Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ao passar do tempo, não temos mais a mesma facilidade para emagrecer como nos anos anteriores. Mesmo com dietas severas e exercícios, muitas pessoas não conseguem eliminar as gorduras localizadas.

Geralmente, elas são densas e difíceis de serem eliminadas de forma natural. Por isso, muitas mulheres pensam em outras formas, como a lipoaspiração, que é uma das cirurgias plásticas mais famosas para essa finalidade. 

E você, já pensou em fazer lipoaspiração? Sabe em que casos ela é indicada, quais são os tipos de lipoaspiração e o que esperar dessa cirurgia? 

Então, continue a leitura e saiba tudo sobre esse tema!

Lipoaspiracao Master Health

Como Funciona?

A lipo é a cirurgia plástica indicada para reduzir gorduras localizadas e com isso, proporcionar uma nova silhueta à paciente. 

Como o próprio nome diz, ela “aspira” a gordura. Na lipoaspiração tradicional, o médico insere canos muito finos (cânulas) abaixo da pele e faz a sucção ou aspiração dessa gordura. Assim, ela desaparece imediatamente!

Os resultados são possíveis de serem vistos aproximadamente duas semanas após o procedimento, quando os inchaços diminuem.  

Passo-a-passo da Cirurgia:

Como todo procedimento, os médicos cirurgiões seguem um passo-a-passo para que tudo seja realizado de forma correta. Dentre os passos, estão:

Demarcação

A demarcação feita pelo médico cirurgião plástico é muito importante para que a incisão seja realizada da maneira correta, e a gordura seja retirada dos pontos corretos específicos.

Anestesia

O cirurgião plástico poderá optar entre a anestesia geral, peridural ou local assistida, conforme a região a ser tratada e características do paciente.

Incisão

Para fazer a lipoaspiração, o cirurgião realizará uma pequena incisão, de menos de 1 cm. É a partir desse local que se retira a gordura, aspirando-a durante o procedimento.

Aspiração

À medida que o cirurgião realiza movimentos com a cânula para frente e para trás, a gordura vai se descolando da pele. Logo que se solta, ela é aspirada pelo aparelho de sucção e retirada do corpo.

Sutura

É realizada após a retirada da quantidade de gordura desejada, a “costura” dos pontos necessários. A sutura deixa cicatrizes milimétricas.

Indicações

A lipoaspiração é indicada para pacientes que estão insatisfeitos com seus corpos por estarem com gordura localizada e com sobrepeso. Geralmente, são pessoas que passaram pelo efeito sanfona, mulheres que ficaram com gordura armazenada após a gravidez ou adquirem peso e não conseguem perder por questões de genética.

Vale a pena ressaltar que o objetivo da lipoaspiração antes e depois, é a redução da gordura localizada indesejada em áreas do corpo. O emagrecimento é uma consequência do procedimento por causa da retirada de litros de gordura.

Regiões em que Posso Realizar a Lipoaspiração

A aspiração da gordura, pode ser realizada nessas regiões do corpo:

Abdômen

Com a retirada da gordura do abdômen, é possível ter uma cintura mais afinada e eliminar a gordura dos indesejáveis flancos também. 

Assim, a paciente não só fica com a cintura fina e delicada, mas também se livra daquela barriga que forma um volume chamado popularmente de “pochete”. Isso é possível desde que esse volume seja formado por gordura, e não excesso de pele. Se for com excesso de pele, talvez a paciente precise também de uma lipoabdominoplastia.

Corte: realiza-se duas das pequenas incisões, sendo uma junto à púbis e outra próximo ao umbigo.

Costas

A lipoaspiração pode ser nas costas também, o que deixa essa área bem contornada, além de retirar aquelas gordurinhas que saltam quando apertadas pelo sutiã, e os famosos pneus na região dorsal.

Corte: As incisões são realizadas próximas à coluna. Um ou dois pontos de cada lado, e um no cóccix, quando necessário. 

Pernas

O acúmulo de gordura na região das coxas, quadril, tornozelo e parte da frente dos joelhos, também podem ser retirados com lipoaspiração. Isso permite que a paciente tenha mais autoestima e autoconfiança para utilizar as peças de roupas que desejar.

Corte: existem diferentes locais de incisões, como: uma incisão na virilha, outra na dobra do joelho, na dobra das nádegas e na região posterior das coxas, ou se for tornozelo, são duas incisões na parte interna e duas na parte externa do tornozelo.

Braços

Na região dos braços também é possível realizar a lipoaspiração. Como costuma ser um incômodo para a maioria das mulheres, é possível deixar os braços menos volumosos com essa cirurgia plástica.

No mesmo procedimento, é realizada a retirada da gordura próxima à alça do sutiã, por sua incisão ser na região axilar e do cotovelo, é possível reduzir toda a gordura em excesso dessa região.

Corte: incisões nas axilas e cotovelos.

Monte de vênus

A lipoaspiração também pode ser realizada para retirar o excesso de gordura na região pubiana. O volume nessa região pode ser bastante desagradável, por esta razão, é muito procurado em clínicas de cirurgia plástica.

Corte: Para a região do monte de vênus, o corte é diferente, sendo maior e triangular.

Pescoço

Há também a gordura localizada na região do pescoço, causando grande desconforto e baixa autoestima nas pessoas que possuem. A lipoaspiração nesta região é a solução para este caso.

Corte: é realizada uma micro-incisão na parte baixa do queixo.

Como se Preparar para a Lipoaspiração?

O pré-operatório é muito importante para que tudo ocorra da melhor forma possível. Confira os detalhes:

Realização de exames

Após a consulta com o médico cirurgião plástico, há a solicitação de exames para avaliar o quadro clínico do paciente e verificar se está realmente saudável para passar pelo procedimento cirúrgico.

Geralmente, os exames solicitados são:

  • Hemograma completo;
  • Coagulograma;
  • Ureia;
  • Creatinina;
  • Glicemia;
  • Raio X de tórax;
  • Eletrocardiograma (ECG) e
  • Avaliação do risco cirúrgico.

Se a paciente for uma mulher, também é comum pedir um teste de gravidez.  Além disso, o médico pode solicitar outros exames de acordo com seu histórico de saúde, que é avaliado mediante a consulta.

Dieta e Exercícios

Primeiramente, é altamente recomendado que o paciente tenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios antes da cirurgia para que prepare seu organismo.

Suspensão de Medicamentos

O médico avaliará se será necessário suspender medicamentos que o paciente possa utilizar, pois alguns medicamentos dificultam a coagulação do sangue e, portanto, facilitam a ocorrência de hemorragias.  

Também por esse motivo, por pelo menos 30 dias antes da cirurgia o paciente não deve tomar qualquer remédio sem receita médica e sem conversar com seu cirurgião. Da mesma forma, o ideal é evitar as bebidas alcoólicas.

Tabaquismo

Para ter uma cirurgia tranquila e uma recuperação e cicatrização rápidas, é fundamental que o paciente pare de fumar com pelo menos 2 meses de antecedência.

Sessões de drenagem

Talvez o médico recomende que você inicie sessões de drenagem linfática antes da cirurgia, com a finalidade de desintoxicar o organismo e ativar a circulação. No entanto, não são todos os casos que exigem esse cuidado prévio.

Jejum

No dia da cirurgia, o paciente deve chegar ao centro cirúrgico depois de respeitar um período de jejum entre 8 e 12 horas, e uma boa noite de sono também é importante.

Lipoaspiração: Pós-Operatório

Após a cirurgia, é imprescindível seguir as orientações médicas para uma boa recuperação. Se for realizado da forma correta, vai ainda auxiliar para um resultado lindo como o esperado pela paciente. É indicado: 

Cuidados diários

É importante que o paciente beba bastante água. A quantidade recomendada é de no mínimo 2,5 litros ao dia. 

As bebidas alcoólicas devem ser evitadas ainda por 14 dias para que não seja retardado o tempo de desinchaço.  

Se a paciente tem o hábito de fumar, deve-se evitar por no mínimo 30 dias após a cirurgia para que não haja nenhuma complicação devido ao fumo.

Cuidados com a Cicatriz

A cicatriz externa da lipoaspiração é pequena. Portanto, ela exige cuidados simples. 

É importante que a paciente siga as orientações do médico cirurgião plástico que acompanha seu caso, para que informe o que de fato deve ser realizado. Como limpeza leve da região, utilizar gaze, entre outros fatores.

Utilizar cinta

É importante o paciente usar sempre a cinta que o médico informar, dependendo da região em que foi realizada a retirada da gordura, para que o corpo se adapte bem sem aquele tecido adiposo que foi retirado, e a recuperação seja tranquila, proporcionando o resultado esperado.

Essa cinta, também chamada de manta cirúrgica, é muito importante: ela tem uma função modeladora, reduz o inchaço da região aspirada e ainda mantém a área imóvel, fazendo com que a pele e o corpo se adaptem à nova forma.

Geralmente o período de uso da cinta, chamada manta cirúrgica, varia entre 45 e 90 dias após a lipoaspiração. 

Logo após a cirurgia, ela deve ser retirada apenas para tomar banho. Depois que o médico dispensar o uso diurno, o paciente deve continuar usando para dormir.

Recuperação

A recuperação da lipo é relativamente rápida, dependendo da área aspirada. Pacientes que aspiram áreas pequenas podem ter alta até no mesmo dia, enquanto aqueles que aspiram regiões maiores ficam em média 24 horas no hospital.

Já em casa, a recuperação também é tranquila. Assim como no hospital, o ritmo também vai depender da extensão da região aspirada.

Porém, no caso dessa cirurgia específica, é fundamental que o paciente use um aliado importante para a recuperação: a drenagem linfática.

Ela não apenas reduz o inchaço, mas também previne o acúmulo de líquidos e até mesmo o surgimento de irregularidades, como fibromas.

A primeira sessão de drenagem deve acontecer até 24h após a cirurgia. A maioria dos pacientes precisa fazer, em média, entre 10 e 20 sessões.

Repouso

O repouso é imprescindível para que o organismo retorne ao seu estado normal se adaptando à nova forma, sem aquele excesso de gordura que foi retirada. 

No entanto, é recomendado que realize pequenas caminhadas dentro de casa, estimulando a circulação. Mas lembre-se: faça apenas atividades muito leves.

Há posições que são desconfortáveis para dormir nos primeiros dias após a cirurgia. A posição ideal para dormir vai depender da região em que foi aspirada. 

Por exemplo, quem fez uma lipoaspiração no abdômen, flancos, coxas ou braços, deve dormir de barriga para cima. Já se o alvo da lipo foram as gordurinhas das costas ou do bumbum, o certo é dormir de bruços para evitar comprimir a área.

De toda forma, o menos indicado para quem fez um procedimento estético é dormir de lado. Foque no seu objetivo e tome todo o cuidado para dormir na posição em que seu médico indicar por pelo menos 30 dias. Para ajudá-lo, utilize travesseiros e almofadas para apoio.

Medicação Necessária

Para aliviar o desconforto, o médico prescreve alguns analgésicos. É importante tomá-los de acordo com a dose e os intervalos receitados pois cada pessoa possui um organismo e sua individualidade. 

Retorno às Atividades

Se o trabalho não exigir muito esforço físico, o paciente geralmente retorna a trabalhar entre 5 a 7 dias após a cirurgia.

Porém, se a lipoaspiração foi realizada em mais de uma região, esse retorno às atividades costuma ser adiado. Nesses casos, o repouso pode ser de 2 a 4 semanas, ou de acordo com a orientação médica.

Para as atividades físicas, primeiramente o médico libera o paciente para caminhadas leves de no máximo 2 quilômetros, e depois libera gradualmente.

Lipoaspiração Antes e Depois

Cada organismo possui suas diferenças e suas individualidades. Por esta razão, cada um reage de forma diferente a determinado procedimento que passar. 

Em uma cirurgia plástica, é desta forma também. Cada organismo se recupera à sua maneira, tem a sua velocidade para cicatrização e o seu tempo para os resultados serem evidentes também.

No entanto, o que se pode esperar é um corpo com menor volume de gordura localizada e com a silhueta mais definida e agradável para o paciente, além da redução de peso que como consequência da retirada de gordura, é possível obter.

Agora você já tem todas as informações necessárias para realizar a sua lipoaspiração e se livrar das gordurinhas localizadas.

Não perca as novidades sobre o assunto! Siga nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.