A mamoplastia de aumento é um sonho que muitas mulheres alimentam, mas é verdade que nem todas podem colocar silicone nas mamas? Sim. Algumas condições ou situações impedem que as mulheres possam, momentaneamente, realizar este desejo.

No caso das grávidas ou lactantes, mulheres em período de amamentação ou pós-parto, é necessário aguardar um período para que possa planejar uma mamoplastia. Cada paciente precisa ter seu caso analisado pelo cirurgião plástico, mas, em média, deve-se esperar por 6 meses após o fim do período de amamentação.

As pacientes na adolescência também não podem ser operadas antes de uma criteriosa análise do médico, já que, entre outros fatores, é necessário considerar se as mamas estão plenamente desenvolvidas, o que ocorre de dois a três anos após a primeira menstruação. Para estes casos recomenda-se também um estudo sobre a motivação da adolescente para desejar uma mamoplastia nesta fase da vida. A autorização dos pais para cirurgias plásticas de menores de 18 anos é necessária.