como é feita a cirurgia da intimidade?

A cirurgia da intimidade é muito rápida e segura. Sua duração média é de apenas 30 minutos, embora esse tempo possa variar de acordo com as necessidades de cada paciente.

Existem duas possibilidades. Então, enquanto algumas correções exigem o uso de bisturi e remoção de pele e tecidos, em outros casos o médico consegue realizar o procedimento utilizando o laser.

Na cirurgia, o médico faz pequenas incisões nas áreas que precisam de correção. Assim, ele retira trechos de pele e outros tecidos, para que o tamanho fique proporcional e simétrico. Ao final, ele sutura os cortes.

A vantagem da cirurgia com laser de CO2 é um rejuvenescimento ainda mais significativo da região genital. Afinal, ele estimula a produção de colágeno, aumenta a hidratação e facilita a cicatrização.

Quais são os cuidados no pós-operatório da cirurgia íntima?

Devido à impossibilidade de realizar curativos na região íntima, a paciente precisa tomar muito cuidado com sua higiene no pós-operatório. A região fica bem sensível nos primeiros 30 dias após o procedimento.

Assim, o médico recomenda a limpeza com duchas, mas sempre de forma bastante delicada. Banhos de assento, conforme a recomendação do cirurgião, também facilitam a recuperação.

Pensando ainda na higiene e cuidado no pós-operatório, os médicos recomendam a realização da cirurgia logo após a menstruação. Afinal, isso permite que grande parte da recuperação aconteça antes do novo ciclo.

O motivo dessa recomendação é o fato de que o sangue da menstruação umedece a região da vulva. Assim, ele favorece o surgimento de infecções. Todos os cuidados de higiene durante o sangramento também se tornam mais incômodos quando a vulva está muito sensível.

Portanto, ao programar sua cirurgia para o período correto, a mulher tem um pós-operatório muito mais confortável e ainda previne infecções.

Que mulheres precisam fazer ninfoplastia?

Os médicos geralmente recomendam a ninfoplastia para mulheres com lábios vaginais volumosos, especialmente quando se trata dos pequenos lábios. No entanto, outras pacientes procuram o procedimento por uma questão de assimetria e estética.

Entendeu quais são os benefícios da cirurgia da intimidade e por que ela é fundamental para a saúde de mulheres que sofrem com alterações nos pequenos ou grandes lábios?

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Sente algum desses incômodos e gostaria de saber se a cirurgia é indicada para você?

Então, não perca tempo! Solicite o nosso contato agora mesmo e conte com uma equipe altamente qualificada para fazer a sua avaliação.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)