Fale Conosco Pelo Whatsapp

Apenas emagrecer não garante que a pessoa sinta-se confortável com o novo corpo. Para muitos, a cirurgia plástica pós-bariátrica é indispensável para ajustar o contorno corporal e aumentar a autoestima.

Afinal, em um primeiro momento, o sonho de muitos obesos é simplesmente emagrecer. Eles imaginam que, eliminando toda aquela gordura, chegarão ao corpo ideal.

Para essas pessoas, a cirurgia bariátrica pode ser a solução. Assim, desde que bem indicada pelo médico, ela é um recurso que auxilia no combate à obesidade, que traz impactos sérios à saúde do paciente.

Porém, depois da bariátrica e da perda de peso que a sucede, os pacientes deparam-se com uma grande flacidez. Sobra pele no abdômen, glúteos, seios, braços e coxas, prejudicando o contorno corporal.

O que fazer diante desse quadro? Felizmente, a cirurgia plástica pós-bariátrica oferece a solução. Entenda como o procedimento funciona!

Quem deve fazer a cirurgia plástica pós-bariátrica?

A cirurgia plástica pós-bariátrica é indicada para todos os pacientes que sentem-se incomodados com a flacidez decorrente do emagrecimento.

Este procedimento não é obrigatório, ou seja, não é pelo fato de ter feito uma bariátrica que a pessoa tem que realizar uma cirurgia plástica depois.

Porém, grande parte dos pacientes da bariátrica tem o desejo de realizar a cirurgia. Afinal, depois de todo esse processo, eles querem ter um corpo bem desenhado e livre de flacidez.

Abdominoplastia Master Health

Portanto, se você fez a cirurgia bariátrica, perdeu muito peso e quer melhorar seu contorno corporal, essa é a solução.

Quais são os procedimentos feitos após a cirurgia bariátrica?

A cirurgia plástica pós-bariátrica envolve um conjunto de procedimentos. Porém, todos eles têm um objetivo: retirar o excesso de pele de alguma região do corpo.

Veja quais são as possibilidades:

  • Abdominoplastia: retira o excesso de pele do abdômen, deixando-o plano e liso;
  • Braquioplastia ou lifting de braços: retira a pele em excesso dos braços, eliminando o efeito “asa de morcego”;
  • Mastopexia: elimina a flacidez das mamas, deixando-as firmes e empinadas;
  • Dermolipectomia: cirurgia para retirar a pele em excesso das coxas, deixando as pernas lisas e bem torneadas;
  • Flancoplastia: corrige a flacidez da região da cintura, nas laterais do corpo;
  • Torsoplastia: elimina o excesso de pele das costas e flancos, com a possibilidade de levantar discretamente os glúteos;
  • Gluteoplastia/lifting de glúteos: trata-se do procedimento que levanta o bumbum e que pode ser feito após o emagrecimento.

Portanto, como você pode perceber, existem diversos procedimentos que podem ou não fazer parte da cirurgia plástica pós-bariátrica.

A indicação de cada um depende da necessidade do paciente. Afinal, aqueles com maior perda de gordura e em um período mais curto tendem a apresentar maior flacidez.

Além disso, cada pessoa pode ter uma flacidez maior ou menor em diferentes regiões do corpo, o que torna determinados procedimentos essenciais para alguns, mas desnecessários para outros.

É possível fazer a cirurgia plástica pós-bariátrica de uma vez?

Nem sempre é possível fazer a cirurgia plástica pós-bariátrica em uma única vez. Afinal, ela pode envolver um ou mais procedimentos.

Portanto, o cirurgião plástico avalia quais são os procedimentos necessários para aquele paciente, estima o tempo cirúrgico e até mesmo outros fatores, como a recuperação.

A partir desta avaliação, ele indica se existe a possibilidade de corrigir a flacidez das diferentes áreas em uma única cirurgia ou se é necessário dividir os procedimentos em datas diferentes.

O tempo cirúrgico é um dos fatores considerados, como já dissemos. Isso acontece para reduzir o tempo em que o paciente ficará anestesiado e as eventuais complicações que podem acontecer em um procedimento longo.

Além disso, a recuperação é outro fator importante. Vamos imaginar que uma paciente precise corrigir a flacidez em diferentes regiões do corpo, como abdômen, glúteos e mamas.

Assim, durante a recuperação, ela não pode deitar-se de bruços e nem de lado devido às mamas e ao abdômen. Ao corrigir os glúteos, ela só pode deitar-se com a barriga para baixo.

Portanto, ela não teria posição para ficar caso fizesse o procedimento nessas três regiões ao mesmo tempo.

A cirurgia plástica é feita quanto tempo após a bariátrica?

O tempo de espera pode variar, mas, geralmente, o médico indica a cirurgia plástica a partir de 12 ou 24 meses após a bariátrica.

Mas por que isso acontece? A espera tem dois motivos principais: o primeiro é que o paciente precisa perder peso e chegar ao volume corporal esperado. Isso leva algum tempo.

Outros médicos esperam que, além de perder gordura, o paciente consiga estabilizar o peso. Assim, eles aguardam que a pessoa mantenha o mesmo peso ou um índice semelhante por um período de cerca de 6 meses.

O segundo motivo para essa espera é a estabilização de indicadores de saúde.

Depois da bariátrica, o paciente sempre perde muitos nutrientes e proteínas durante o emagrecimento acelerado. A anemia também é bastante comum.

Em cerca de um ano, o corpo se adapta ao funcionamento após o emagrecimento e deixa de perder tantos nutrientes. Porém, o médico ainda precisa orientá-lo para reposição de vitaminas e outros nutrientes.

Somente quando este quadro está totalmente estabilizado o paciente é considerado em boas condições de saúde. Então, ele pode realizar a cirurgia plástica.

Apenas em alguns casos os médicos recomendam a realização da cirurgia antes dessa estabilização.

Porém, isso acontece quando há prejuízos à saúde, como processos dermatológicos inflamatórios decorrentes de assaduras devido à flacidez ou até mesmo dificuldades de locomoção.

Como se preparar para o lifting após a bariátrica?

Em toda cirurgia plástica, é fundamental que a pessoa apresente boas condições de saúde.

Portanto, o preparo para a cirurgia plástica pós-bariátrica envolve uma série de exames gerais, como hemograma, bem como a avaliação do risco cardíaco.

Porém, para quem fez a cirurgia bariátrica, o principal preparo é o acompanhamento com o médico que realizou o procedimento.

Este profissional monitora a saúde do paciente, indicando sempre qual é o melhor momento para dar este passo rumo à conquista de um corpo bem delineado, com o objetivo de melhorar a autoestima e a qualidade de vida.

Agora você já sabe tudo sobre a cirurgia plástica pós-bariátrica. Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre os procedimentos?

Então, deixe sua dúvida nos comentários. Nossa equipe terá o prazer em responder.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.