Fale Conosco Pelo Whatsapp

Assim que as temperaturas começam a cair e o inverno se aproxima, as clínicas se enchem de pacientes. Afinal, existem diversas vantagens de fazer uma cirurgia plástica no frio, tornando o pós-operatório mais confortável.

E você, sabe que vantagens são essas? Então, continue a leitura. Vamos explicar por que essa é a época do ano perfeita para agendar seu procedimento.

Por que fazer sua cirurgia plástica no frio?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de procedimentos aumenta em 50% no inverno.

Existem motivos orgânicos para tentar fazer sua cirurgia em um clima ameno. Porém, para outras pessoas, a decisão tem aspectos práticos, mesmo.

Veja que razões são essas!

1. Redução do inchaço ao fazer cirurgia plástica no frio

Você já percebeu como, durante os períodos mais quentes, o nosso corpo incha? A combinação entre o calor e a cirurgia plástica pode trazer alguns incômodos nesse sentido.

Isso acontece porque, após a cirurgia plástica, é normal o corpo inchar, especialmente na área operada. Esse inchaço aumenta diante de altas temperaturas, que fazem os vasos sanguíneos se dilatarem.

A dilatação dos vasos sanguíneos traz mais líquido para essas regiões. Além disso, essa condição dificulta o retorno do sangue para as áreas centrais do corpo, especialmente para o coração.

No inverno, acontece o contrário. Os vasos sanguíneos se contraem. Portanto, mesmo que seja natural inchar após a cirurgia plástica, esse inchaço será menor, o que favorece uma boa recuperação.

A redução no inchaço facilita a manutenção dos pontos fechados. Assim, ela acelera a cicatrização e reduz o risco de complicações, além de estirar menos a pele e tornar o pós-operatório muito mais confortável.

2. Poucas oportunidades de exposição ao sol

Evitar o sol é muito importante para uma boa recuperação após a cirurgia plástica. Esse é um cuidado ainda mais essencial no primeiro mês, até mesmo quando a pessoa usa roupas para cobrir a cicatriz e protetor solar.

No inverno, existem menos oportunidades de exposição ao sol. Aquele churrasco à beira da piscina é menos frequente, reduzindo o risco de “cair em tentação” no pós-operatório.

Até mesmo nas situações do dia a dia a exposição ao sol é menor. Portanto, mesmo que o paciente precise circular a pé ou de carro para solucionar questões práticas, ele não sofrerá os efeitos da luz e do calor.

3. Facilidade para manter o repouso

Enquanto uma noite de calor chama para um passeio, para uma balada, uma noite de frio pede cama e maratona de séries, não é mesmo?

No inverno, as pessoas tendem a ficar em casa, mais tranquilas. Dessa forma, não é difícil cumprir as recomendações do médico quanto ao repouso no pós-operatório.

4. Conforto para usar acessórios compressores

Diversas cirurgias plásticas exigem o uso de acessórios compressores. Portanto, as cintas, malhas, faixas estabilizadoras, sutiãs e outros fazem parte da rotina dos pacientes por um período que varia entre 30 e 60 dias.

Porém, durante o calor é um pouco mais incômodo usá-los. Isso acontece porque o corpo pode inchar, queremos menos roupas e precisamos colocar uma peça adicional.

O tecido desses acessórios também costuma ser mais grosso. Afinal, eles precisam exercer uma certa compressão e possuem elastano em sua composição.

No inverno, tudo isso se resolve. Uma peça a mais, um tecido grosso e a compressão chegam a ser confortáveis, nos ajudando a driblar a temperatura baixa e aquecer o corpo.

5. Folga das atividades convencionais após a cirurgia plástica no frio

Esse é um motivo prático marcar o procedimento no inverno. Para muitas pessoas, o mês de julho não é a melhor oportunidade para fazer a cirurgia plástica, e sim a única.

Isso acontece porque há pessoas que só conseguem tirar férias nesse período. Assim, elas não terão problemas com compromissos do trabalho ou da faculdade.

Além disso, mesmo para quem já não estuda, a cirurgia no mês de julho pode ser a única possibilidade que se encaixa na rotina. Afinal, não será necessário levar os filhos para a escola, para atividades extracurriculares etc.

Esse período prolongado de férias facilita a recuperação. Portanto, há tempo suficiente para uma boa cicatrização, para realizar drenagem linfática, entre outras necessidades do paciente.

6. A roupa esconde os curativos e cintas

As cintas, faixas estabilizadoras, malhas, sutiã cirúrgico e outros acessórios não são fabricados com preocupação estética. Afinal, eles têm um objetivo, que é favorecer a recuperação do paciente.

Por isso, eles não são peças que os pacientes gostam de expor. Porém, nem sempre é tão fácil mantê-los bem escondidos no verão, com blusas sem alça, roupas mais decotadas ou de tecidos finos.

No inverno, eles são imperceptíveis. Coberta com casacos, blusas mais grossas e de mangas compridas, uma pessoa pode trabalhar tranquilamente sem se tornar alvo de olhares ou perguntas indiscretas.

7. Tempo ideal para recuperação antes do verão

No verão, mostrar o corpo é inevitável. Em um país tropical, com temperaturas altas em todas as regiões, essa é a hora de usar biquíni, blusas decotadas, shorts e saias mais curtos ou, para os homens, até de andar sem camisa.

Uma cirurgia plástica muito recente inviabiliza que tudo isso aconteça nos meses de dezembro e janeiro, por exemplo. Afinal, a incisão ainda está em um estágio da cicatrização incompatível com a exposição ao sol.

Então, para desfilar um corpo novo de forma livre no próximo verão, a hora de fazer a cirurgia plástica é no inverno. Até lá, houve tempo suficiente para os estágios iniciais da cicatrização e para reduzir o inchaço.

Embora o resultado final algumas vezes seja visto após 12 ou 18 meses, a partir do quinto ou sexto mês o inchaço é mínimo. Assim, o corpo estará em uma forma muito semelhante à do encerramento desse processo.

Lembre-se sempre de que, durante os primeiros dois anos, o paciente precisa passar o protetor solar ao tomar sol. Cobrir a cicatriz com uma peça de roupa (mesmo que seja um biquíni) também ajuda a ficar com uma cicatriz bonita.

Apesar de tudo isso, é importante ressaltar que a época ideal para a realização de uma cirurgia plástica é aquela em que for bem planejada pelo paciente e que ele possa operar com segurança.

Entendeu por que tantas pessoas preferem fazer a cirurgia plástica no frio? Então, não espere mais! Marque sua consulta agora mesmo e planeje agora mesmo o seu procedimento!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)