Pés de galinha, olheiras profundas, pálpebras caídas… não tem jeito! Por esta ser a primeira região do rosto a sinalizar o envelhecimento e até mesmo o cansaço, a cirurgia nos olhos costuma ser o primeiro procedimento facial para reverter os sinais do tempo.
A partir dos 30 anos já começamos a perceber as mudanças. Para alguns, é a sobrancelha que fica caída, pesada. Para outros, as rugas da glabela se aprofundam, formando a expressão de bravo.
E não para por aí! Afinal, quantas pessoas reclamam dos pés de galinha, das olheiras, das bolsas sob os olhos, da pálpebra caída…
Se você também já começou a perceber esses sinais na região dos olhos, fique tranquilo! Vamos falar, neste post, sobre as cirurgias para rejuvenescer o olhar. Confira!
Índice:
Cirurgia nos olhos para correção das pálpebras
A blefaroplastia é a cirurgia plástica que corrige as pálpebras. Existem dois tipos de blefaroplastia: a inferior e a superior. O médico pode realizá-las separadamente ou em conjunto, conforme as necessidades do paciente.
Então entenda melhor quais são os problemas que cada uma delas soluciona:
Cirurgia nos olhos: Blefaroplastia superior
Muitas pessoas fazem da blefaroplastia superior sua primeira cirurgia plástica para rejuvenescimento da face. Afinal, a queda da pálpebra costuma ser o primeiro sinal do tempo a realmente incomodar.
Além disso, algumas pessoas já têm a pálpebra parcialmente caída, desde cedo. Assim, logo que elas começam a envelhecer, esta queda se torna ainda mais significativa.
Então, para corrigir este problema, o médico retira o excesso de pele dessa região fazendo uma incisão que segue mais ou menos o contorno da parte superior da pálpebra móvel.
Em seguida, o médico estica a pele que não foi retirada para cobrir os músculos desta região. Ele realiza a sutura seguindo o contorno do côncavo.
Isso significa que, depois da recuperação do paciente, a cicatriz fica escondida, pois sempre que a pessoa está com os olhos abertos, o côncavo não aparece.
Além disso, como já existe uma dobra natural no côncavo, é quase impossível distinguir a cicatriz. A maioria das pessoas nem percebe que houve uma cirurgia plástica no local.
Também vale a pena destacar que, na blefaroplastia superior, é bastante comum o médico eliminar as placas de gordura conhecidas como xantelasmas.
Cirurgia nos olhos: Blefaroplastia inferior
Você já percebeu quais são os sinais de envelhecimento que aparecem abaixo dos olhos? Eles variam conforme as tendências genéticas de cada um, mas geralmente são as rugas, olheiras, bolsas de gordura e flacidez.
A blefaroplastia inferior soluciona cada um desses problemas. Afinal, o médico elimina o excesso de pele nesta região e aproveita para retirar bolsas de gordura, por exemplo.
Desta forma, a pele abaixo dos olhos fica lisa e esticadinha, deixando o paciente com um ar descansado e jovial. Portanto, os resultados costumam ser extremamente satisfatórios.
Para retirar o excesso de pele, o médico faz uma das incisões bem próxima à linha d’água. Então, quando ele finaliza o procedimento com a sutura, a cicatriz fica praticamente rente aos cílios inferiores.
Somado à localização estratégica da cicatriz, também existe o fato de que a pele dessa região tende a se recuperar muito bem. Desta forma, a cicatriz fica praticamente imperceptível depois de completar sua maturação.
É importante destacar que o objetivo da blefaroplastia não é retirar os pés de galinha. Porém, como ela elimina o excesso de pele na região dos olhos, essas pequenas rugas podem ser suavizadas com o procedimento.
No entanto, existe outro procedimento mais indicado para quem se incomoda com os pés de galinha. Veja a seguir.
Cirurgia para eliminar os pés de galinha
O cirurgião plástico consegue eliminar os pés de galinha por meio de uma cirurgia de lifting (levantamento). Nesse tipo de procedimento, o médico retira o excesso de pele do local com rugas e flacidez. Neste caso, nas têmporas.
No lifting, o médico pode ainda reposicionar os músculos que ficam abaixo da pele. Afinal, no decorrer do tempo, eles podem se tornar mais flácidos, levando ao derretimento da face.
Então o médico os coloca na posição correta e os sutura para que eles possam manter a pele também em um local adequado.
Vale a pena lembrar que quando falamos em lifting facial, pode ser a correção de um terço, de ponto específico ou de todo o rosto. Assim, o médico personaliza o procedimento de acordo com as condições do paciente.
Portanto, existem pessoas que fazem o lifting de testa, de sobrancelhas ou de bochechas, enquanto outras precisam fazer correções em todo o rosto e até mesmo no pescoço.
O ponto é que o lifting é uma cirurgia que corrige a flacidez eliminando o excesso de pele e isso pode acontecer inclusive nas têmporas, suavizando os pés de galinha.
Cirurgia nos olhos para levantamento do canto
Aquela posição ascendente do canto do olho, puxada para a lateral e para cima, é uma das imagens mais associadas à jovialidade.
Isso ocorre porque, à medida que os anos passam, esse cantinho também cai, gerando um sinal de envelhecimento. Para restabelecer essa linha ascendente, existem diferentes procedimentos:
Cirurgia de Cantopexia
A cantopexia é uma cirurgia nos olhos muito rápida e segura, que não exige nem mesmo incisões. Portanto, o médico faz o procedimento com anestesia local e o paciente volta às suas atividades em pouco tempo.
Na cantopexia, o médico sutura o canto do olho na coluna óssea que existe na lateral do rosto, na parte externa da cavidade orbitária, por meio de pontos de plicatura.
Assim, ele puxa a pálpebra inferior mais para cima, o que deixa o olhar amendoado, como vemos em maquiagens que delineiam este mesmo efeito na face, mas de forma temporária.
Para muitas pessoas, a cantopexia tem também um motivo funcional. Afinal, ela corrige olhos caídos e também a exposição excessiva da esclera, que é a parte branca do olho.
Atualmente, como este cantinho ascendente do olho está em alta, muitos pacientes aproveitam a blefaroplastia e pedem que o médico realize a cantopexia também.
Você certamente conhece pessoas que têm esta esclera da parte inferior do olho exposta, abaixo da íris. Então a cantopexia soluciona este problema.
Cirurgia de Cantoplastia
A cantoplastia é uma cirurgia bem mais complexa que a cantopexia, indicada para pacientes que realmente precisam de uma correção funcional das pálpebras inferiores.
Alguns pacientes têm as pálpebras inferiores tão flácidas que não conseguem fechar os olhos, ficam com a esclera aparente. Em outros casos, eles possuem uma doença chamada ectrópio.
No paciente com ectrópio, a pálpebra se dobra para fora, afastando-se do globo ocular. Assim, ela não distribui o fluido lacrimal de forma eficiente, além de não proteger o olho em caso de agressão.
Então, a cantoplastia corrige esses casos, que são bastante sérios. Inclusive, o médico precisa criar um novo tendão no canto lateral dos olhos para proporcionar essa sustentação.
Em alguns pacientes, a dificuldade para fechar o olho acontece porque, em uma cirurgia plástica anterior, o profissional retirou pele em excesso, o que deixou o olho aberto demais.
Isso só reforça a necessidade de procurar um cirurgião plástico qualificado, credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e habilitado a realizar sua cirurgia com toda a segurança.
Cirurgias no entorno dos olhos para rejuvenescer o olhar
Não são apenas os olhos que merecem atenção. O que acontece no entorno deles também afeta nossa aparência e pode rejuvenescer ou envelhecer o olhar.
Pense, por exemplo, na testa. Se ela tiver várias rugas estáticas e a flacidez for significativa, haverá uma sobra de pele que se acumula na região da sobrancelha, deixando o olhar pesado.
Outras vezes, esta sobra de pele acentua as rugas da glabela, mais conhecidas como as “rugas do bravo”, que ficam entre as sobrancelhas.
Portanto, vamos explicar quais são os procedimentos para corrigir essas regiões também.
Lifting de sobrancelhas
Para levantar as sobrancelhas, o cirurgião faz um verdadeiro trabalho de recorte. Ele contorna a sobrancelha, de forma bem rente aos pelos, fazendo uma incisão.
Em seguida, o médico retira o excesso de pele em volta da sobrancelha para eliminar a flacidez. A própria sobrancelha é reposicionada e suturada para que fique mais alta, o que rejuvenesce a face.
Enfim, o médico faz uma sutura da pele em volta da sobrancelha, deixando os pontos escondidos sob os pelos.
Embora o lifting de sobrancelhas tenha um resultado muito eficaz, muitos pacientes aproveitam para combinar este procedimento com o lifting de testa. Esta combinação é chamada de frontoplastia. Conheça no próximo tópico.
Frontoplastia
Para quem precisa de uma solução ainda mais completa, existe a frontoplastia — ou lifting de testa e sobrancelhas.
Nesta cirurgia, o médico inicia o procedimento fazendo o lifting de sobrancelhas, recortando a pele em volta dela, reposicionando-a e rejuvenescendo a região.
Porém, na frontoplastia, o cirurgião vai além. Ele também descola a pele da testa e reposiciona os músculos que ficam abaixo dela, suturando-os com firmeza para que eles demorem para deslizar para baixo.
Finalmente, o médico estica bem a pele da testa para cima, para que ela cubra a base dos músculos sem sobras. O próximo passo é cortar o excesso e fazer a sutura um pouco acima da linha do cabelo, para que ela fique camuflada.
Agora você já conhece as principais cirurgias plásticas para rejuvenescer o olhar. Gostou do post? Quer saber mais sobre beleza, rejuvenescimento e procedimentos estéticos?
Então siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhum conteúdo!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário