Após submeter-se a uma cirurgia plástica, o maior desejo do paciente é saber quando o resultado final de seu procedimento poderá ser apreciado

Entretanto, existe um período de recuperação para esse tipo de cirurgia, assim como em qualquer outra intervenção, que pode ser diminuído e facilitado ao se respeitarem as indicações médicas.

A fim de acalmar os pacientes ansiosos de plantão, o tempo médio estimado para a visualização do resultado final das cirurgias plásticas é:

Cirurgia

Tempo estimado

Lipoaspiração (remoção de gordura localizada) Após 6 meses. Entretanto, depois de 4 meses já é notável 80% do resultado.
Abdominoplastia ou dermolipectomia (retirada de pele flácida da região abdominal) O resultado definitivo é atingido depois de 6 meses da cirurgia, tempo necessário para os tecidos se acomodarem e haver o amadurecimento da cicatriz.
Rinoplastia (cirurgia estética do nariz)

 

Entre 6 meses e 1 ano. Contudo, há mudanças visíveis já a partir do primeiro mês.
Mamoplastia de aumento (colocação de prótese de mama)

 

O resultado quanto à forma já é bastante evidente no pós-operatório. Durante o primeiro mês, o inchaço diminui e a cicatrização ganha força. O resultado definitivo se dá depois de 6 meses, devido ao amadurecimento da cicatriz.
Mastoplastia redutora (diminuição de seios grandes)

 

Nos primeiros meses, a cicatriz encontra-se avermelhada, ficando geralmente esbranquiçada com o tempo, dependendo da genética da paciente. Por volta do terceiro mês ocorre a acomodação da mama, que produz o contorno arredondado da região inferior do seio, que logo após a cirurgia fica retificado. O resultado final da mamoplastia é alcançado entre 6 meses e 1 ano.
Dermolipectomia braquial ou braquioplastia (plástica em braços flácidos)

 

O resultado definitivo é atingido depois de 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.
Dermolipectomia da coxa (remoção de pele em excesso da região das coxas) Após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.
Gluteoplastia (prótese de bumbum)

 

O resultado em relação ao formato já é bastante evidente logo após a cirurgia. Durante os primeiros 2 meses, ocorre a redução do inchaço e a cicatrização ganha força. O resultado definitivo se dá após o 6º mês, por conta do amadurecimento da cicatriz.
Otoplastia (correção de orelhas em abano)

 

Logo após a cirurgia, a orelha já fica quase definida quanto ao formato final, porém há a presença de inchaço e roxidão que regridem em até 3 semanas. A cicatriz, normalmente, leva 6 meses para amadurecer.
Lifting facial ou ritidoplastia (cirurgia de rejuvenescimento da face) O resultado definitivo é alcançado no 6º mês, pois esse é o tempo que a cicatriz leva para amadurecer.
Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)

 

Normalmente, as cirurgias plásticas levam 6 meses para chegar ao resultado definitivo, pois é o período necessário para o amadurecimento da cicatriz. Nesse caso, 80% do resultado pode ser obtido antes, já no 4º mês.