A cicatriz fica localizada onde é feita a união dos tecidos. Apesar de todos os avanços da medicina estética, ainda não há como não deixar vestígios. Mas é possível, com uma boa técnica, atenuá-las, seguindo os princípios das linhas de força da pele.

O período de cicatrização passa por várias etapas, geralmente completo após dois anos. No primeiro mês, o sinal da cicatriz ainda é pouco visível. No mediato, que vai do oitavo mês a um ano, a cicatriz ganha um tom avermelhado e, em alguns pacientes, ela se apresenta larga e elevada. Após um ano, no chamado período tardio, o sinal, finalmente, começa a ficar mais claro e menos consistente. O resultado definitivo da cicatrização depende de cada paciente e de seus hábitos, históricos de doenças, remédios, alimentação e esportes.

É imprescindível o acompanhamento cuidadoso durante os seis primeiros meses de cicatrização. O paciente deve seguir à risca as indicações médicas, como não realizar esforços, principalmente na região do corte, pois podem causar quebra de pontos e inflamação.

O adesivo de gel de silicone é um dos aliados da cirurgia plástica. Ele é aplicado sobre os pontos durante três meses, tendo como objetivo controlar a produção de fibras colágenas, não permitindo os exageros de produção, o aparecimento de uma cicatriz grossa ou até a formação de quelóides.

O quelóide é um tipo de cicatriz que ultrapassa o corte ou trauma cirúrgico, resultado do acúmulo anormal e exagerado de fibras colágenas na área do corte. As partes mais propensas a seu aparecimento são regiões como as articulações, ombro, lóbulos das orelhas, queixo e área central do tórax. O fator genético é determinante na tendência a quelóides e negros e orientais estão no grupo de maior risco.

Quem tem tendência à formação de quelóide deve, durante o pós-operatório, manter um repouso rigoroso para não estirar a pele, evitando a distensão dos pontos além do natural. A utilização de corticóide inibe alguns processos da cicatrização e possibilita um controle maior durante esse período. Outros aliados são as pomadas e curativos com o mesmo princípio ativo.