Fale Conosco Pelo Whatsapp

Qual é a idade ideal para a cirurgia de rinoplastia? Essa é uma pergunta feita por muitos pacientes que chegam aos consultórios, especialmente aqueles que estão em busca do procedimento para corrigir o nariz de crianças.

Devido ao nariz grande ou formatos pouco convencionais, muitas crianças e adolescentes sofrem com esse problema. Elas se tornam vítimas de bullying na escola, o que pode deixar traumas profundos. Portanto, não é incomum elas buscarem solução com a cirurgia plástica.

Mas será que a cirurgia de rinoplastia pode ser feita em qualquer idade? Falaremos sobre isso neste post. Então, não perca as informações e saiba tudo sobre a cirurgia para deixar o nariz perfeito!

Cirurgia de rinoplastia: existe um limite mínimo de idade?

A rinoplastia pode ser feita somente quando o nariz já está completamente formado. Até que esse processo se complete, o órgão ainda pode mudar sua forma e as cartilagens também estão em constituição. Portanto, os cirurgiões só costumam operar o nariz depois que essa etapa é concluída.

A idade para a formação completa do nariz pode variar. Nas meninas, esse processo termina por volta dos 15 ou 16 anos. Já nos meninos, isso geralmente ocorre aos 18 anos.

No entanto, o único profissional que realmente pode avaliar se o nariz está completamente formado é o médico. Portanto, tanto o cirurgião plástico quanto o otorrinolaringologista possuem conhecimentos que permitem uma análise precisa.

Além disso, existem casos extremos em que o cirurgião faz a plástica de nariz em crianças e adolescentes. Porém, para que isso aconteça, é necessário que haja uma situação mais grave. Em casos em que há um comprometimento das funções nasais por defeito estrutural ou devido a uma lesão traumática, o procedimento pode ser antecipado.

No entanto, nesses casos o cirurgião destaca que o resultado da cirurgia pode ser alterado pelo crescimento e mudanças no formato do nariz, que são situações que ocorrem normalmente nessa idade. Assim, é relativamente comum o paciente precisar de uma nova rinoplastia após os 16 ou 18 anos.

Plástica de nariz: existe um limite máximo de idade para a cirurgia?

Porém, é importante destacar que o nariz muda de tamanho ao longo da vida. Como as cartilagens do nariz não se ossificam, seu crescimento é contínuo. Por isso, ao chegar à fase adulta ou mesmo à terceira idade, muitas pessoas ficam insatisfeitas com a aparência desse órgão.

Especialmente depois de uma certa idade, o nariz pode mudar bastante. Além de alterações no tamanho, é comum observar a ponta cada vez mais caída. Alguns pacientes reclamam ainda que ele pode ficar mais fechado, prejudicando até mesmo a respiração.

Nesses casos, o médico também pode recomendar a cirurgia de rinoplastia. Não há um limite de idade para passar pelo procedimento. Porém, o paciente deve apresentar boas condições clínicas.

Então, desde que os exames mostrem que não há aumento dos riscos cirúrgicos, o paciente pode realizar a rinoplastia. Portanto, é importante que possíveis comorbidades como hipertensão e diabetes estejam sob controle.

Gostou da possibilidade de fazer uma cirurgia de rinoplastia e solucionar o incômodo com o nariz? Quer saber mais sobre o procedimento?

Então, continue no blog e entenda o que é rinoplastia e como funciona a plástica de nariz!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)