Fale Conosco Pelo Whatsapp

A rinoplastia não tem apenas a função estética de alterar o tamanho e o formato do nariz. Muitas vezes, o paciente realiza a cirurgia para correção do desvio de septo, um problema frequente que prejudica a respiração.

Muitas pessoas que conhecemos sofrem devido ao desvio de septo e nem imaginam. Talvez até mesmo você seja uma delas — e neste post vai descobrir como identificar o problema e buscar tratamento.

Quer saber mais sobre a correção do desvio de septo? Então continue a leitura!

O que é o desvio de septo?

O desvio de septo é uma das causas mais comuns de obstrução do fluxo de ar no nariz. Ele acontece quando o septo nasal não é reto, se inclinando para um dos lados.

O septo nasal é o conjunto de estruturas que separam uma narina da outra. Ele é formado por ossos, cartilagens e mucosas.

Assim, quando o septo não é reto — ou seja, sofre um desvio —, em vez de o nariz contar com duas passagens livres para a entrada e saída de ar, ocorre uma obstrução em pelo menos um dos lados.

Em alguns casos, o desvio de septo é visível. Nós olhamos para a pessoa e vemos que a parte central do nariz é torta, possui uma inclinação ou é até mesmo sinuosa.

No entanto, em muitas pessoas, o desvio de septo é invisível externamente. Ele atinge apenas a parte interna das estruturas e a pessoa sofre com os sintomas, mas não tem ideia de suas causas.

O que faz o septo sair de sua posição original?

O desvio de septo tem várias causas. Assim, em algumas pessoas, o problema é um distúrbio congênito. Ela já nasceu com essa característica.

Também existem crianças em que o distúrbio se manifesta durante o período de crescimento. Os ossos da face simplesmente não crescem na posição ou tamanho corretos, gerando o desvio.

Além dessas causas congênitas e orgânicas, o desvio de septo pode surgir após doenças ou traumas.

Portanto, o desvio pode acontecer após a ocorrência de processos inflamatórios, infecciosos ou mesmo alergias crônicas que alteram estruturalmente as mucosas, cartilagens ou ossos.

Finalmente, não podemos nos esquecer dos traumatismos. Muitas pessoas jamais teriam desvio de septo naturalmente, mas adquirem a condição após uma queda, uma pancada, um acidente de carro ou na prática de esportes.

Assim, em um desses eventos a estrutura sofre uma lesão. Durante a cicatrização, os tecidos não voltam à posição inicial e, desta forma, passam a configurar um desvio.

Como você pode ver, as chances de desenvolver um desvio de septo se tornam grandes à medida que eventos cotidianos podem causar traumas ou infecções que levam à essa condição.

Somando esses eventos às causas congênitas, a quantidade de pessoas com esse problema é muito grande. Segundo a Associação Americana de Otorrinolaringologia, 80% da população mundial têm algum grau de desvio de septo.

Quais são as consequências do desvio de septo?

Em algumas pessoas, o desvio de septo não traz nenhum sintoma — ou, mesmo que eles surjam, são bastante leves. Então, nesses casos, não é preciso nem mesmo tratar o problema.

Porém, para outras, o desvio de septo traz uma série de consequências derivadas da dificuldade com a respiração. Assim, a má formação pode ser responsável por problemas como rinite e sinusite (em alguns casos).

Além disso, quem não respira bem não dorme bem. Isso faz com que a pessoa tenha problemas com o sono, incluindo apneia e ronco. Muitas vezes, isso faz a pessoa acordar mais cansada do que no momento em que foi dormir.

Outros sintomas de desvio de septo são as dores de cabeça, bem como o nariz entupido com muita frequência. Isso leva a pessoa a respirar pela boca, piorando a qualidade do ar que chega às vias aéreas e garganta.

Uma das funções do nariz é filtrar o ar e adequar sua temperatura para que ele entre no sistema respiratório. Quando isso não acontece porque respiramos pela boca, essas estruturas ficam suscetíveis a infecções.

Tudo isso afeta e atrapalha de forma direta a vida de quem possui desvio de septo, pois um cérebro que não recebe a quantidade ideal de oxigênio tem mais dificuldade para desempenhar as tarefas do dia a dia.

Então, a pessoa sente mais cansaço ao se exercitar, pode ter perdas maiores de concentração e raciocínio, sonolência e muitos outros impactos que interferem em sua produtividade.

Com certeza você deve conhecer alguém que possui esse problema e adoraria se livrar desse incômodo — ou, como já dissemos, esse alguém pode ser você.

Porém, a boa notícia é que existe uma solução para o desvio de septo. Saiba agora como funciona a cirurgia que corrige esse problema.

Qual é a cirurgia para correção do desvio de septo?

Existe mais de uma cirurgia que pode corrigir o septo. Você conhecerá cada uma delas a seguir:

Correção do desvio de septo com septoplastia

A septoplastia é uma cirurgia que tem como único objetivo realmente corrigir o desvio do septo, sem qualquer preocupação com alterações estéticas no nariz.

Para essa cirurgia, o paciente precisa estar em um centro cirúrgico completo, que tenha UTI à sua disposição. Embora seja um procedimento seguro, é importante estar preparado para eventualidades.

Na maioria das vezes, o paciente permanece sob efeito da anestesia geral durante o procedimento. Porém, em alguns casos, também é possível operá-lo apenas com sedação e anestesista local.

A septoplastia pode ser feita por um otorrinolaringologista com especialização em cirurgia cérvico-facial, do rosto e pescoço.

Então, o médico faz uma incisão na parte interior do nariz e, por meio dela, afasta a mucosa, ou seja, o tecido que reveste as narinas. Desta forma, ele tem acesso à cartilagem e ao osso, que são as estruturas mais rígidas do septo.

A correção do septo depende das características do nariz de cada pessoa. Muitas vezes, o médico precisa remover parte do septo para corrigir a deformação.

Após retirar esses trechos de cartilagem e ossos, o cirurgião reposiciona as estruturas restantes, deixando-as na posição mais reta possível e uniformizando a largura das narinas.

Ao final da remodelagem da estrutura do septo, o cirurgião a cobre com a mucosa e, após retirar possíveis excessos, faz a sutura que fecha novamente o revestimento interno do nariz.

Outra possibilidade é cauterizar os tecidos do nariz, ou seja, fechar as incisões com o cautério. Quando bem indicado, este método reduz o sangramento após a cirurgia.

Até pouco tempo atrás, praticamente todos os pacientes precisavam usar tampões após a septoplastia. No entanto, atualmente, o médico pode substituí-los por splints em diversos casos.

Os splints nasais são moldes de silicone que, posicionados em cada narina, mantêm as estruturas na posição correta e ainda permitem a respiração normal. Afinal, eles não obstruem as narinas.

Correção do desvio de septo com rinoplastia

Por outro lado, o paciente também pode aproveitar sua necessidade de corrigir o desvio de septo para fazer alterações no formato e tamanho do nariz.

Então, nesse caso, ele pode recorrer à rinoplastia. Dessa forma, ele restaura a funcionalidade desse órgão e corrige também a parte estética, que causa incômodo a muitas pessoas.

Durante a rinoplastia com correção de septo, o cirurgião também fará todas essas alterações estruturais, como já mencionamos no tópico anterior. Porém, ele irá além desses procedimentos para corrigir problemas como:

  • Tamanho desproporcional do nariz;
  • Nariz adunco;
  • Nariz extremamente largo, com as asas nasais muito abertas;
  • Ponta do nariz apontando para baixo;
  • Ponta do nariz em um formato esférico desproporcional (nariz de batata), entre outros problemas estéticos.

Como você pode ver, para essas correções estéticas o paciente precisa recorrer a um cirurgião plástico experiente, certificado e membro pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Se você quer saber todas as possibilidades de correção que a rinoplastia pode proporcionar, sugerimos que confira este post sobre os tipos de nariz.

Quanto tempo dura a rinoplastia com correção do septo?

O tempo do procedimento não costuma ultrapassar uma hora e meia. Em seguida, o paciente fica algum tempo em observação e, geralmente, tem alta no mesmo dia.

Durante o pós-operatório, o médico costuma recomendar alguns cuidados. Um deles é o uso de tala durante os 7 primeiros dias. O tampão nasal, quando não pode ser substituído pelos splints, apenas por 3 dias.

Qual é a vantagem de corrigir o septo com a rinoplastia?

Não podemos negar que as cirurgias no nariz estão entre os procedimentos que mais causam incômodo no pós-operatório. Isso acontece porque a região tende a ser mais sensível à dor e a inchar com facilidade.

Então, o paciente sente seu nariz entupido, fica com inchaço e alguns hematomas no rosto, precisa evitar alimentos e bebidas quentes e dar preferência a produtos mais gelados, dormir com a cabeça acima do nível do corpo etc.

Assim, geralmente as pessoas não querem passar por esse incômodo duas vezes. Associando os dois procedimentos — correção do septo e alteração estética — é possível obter um excelente resultado com um único período de recuperação.

É importante considerar até mesmo a questão dos acessórios como talas, tampões ou splints. Eles incomodam um pouco. Por isso, se o paciente faz tudo de uma vez, ele só precisa realizar esse esforço em um único período.

Entretanto, devemos lembrar que só é permitido realizar procedimentos associados com o aval do cirurgião plástico.

Para isso, o médico solicita e analisa os exames pré-operatórios que mostrarão se o paciente está apto à realização de ambos os procedimentos, bem como se existe uma indicação adequada para cada um deles. 

Gostou do artigo? Ficou empolgado com a ideia de associar cirurgias plásticas para corrigir mais de um problema em um único procedimento? Saiba também como você pode ter um rosto jovem com técnicas combinadas.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)