Fale Conosco Pelo Whatsapp

Depois de uma gravidez ou emagrecimento, é muito difícil ficar com o abdômen dos sonhos naturalmente. A solução é a dermolipectomia abdominal. Você conhece essa cirurgia?

Com o objetivo de ajudar as pessoas a entenderem os diferentes procedimentos, eles às vezes recebem nomes populares ou mais comuns.

Portanto, é possível que você já tenha ouvido falar da dermolipectomia abdominal sim. No entanto, provavelmente você conhece o procedimento como lifting de abdômen ou abdominoplastia.

Quer saber mais sobre esse procedimento? Selecionamos as principais dúvidas das pessoas a respeito dessa cirurgia. Confira a seguir!

1. Qual é o objetivo da dermolipectomia abdominal?

O objetivo dessa cirurgia é eliminar o excesso de pele do abdômen, bem como costurar os músculos dessa região para uni-los novamente.

Assim, o paciente que passou por um grande emagrecimento ou, no caso das mulheres, por uma gestação pode deixar essa área do corpo lisinha outra vez, livre da flacidez na barriga.

2. A dermolipectomia de abdômen retira gordura da barriga?

Não. A dermolipectomia apenas retira o excesso de pele que causa a flacidez. Portanto, para eliminar a gordura localizada, é preciso realizar uma lipoaspiração.

Porém, grande parte dos pacientes pode fazer lipoaspiração e dermolipectomia abdominal na mesma cirurgia. Trata-se da lipoabdominoplastia.

A indicação depende de avaliação médica e do risco cirúrgico do paciente, considerando que o procedimento se torna mais longo.

No entanto, é bastante comum o médico combinar os dois procedimentos e solucionar os dois problemas em uma única cirurgia.

3. Como é feita a dermolipectomia do abdômen?

Antes mesmo da cirurgia, o médico faz uma marcação no corpo do paciente para delimitar a área de pele que será retirada durante o procedimento.

Essa quantidade depende do grau de flacidez da pele do paciente. Em alguns casos, basta retirar um trecho pequeno, que não chega nem mesmo à altura do umbigo. Trata-se da mini abdominoplastia.

Porém, grande parte dos pacientes precisa retirar uma sobra de pele ainda maior, que ultrapassa a região do umbigo. Trata-se da abdominoplastia clássica.

De forma resumida para tornar a explicação didática, a cirurgia tem as seguintes etapas:

Incisão na dermolipectomia abdominal

Após a marcação no corpo e a anestesia, o médico faz uma incisão na região pubiana. Ela é levemente curva, seguindo o contorno do corpo, um pouco abaixo da linha onde fica a roupa íntima.

Em seguida, o médico estende a incisão para o abdômen, contornando toda a pele que será retirada. Então, ele descola e puxa toda essa pele.

O médico precisa ainda descolar a pele que fica acima dessa região retirada. Afinal, ela precisará ser puxada para baixo com o objetivo de cobrir o abdômen.

Correção da diástase dos músculos abdominais

Quando nós pensamos em correção da flacidez, geralmente imaginamos apenas a retirada da pele. Porém, a dermolipectomia vai além disso.

Durante uma gravidez ou no período em que a pessoa permanece muito acima do peso, o volume do corpo pressiona os músculos do abdômen para a frente.

Assim, em vez de ficarem retos e unidos ao centro, formando uma parede abdominal, eles se afastam. Esse quadro é conhecido como diástase (afastamento).

Então, nesta segunda etapa da dermolipectomia abdominal, o médico corrige a diástase. Ele traciona os músculos do abdômen, dando pontos para que eles fiquem novamente unidos ao centro.

Correção da flacidez e sutura

Finalmente, o médico puxa a pele da parte de cima do abdômen para baixo. Como havia uma sobra que causava a flacidez, ela consegue cobrir toda a barriga.

Durante esse ajuste, o médico ainda reposiciona o umbigo, para que ele fique na altura ideal e centralizado em relação à barriga. Os pontos ficam bem discretos.

Para concluir a cirurgia, o médico une a pele puxada para baixo à parte da incisão que fica na região pubiana. Assim, ela fica bem esticada, eliminando completamente a flacidez.

4. Quanto tempo o paciente permanece internado?

Atualmente, a internação tem um período curto. A maioria dos pacientes consegue voltar para casa 24 horas após a dermolipectomia abdominal.

Porém, esse tempo pode variar de acordo com a recuperação do paciente. Caso haja alguma intercorrência, o médico pode recomendar que ele permaneça por um período maior.

É importante destacar que, para garantir a segurança do paciente, a dermolipectomia do abdômen só pode ser realizada em hospitais.

Esse é o único ambiente com todos os recursos necessários para socorrer o paciente caso haja alguma intercorrência. Apesar desse cuidado, as complicações são raríssimas.

5. Como fica a cicatriz da dermolipectomia abdominal?

O tamanho da cicatriz depende bastante da quantidade de pele que o médico precisa retirar para eliminar a flacidez.

Assim, em grande parte dos pacientes, ela se restringe à uma linha discreta horizontal no púbis, um pouco acima dos pelos dessa região.

Porém, quando se trata de uma dermolipectomia abdominal de maior extensão, também chamada de abdominoplastia em âncora, também há uma cicatriz vertical na barriga.

6. Como é o pós-operatório da dermolipectomia no abdômen?

O pós-operatório da dermolipectomia abdominal não é doloroso, mas exige uma série de cuidados. Para grande parte dos pacientes, a dor pode ser amenizada com analgésicos.

Porém, existe sim um desconforto relacionado ao pós-operatório. Um dos principais é o fato de que o paciente não deve esticar a barriga e precisa andar curvado durante cerca de três semanas.

No entanto, tirando isso, trata-se de um período relativamente tranquilo, desde que o paciente cumpra todas as recomendações do médico.

Assim, ele precisa manter-se em repouso e deve se afastar de suas atividades diárias e de trabalho. Ele pode andar dentro de casa, mas sem realizar esforço.

Além disso, é necessário utilizar a cinta compressora pós-operatória. Ela reduzirá o inchaço e estabilizará toda a região, favorecendo a cicatrização.

O paciente ainda precisa dormir na posição adequada, que é sempre de barriga para cima, mas sem esticar o abdômen. Para isso, ele deve colocar travesseiros atrás dos joelhos e também nas costas.

Finalmente, o paciente precisa tomar todos os remédios indicados pelo médico para evitar complicações. Portanto, ele receitará antibióticos e anti-inflamatórios, além do analgésico.

Agora você já sabe as respostas sobre as principais dúvidas a respeito da dermolipectomia abdominal.

Gostou do post? Quer outras informações sobre cirurgia plástica? Então siga-nos no Facebook e Instagram para não perder as próximas publicações.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)