Fale Conosco Pelo Whatsapp

Entre as muitas vantagens de associar cirurgias, sempre falamos sobre a possibilidade de aproveitar uma única internação e anestesia para solucionar dois problemas. Mas será que isso significa que é viável fazer uma plástica logo após parto?

Se você também tem essa dúvida e gostaria de aproveitar o centro cirúrgico para sair do parto ainda mais bonita, leia este post com atenção! Vamos falar sobre as implicações dos dois procedimentos e mostrar se é possível associá-los ou não.

É possível fazer cirurgia plástica logo após parto?

Como regra geral, a resposta é não. Afinal, a gravidez é um período de alterações físicas e emocionais, em que a mulher passa por diversas mudanças, principalmente hormonais. Após o parto, o corpo continua mudando, seja para voltar à forma anterior ou para assumir uma nova configuração.

Por isso, o mais indicado é que a mulher opte por um procedimento cirúrgico estético pelo menos seis meses após a pausa do aleitamento. Assim, seu corpo estará mais equilibrado para receber a cirurgia plástica.

Quando a cirurgia plástica está relacionada à eliminação de gordura localizada ou da flacidez comum na gestação, o cuidado precisa ser ainda maior. Afinal, a paciente deverá estar próxima ao seu peso ideal para que haja resultado adequado e facilidade de manutenção do procedimento.

É imprescindível que a mulher respeite a análise de seu médico, que levará em conta não só o período pós-parto e amamentação, mas também essas condições físicas.

Por que não fazer uma cirurgia plástica logo após parto?

Existem diversos fatores que mostram que a melhor opção é esperar o período de amamentação passar para realizar uma plástica. Então, conheça os principais:

Corpo inchado

Logo após o parto, a mulher está com seu corpo inchado. Portanto, nem mesmo o melhor cirurgião plástico terá uma ideia precisa de suas medidas reais.

A pele também tem um processo de retração natural, que levará até um ano para ser concluído. Dessa forma, o resultado do procedimento ficará comprometido.

Aumento do risco

Durante a gravidez, a mulher se torna mais propensa à coagulação sanguínea. Assim, ao realizar uma cirurgia plástica logo após parto, haveria um aumento na chance de tromboses e embolias.

Portanto, existem sérios riscos à vida da mulher, o que não acontece se ela realiza o procedimento em outro momento. Esse é um dos principais motivos da recomendação de espera para a cirurgia.

Dificulta o cuidado com o bebê.

Pós-parto e pós-operatório não combinam. Depois de uma cirurgia plástica, a mulher tem que tomar uma série de cuidados quanto aos seus movimentos, não pode realizar esforço, pegar peso e ainda tem que usar cintas e sutiãs para modelar a área operada.

Tudo isso é incompatível com as atividades que a mãe precisa realizar ao cuidar do bebê. Afinal, ela deverá pegá-lo, dar banho, amamentar… É praticamente impossível atender às necessidades da criança sendo obrigada a restringir movimentos e esforço dessa maneira.

Complica a amamentação

Na cirurgia plástica, a mulher perde água e sangue. Se isso acontece bem antes da amamentação, não há problema algum. Porém, se o procedimento acontece logo após o parto, o leite pode secar ou ter seu sabor alterado, levando o bebê a rejeitá-lo.

Quando fazer a cirurgia plástica depois do parto?

A Clínica Master Health cuida da saúde, beleza e bem-estar de seus pacientes há mais de duas décadas. Nosso objetivo é oferecer mais qualidade de vida a todos que buscam nossos serviços.

Por isso, nossa recomendação é a mesma de todos os profissionais sérios da área: esperar 3 meses após o final do aleitamento materno ou 6 meses após o parto, caso a mulher não esteja amamentando. Embora essa pareça uma espera longa, ela é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebê.

Entendeu por que os médicos não recomendam fazer a cirurgia plástica logo após parto? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)