Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ele é pequeno, pouco lembrado, mas quando é feio, costuma chamar muita atenção. Por isso, ele recebe um cuidado todo especial durante a cirurgia plástica e seu período de recuperação. Você já sabe do que estamos falando? Sim, o tema é a aparência do umbigo após abdominoplastia!

Se você também já viu imagens de umbigos que não ficaram nada bonitos após uma abdominoplastia, fique calmo. Hoje, você vai descobrir por que algumas pessoas obtêm esse resultado nada agradável enquanto outras passam a exibir seu abdômen com muito orgulho por aí. Então, confira!

O que acontece com o umbigo após abdominoplastia?

Durante a abdominoplastia, o umbigo recebe uma atenção muito grande do cirurgião. Afinal, ele sabe que um umbigo torto ou feio impacta muito no aspecto da barriga, e pode deixar o paciente muito insatisfeito com o procedimento.

Então, antes mesmo de descolar e retirar a pele em excesso, o médico faz uma incisão bem cuidadosa em torno do umbigo. O contorno é planejado com muita precisão, para que o paciente tenha a cicatriz mais discreta possível.

Depois de concluir diversas etapas da abdominoplastia — desde a retirada do excedente de pele, plicatura para corrigir a diástase, extensão da pele remanescente sobre o abdômen — o médico posiciona o umbigo.

Assim, ele faz uma abertura na pele, sutura o umbigo, unindo-o a essa cobertura do abdômen, deixando-o na posição correta e com a melhor aparência possível.

Por que alguns umbigos ficam feios após a abdominoplastia?

Na maioria das vezes, o umbigo fica muito mais bonito depois da abdominoplastia do que antes dessa cirurgia. Porém, o resultado pode ficar comprometido devido a alguns fatores. Saiba quais são os principais!

Falta de cuidado com o umbigo após abdominoplastia

O primeiro deles é a falta de cuidado no pós-operatório. Assim, se o paciente não cumpre as recomendações médicas, ele pode prejudicar seu processo de cicatrização. O resultado será um umbigo com marcas aparentes, estufado, torto…

Abdominoplastia Master Health

Predisposição para queloides

Outro fator que pode não deixar o umbigo tão bonito é a predisposição pessoal a problemas de cicatrização. Então, se o paciente apresenta uma tendência a queloide, ele precisa fazer um acompanhamento atento junto ao médico.

Nesse acompanhamento, o médico identificará qualquer anormalidade relacionada ao processo de cicatrização. Portanto, diante do primeiro sinal de problema, ele indicará procedimentos para corrigi-lo, como aplicações de corticoides, entre outras alternativas.

Escolha de um cirurgião não certificado pela SBCP

Outro fator que pode prejudicar a aparência do umbigo é a imperícia médica. Afinal, o cirurgião precisa conhecer bem as proporções ideais do corpo humano para deixar o umbigo na posição, formato e tamanho corretos.

Porém, esse tipo de problema só acontece quando o paciente procura um médico não especializado. Os cirurgiões que realizam todo o processo de especialização tornam-se membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apenas depois de comprovarem sua habilidade.

Então, não se arrisque. Sempre consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para saber se o seu médico participou de todo esse processo de qualificação profissional.

Transformações naturais do corpo humano

Alguns pacientes, mesmo depois de terem eliminado todos esses fatores de risco, não ficam com o umbigo tão bonito quanto gostariam. Embora isso seja raro, o fato é que o corpo humano se transforma ao longo do tempo.

Assim, podem aparecer problemas ou condições que alteram a aparência do umbigo. Entre eles, estão hérnias umbilicais e gestações.

Porém, apesar de saber desses fatores, fique tranquilo. A maioria dos pacientes têm uma excelente recuperação e ficam com umbigos lindos. A escolha do cirurgião plástico e o cuidado pós-operatório são suficientes para reduzir as chances de desenvolver qualquer problema.

O que acontece com o umbigo após abdominoplastia?

Talvez você esteja curioso sobre o que acontece com o umbigo após abdominoplastia. Então, vamos responder às principais dúvidas dos nossos pacientes. Veja a seguir!

O umbigo não muda de lugar depois da abdominoplastia

O umbigo não muda de lugar após a cirurgia, ele permanece na mesma posição anterior, que é definida pelo local onde se desenvolveu o cordão umbilical.

Porém, a maioria dos pacientes têm a impressão de que o umbigo subiu após a cirurgia plástica. Isso acontece porque, sem a pele flácida que puxava o umbigo para baixo, ele fica na posição correta.

Higiene e cuidados pós-operatórios são fundamentais

Após a abdominoplastia, seu médico dará uma série de orientações sobre como cuidar do umbigo. Então, siga-as à risca, tanto no que se refere à higienização dessa região quanto na manutenção do curativo.

Nos primeiros dias, o médico geralmente pede que o paciente faça um rolinho com gaze, insira no umbigo e cubra com um curativo. Assim, é possível evitar seu fechamento.

O umbigo pode vazar após a abdominoplastia

Durante a cirurgia, os tecidos do abdômen sofrem. Afinal, o médico precisou cortar, descolar, reposicionar, suturar… Devido a isso, no pós-operatório ocorre um processo inflamatório que desencadeia a cicatrização.

Uma das reações do organismo, nesse processo inflamatório, é produzir líquido. Então, por esse motivo, toda a região afetada incha. O corpo leva semanas para se recuperar gradualmente.

Por isso, é natural que esse líquido vaze do organismo. Uma parte será eliminada através do dreno. A drenagem linfática também ajuda o organismo a eliminar esse líquido por meio da linfa.

No entanto, ainda assim podem acontecer de uma parte do líquido não ser eliminado por esses canais e vazar através do umbigo. Isso é normal, mas o paciente precisa manter seu médico atualizado sobre essa condição.

Afinal, se o vazamento for muito intenso, o líquido for amarelo ou vermelho, o médico pode identificar a necessidade de outros procedimentos. Assim, ele realizará uma punção ou receitará anti-inflamatórios para promover a recuperação dos tecidos.

O umbigo pode fechar, mas isso é raro

Durante a abdominoplastia, o cirurgião faz uma incisão muito discreta bem na borda que une o umbigo e a pele ao redor. Assim, a maioria dos pacientes fica com uma cicatriz imperceptível.

Porém, algumas pessoas têm uma forte tendência ao surgimento de quelóides. Isso significa que o processo de cicatrização delas é desequilibrado, exagerado.

Assim, o organismo começa a produzir muito mais colágeno que o necessário. A produção de tecido cicatricial também se torna exagerada e extrapola os limites da cicatriz, tanto lateralmente quanto para fora da pele.

Dessa forma, essas cicatrizes tampam a entrada do umbigo, deixando o resultado inestético. Porém, você não precisa passar por essa situação.

Então, se você conhece sua tendência para queloides, informe ao médico antes mesmo da cirurgia, durante as consultas iniciais. Assim, ele ficará atento a qualquer sinal de anormalidade.

Depois, faça o acompanhamento médico periódico, conforme orientação do cirurgião. Caso perceba que a cicatriz não está se desenvolvendo da maneira esperada, ele orientará a realização de procedimentos que inibem a produção de colágeno e deixem sua cicatriz bonita.

Alguns desses procedimentos são aplicação de fita de silicone, de corticoides, além de outras técnicas muito eficientes desenvolvidas na área de estética.

Entendeu o que acontece com o umbigo após abdominoplastia? Não se esqueça de procurar um bom cirurgião plástico e cuidar-se no pós-operatório para ficar com um abdômen lindo, liso e perfeito.

Será um prazer realizar seu sonho e colocar a expertise da nossa equipe à sua disposição. Então, aproveite e marque sua avaliação agora mesmo!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.