Fale Conosco Pelo Whatsapp

Sim, existe cirurgia plástica para corrigir as aréolas. Aliás, para quem está acostumada a tê-las bem alinhadas, em um tamanho adequado, isso pode até causar uma certa surpresa.

Mas a verdade é que existem diversos problemas que podem afetar as aréolas. Assimetrias e tamanho desproporcional são alguns deles, mas também existem outras questões relacionadas aos mamilos.

Ficou curiosa para saber mais sobre a areoloplastia e suas indicações? Então não perca este post!

O que é a areoloplastia?

Areoloplastia é a cirurgia plástica realizada para reconstruir ou corrigir as aréolas dos seios. Ela pode alterar o tamanho, o formato ou promover a simetria.

Talvez não seja tão comum uma mulher chegar à clínica de cirurgia plástica para alterar apenas suas aréolas. No entanto, muitas aproveitam outros tipos de mamoplastia para combinar esses procedimentos.

Mas quais são os problemas nas aréolas que a areoloplastia consegue corrigir? Veja a seguir!

Quais são os principais problemas estéticos com as aréolas?

Existem diversos problemas estéticos relacionados às aréolas, sendo que os principais são assimetrias, tamanho desproporcional, irregularidades e cicatrizes ou até mesmo deformidades devido à mastectomia.

Vamos entender melhor esses problemas?

Tamanho desproporcional

Grande parte das mulheres que busca uma areoloplastia chega ao consultório com a queixa de que suas aréolas são grandes demais. Portanto, elas precisam de redução.

Como você sabe, a aréola é aquele círculo de cor mais escura que fica ao centro do seio e envolve o mamilo, que por sua vez é aquele círculo menor, com altura destacada da pele.

Como reduzir as aréolas com cirurgia plástica?

A redução das aréolas é uma cirurgia relativamente simples, com duração de cerca de 1 hora. O médico faz o procedimento com a anestesia local e, caso seja um procedimento isolado, a paciente costuma ter alta no mesmo dia.

Para realizá-la, o médico faz um corte circular em volta de toda a aréola. Então, paralelamente ao círculo maior, ele traça um círculo menor, que corresponde ao tamanho final da aréola.

Assim, ele retira a pele que fica entre esses dois círculos e, delicadamente, descola um pouco da pele que restou para puxá-la e cobrir toda a área que ficou descoberta, mantendo a aréola sempre centralizada.

Após a sutura, a paciente passa por um período de observação e, se não houver nenhum contratempo, costuma voltar para casa no mesmo dia.

A recuperação é tranquila e, desde que a paciente siga as orientações do pós-operatório, a cicatriz tende a ficar praticamente imperceptível, formando apenas uma linha que contorna a aréola.

Assimetria das aréolas

A assimetria das aréolas pode se manifestar de muitas formas. Uma pode ser maior e a outra menor, elas podem ter alturas diferentes ou ainda distâncias diferentes a partir do centro da região peitoral.

Em todos esses casos, a mulher costuma sentir bastante vergonha quando precisa tirar a roupa diante de alguém. Portanto, uma correção ajuda a recuperar a autoestima.

Como corrigir a aréola assimétrica?

A correção das aréolas assimétricas dependerá de vários fatores. O primeiro deles é a causa desta assimetria, ou seja, se o problema é o tamanho ou a posição.

Portanto, esta é uma cirurgia mais delicada que a simples redução das aréolas. O médico precisa retirar trechos de pele e posicionar essas estruturas produzindo o resultado mais simétrico possível.

Outro fator que determina o procedimento é a associação a alguma outra cirurgia plástica. Então, caso a mulher esteja também fazendo a mastopexia para levantar os seios, o médico aproveita para fazer as duas correções.

Assim, supondo que uma das aréolas seja mais alta que a outra, ao retirar o excesso de pele da mama onde a aréola é mais baixa, ele retira mais pele da parte superior do seio.

Portanto, quando ele for remodelar a mama, a aréola ficará posicionada mais acima, solucionando tanto o problema dos seios flácidos quanto a assimetria.

A verdade é que, quando se trata de assimetria das aréolas, o planejamento de cada cirurgia é único, levando em consideração as necessidades de cada paciente.

Reconstrução das aréolas

Em algumas situações, a mulher pode precisar reconstruir suas aréolas. Isso acontece principalmente após doenças como o câncer de mama ou inflamações que causam necrose.

Outras lesões também podem causar a necessidade de reconstrução das aréolas. Infelizmente, existem vítimas de violência doméstica que são mutiladas por seus parceiros.

Embora lamentemos por essas situações, sentimos um pouco de alívio por sabermos que a cirurgia plástica pode pelo menos auxiliar essas mulheres a recuperarem a autoestima. Veja como o procedimento funciona.

Como o médico reconstrói aréola e mamilos das pacientes?

O processo de reconstrução também é bastante individualizado e leva em conta as necessidades de cada paciente. Para isso, o médico pode utilizar retalhos de pele da própria mama ou da papila contralateral.

Com esses retalhos, ele reconstrói a pele e eleva as partes projetadas, usando como modelo o tamanho e o formato da aréola e do mamilo do outro seio.

Além disso, para colorir a aréola e o bico da mama, existem as técnicas de tatuagem médica. Esta coloração reforça o tom dessas estruturas e ainda disfarça possíveis cicatrizes na região.

Nos casos mais graves, a tatuagem pode ainda criar um efeito 3D que ajuda a criar a ilusão de profundidade onde não foi possível proporcionar a elevação ideal dos tecidos.

Correção dos mamilos

Biologicamente, mamilos e aréolas são estruturas diferentes e com funções distintas. Porém, a cirurgia plástica também consegue fazer esta correção e deixar os mamilos lindos e com a projeção adequada.

Existem mulheres que se incomodam porque elas têm os mamilos muito projetados. Como eles aparecem constantemente, com ou sem roupa, elas se sentem constrangidas. É possível corrigir essa extensão.

Porém, a cirurgia plástica também consegue corrigir os mamilos planos e invertidos, aqueles que não aparecem, não se destacam do restante do seio.

Aquele biquinho da mama se projetando torna os seios mais sensuais. Assim, é natural que a mulher queira corrigir o seu mamilo plano ou, em alguns casos, até mesmo invertido.

Por isso, quer em um procedimento combinado ou em uma cirurgia plástica única, é natural que elas façam esta correção e consigam, finalmente, exibir seu bico de peito.

O procedimento é bastante simples, pois o médico rompe um ligamento que, por um defeito congênito, mantém o mamilo puxado para trás, como se fosse um freio.

Para soltá-lo, o médico pode fazer um pequeno corte. Porém, muitas vezes ele consegue este resultado com agulhas, dentro do próprio consultório, usando apenas anestesia local.

Também não podemos nos esquecer de que o mamilo invertido dificulta até mesmo a amamentação. Então, nesses casos, a correção tem um aspecto funcional.

Se você ainda não sabe qual é o seu tipo de mamilo e se ele precisa de correção, clique no link deste parágrafo e confira o post completo.

E você, tem alguma insatisfação com seus mamilos ou aréolas? Gostaria de corrigi-los com a cirurgia plástica? Então não perca mais tempo e entre em contato com a nossa equipe para agendar sua avaliação.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)