Fale Conosco Pelo Whatsapp

Marionetes, bigode chinês, olhos tristes, buldogue… são diversos os sinais que mostram que o tempo está derretendo a nossa pele e, consequentemente, deixando o rosto flácido.

E hoje em dia, com câmeras que nos encaram a todo momento e mostram a verdade sobre todas essas características que aparecem ao longo dos anos, a vontade de reverter a ação do tempo se torna ainda maior.

Mas como lidar com o rosto flácido? É possível corrigir o problema? Isso é o que você vai descobrir neste post. Veja a seguir!

Como cuidar do rosto flácido?

Existem diversos níveis de flacidez da nossa pele e no rosto não é diferente. Então pode ser que você tenha começado a se incomodar com os primeiros efeitos da idade agora – ou já esteja com o rosto mais envelhecido.

Essa diferença entre os estágios do envelhecimento faz com que as nossas ações para reverter os efeitos do tempo sejam completamente distintas.

Afinal, para algumas pessoas, o objetivo é a prevenção. Para outras pessoas, a necessidade é de correção. Finalmente, outro grupo já precisa manter o resultado de uma cirurgia corretiva.

Por isso, neste post nós vamos falar de diversas alternativas para tratamento do rosto em várias etapas da vida. Existem cuidados de skincare, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Saiba mais sobre eles!

Skincare para evitar a flacidez do rosto

O skincare, que é a forma como chamamos uma rotina de cuidados com a pele, é muito importante para retardar o envelhecimento do rosto e melhorar a qualidade da pele.

Precisamos nos lembrar de que a pele é um órgão e que, além da beleza, ela tem uma função essencial para o organismo. Afinal, ela é a embalagem que protege os tecidos internos de agressões externas.

Por isso precisamos fazer o possível para manter esta pele íntegra, formando uma barreira protetora e combatendo a ação de radicais livres que a fragilizam.

Uma boa rotina de skincare começa com a palavra rotina. Isso significa que o cuidado deve ser diário, constante e não apenas uma máscara esporádica. Então use os produtos de forma disciplinada.

Além disso, um bom skincare precisa incluir proteção solar, hidratação e vitaminas. De acordo com suas necessidades, seu médico de confiança pode receitar ácidos e elementos que ajudam a preservar a integridade da pele.

Mas tenha os pés no chão quando se trata de skincare. Ativos como ácido hialurônico, vitamina C e vitamina B5 não são a milagrosa fonte da juventude, que reverte os efeitos de 50 ou 60 anos de envelhecimento.

Por isso, embora o skincare seja essencial para manter uma boa qualidade da pele e mesmo para desacelerar o envelhecimento, não deve haver ilusões a respeito desses produtos.

Tratamentos estéticos para o rosto flácido

Nos últimos anos, os tratamentos estéticos para o rosto se popularizaram. Felizmente, muitas pessoas passaram a ter acesso a procedimentos como botox, preenchimentos faciais, lasers e muitos outros.

Esses tratamentos têm um resultado bastante satisfatório, especialmente quando falamos em prevenção do envelhecimento ou mesmo dos primeiros sinais de flacidez em uma pele madura.

Assim, quando começamos a perceber as primeiras rugas dinâmicas no rosto, o ideal é já iniciar as aplicações de botox para que elas não se tornem estáticas e fiquem permanentemente marcadas no rosto.

Já os lasers, bioestimuladores de colágeno e fios de sustentação podem, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da pele e reduzir a flacidez, mas é fundamental entender os limites desses procedimentos.

Em primeiro lugar, eles deixam a pele mais firme e melhoram o contorno do rosto, entre outros efeitos incríveis. Porém, quando o paciente precisa de um rejuvenescimento acentuado, eles não suprem esta necessidade.

Outro ponto que precisamos observar é que alguns deles exigem diversas aplicações ao longo de um, dois ou três meses e seus efeitos têm duração limitada.

Portanto, a partir de um determinado tempo, o paciente precisa voltar ao médico e repetir esses procedimentos, o que pode acontecer a cada ano ou um ano e meio.

Também sugerimos um grande cuidado quando se trata da harmonização facial. Afinal, exageros no uso de preenchedores podem deixar o rosto deformado, principalmente na região do osso malar.

Esses procedimentos também são muito interessantes para a manutenção do resultado de uma cirurgia plástica, como explicaremos no próximo tópico.

Cirurgia plástica para rosto flácido

Quando o rosto está flácido, com rugas, perdeu seu contorno e apresenta diversos sinais de envelhecimento, a alternativa plástica pode oferecer uma solução mais complexa.

Diferentemente das opções anteriores, a cirurgia plástica não previne o envelhecimento facial. Ela reverte esse processo. Isso exige uma intervenção profunda, que pode ir além das camadas da pele.

Algumas vezes, o médico consegue promover esse rejuvenescimento retirando a pele flácida em uma blefaroplastia superior, por exemplo.

Porém, na maioria das vezes, essa intervenção inclui a eliminação de bolsas de gordura, reposicionamento e sutura de músculos da face, além do preenchimento de pontos estratégicos.

Portanto, desde a mais simples cirurgia plástica facial até a mais complexa, como a ritidoplastia, existe todo um trabalho de reconstrução das estruturas da face para reverter a ação do tempo, mas preservando a essência que diferencia cada pessoa.

Justamente por isso, as cirurgias de rejuvenescimento facial têm uma duração muito maior do que a de qualquer procedimento estético. Após a recuperação, a pessoa percebe que a pele está muito mais lisa e esticada.

Então é como se ela tivesse a oportunidade de voltar alguns anos atrás. O processo de envelhecimento continua acontecendo. Porém, ele tem um atraso devido a essa intervenção.

Dependendo dos cuidados com a pele e também de suas características genéticas, esse envelhecimento pode ser mais rápido ou mais lento. É neste ponto que os procedimentos estéticos também podem ajudar.

Afinal, imagine uma pele lisinha depois da cirurgia plástica. O botox vai ajudar a não formar novas rugas, o biolestimulador de colágeno contribuirá para retardar o surgimento da flacidez e assim por diante.

Afinal, qual é a melhor opção?

A melhor opção é a mais adequada ao seu momento de vida. Assim, se você ainda está começando a perceber os primeiros sinais da idade, invista em procedimentos que desaceleram a degradação do colágeno e da pele.

Desta forma, além de preservar a saúde deste órgão tão importante, você adiará a necessidade de uma cirurgia plástica. Nas primeiras rugas, já inicie o uso do botox e evite que elas se tornem profundas.

Porém, se esta oportunidade já passou e você já está com o rosto mais envelhecido, a única forma de reverter é a cirurgia plástica.

Ela pode corrigir as pálpebras caídas, as bolsas de gordura, a sobrancelha cansada, os olhos tristes, a falta de contorno na região da mandíbula e todos os outros problemas estéticos que já se instalaram ao longo dos anos.

Entendeu qual é a importância de cada uma dessas formas de cuidado com o rosto ao longo da vida? De qual deles você já é adepto? Quer conhecer as várias opções para rejuvenescimento facial por meio da cirurgia plástica? Então confira nossa página completa sobre este assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)