Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ficar com a barriga sequinha, lisa e sem flacidez não tem preço! Esse é o resultado da abdominoplastia, mas, antes de chegar lá, existe um período pós-operatório. Nas primeiras semanas, os hematomas e inchaço são perfeitamente normais.

Diante disso, talvez você se pergunte: quanto tempo a barriga demora para desinchar depois da abdominoplastia? Porém, para obter a resposta, é preciso entender por que essa retenção de líquidos acontece após a cirurgia. Vamos lá?

Por que a barriga incha depois de uma abdominoplastia?

O inchaço ou edema é uma reação normal do organismo aos traumas, o que inclui as cirurgias. Afinal, para fazer a correção, alguns tecidos do corpo foram cortados, enquanto outras partes foram até mesmo retiradas. Assim, essas lesões, embora controladas, colocam o sistema de defesa em alerta.

A partir desse alerta, o corpo promove uma série de alterações para recuperar os tecidos lesionados. Então, ele inicia um processo inflamatório e desloca líquidos com substâncias que favorecem a cicatrização para a região operada.

Portanto, o paciente não precisa se preocupar com o inchaço. Trata-se de uma reação esperada do organismo. Porém, é preciso combatê-lo para aliviar o desconforto, evitar o estiramento da pele, manter a região operada bem modelada e chegar ao resultado esperado mais rápido.

Quanto tempo o abdômen demora para desinchar?

As reações do organismo à cirurgia plástica do abdômen e até mesmo aos medicamentos é bastante individual. Assim, enquanto alguns têm uma recuperação mais rápida, outros demoram um tempo maior para desinchar.

Complexidade do procedimento, idade do paciente, características individuais e adesão (ou não) aos cuidados pré-operatórios estão entre os fatores que aceleram ou retardam o desaparecimento dos edemas.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

Abdominoplastia Master Health

Como acelerar a eliminação do edema?

O primeiro passo para eliminar o inchaço mais rapidamente é seguir as orientações médicas quanto ao pós-operatório. Assim, é essencial utilizar a cinta modeladora durante todo o tempo, retirando-a apenas no momento de tomar banho e colocando-a logo em seguida.

Além disso, as sessões de drenagem linfática são indispensáveis. Elas melhoram a circulação sanguínea, eliminam os hematomas, reduzem as fibroses, que são as cicatrizes internas e estimulam o sistema linfático a colocar para fora do organismo o líquido e uma série de toxinas.

Também não se esqueça de cumprir o repouso recomendado pelo médico. Nos primeiros dias, faça caminhadas leves apenas dentro de casa. Depois, volte a realizar exercícios físicos, mas sempre respeitando as orientações do seu cirurgião.

Além disso, a alimentação pode facilitar ou dificultar a eliminação do edema. Alimentos muito salgados, processados, embutidos, enlatados e industrializados contêm sódio, que faz o corpo reter líquidos. As bebidas alcoólicas também têm esse efeito.

Por outro lado, vegetais frescos, frutas como limão, abacaxi, melancia e melão têm ação diurética. Elas podem ser consumidas sozinhas ou combinadas com chás como o de cavalinha, que contribui para a eliminação de líquidos.

Entendeu por que o corpo incha após a abdominoplastia, quanto tempo o organismo precisa para eliminar o edema e como acelerar esse processo? Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica? Então, acompanhe nossas páginas no Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.