Fale Conosco Pelo Whatsapp

Quem não sonha com aquela barriga lisinha, livre de gorduras e flacidez? Isso é possível através de duas cirurgias, com indicações bastante específicas. Mas como existem dúvidas sobre elas, neste post nós vamos falar sobre a diferença entre a abdominoplastia e lipoabdominoplastia.

E você, sabe quando os médicos indicam cada um desses procedimentos? Se você também tem dúvidas, continue a leitura deste post! Vamos explicar todos os detalhes sobre cada um destes procedimentos.

Qual é a diferença entre a abdominoplastia e lipoabdominoplastia?

A principal diferença entre esses procedimentos está relacionada aos problemas que eles solucionam. Então, enquanto a abdominoplastia corrige a flacidez, a lipoabdominoplastia vai além e retira também a gordura localizada. Veja a seguir!

Qual é o objetivo da abdominoplastia?

A abdominoplastia é a cirurgia para correção da flacidez. Como já explicamos aqui no blog, esse problema acontece quando existe uma sobra de pele em relação ao “conteúdo” que ela precisa cobrir.

Assim, a flacidez no abdômen é bastante comum depois de uma gravidez, nas mulheres, ou depois de um grande emagrecimento, em pessoas de ambos os sexos.

Acontece da seguinte forma: durante o período em que a pessoa está obesa (ou grávida) a pele do abdômen se estica muito. Então, após o emagrecimento ou parto, o volume da barriga desaparece, mas a pele não consegue voltar à sua extensão original.

Como é feita a abdominoplastia?

Então, na abdominoplastia o médico retira esse excesso de pele. Primeiro, ele faz um corte levemente curvo na região pélvica, acompanhando o formato dessa parte do corpo.

A seguir, ele contorna com o bisturi toda a pele que ele precisará retirar para deixar a pele lisinha outra vez. Portanto, esse corte pode se estender até abaixo do umbigo ou acima dele, dependendo do grau de flacidez do paciente.

Abdominoplastia Master Health

Muitas vezes, o paciente tem também um afastamento dos músculos do abdômen. Essa condição se chama diástase. Assim, o médico precisa unir essa musculatura novamente na posição central por meio de pontos, conhecidos como plicaturas.

No próximo passo, ele retira todo o excesso e descola a pele da parte superior do abdômen, puxando-a para baixo. Enfim, ele une as extremidades por meio de sutura, cobrindo a parte inferior da barriga e deixando-a lisa novamente.

Qual é o objetivo da lipoabdominoplastia?

A lipoabdominoplastia tem dois objetivos: eliminar a gordura localizada e corrigir a flacidez. Portanto, trata-se de uma solução mais completa para quem está insatisfeito com esses dois problemas.

Qual é a diferença entre a abdominoplastia e lipoabdominoplastia durante o procedimento?

A principal diferença entre a abdominoplastia e lipoabdominoplastia é que esse último procedimento inclui uma etapa a mais, e logo no começo. Ela é uma combinação entre lipoaspiração e lifting do abdômen.

Portanto, o médico não só retira esse excesso de pele. No início da cirurgia, ele aspira a gordura localizada nessa região.

Para a lipoaspiração, o médico utiliza cânulas acopladas a um equipamento que suga as células. Assim, ele consegue eliminar a gordura localizada instantaneamente.

Depois da anestesia, o médico faz incisões no abdômen do paciente. Então, ele insere as cânulas por essa abertura e faz movimentos de vaivém. Como a cânula é pontuda e afiada, ela despedaça o tecido adiposo, tornando-o passível de sucção.

Assim, a primeira etapa da cirurgia é composta por esse processo. Passar a cânula pelo tecido adiposo, quebrando-o e sugando-o.

A segunda etapa da cirurgia é a abdominoplastia, que nós já descrevemos. Então, o médico faz o mesmo procedimento, desta vez para eliminar o excesso de pele.

Como saber se você precisa de uma abdominoplastia ou de lipoabdominoplastia?

Só um médico pode dizer se você precisa de uma lipoabdominoplastia ou só de uma abdominoplastia. Porém, alguns sinais podem indicar qual é a solução mais adequada para o seu caso.

Você tem gordura localizada no abdômen?

Se você tem gordura localizada, provavelmente a lipoabdominoplastia será a cirurgia mais indicada. Afinal, a abdominoplastia não elimina tecido adiposo.

Algumas pessoas ficam com gordura localizada na parte inferior do abdômen. Outras, têm um acúmulo em torno do umbigo, os famosos “donuts”.

Ainda existe outro grupo que acumula mais gordura na lateral do tronco, na região dos flancos e cintura. Portanto, são pacientes com perfil para a realização da lipoabdominoplastia.

Vale a pena destacar que é muito difícil eliminar a gordura localizada sem cirurgia plástica. Afinal, ela resiste mesmo às dietas mais rígidas e aos treinos.

Por uma questão genética, nosso corpo acumula gordura em regiões específicas. Assim, muitas mulheres percebem que é melhor fazer a lipoabdominoplastia do que continuarem treinando exaustivamente e perderem volume no bumbum, pernas, etc.

Você tem excesso de pele no abdômen?

Se você não tem gordura localizada, provavelmente uma abdominoplastia será suficiente para solucionar seu problema. Afinal, nesses casos, basta retirar o excesso de pele.

Porém, nem sempre nós mesmos conseguimos descobrir se é só excesso de pele ou se há gordura envolvida no volume abdominal. Por isso, é importante buscar a avaliação de um cirurgião experiente.

Você está próximo do seu peso ideal?

A lipoaspiração tem o objetivo de eliminar pequenos acúmulos de gordura localizada. Porém, ela não é uma cirurgia para corrigir a obesidade.

Portanto, os médicos só indicam esse procedimento quando a pessoa está bem próxima de seu peso ideal. Quando ela já alcançou um nível em que é quase impossível eliminar a gordura que sobrou sem cirurgia.

Quando o paciente é obeso, a lipoaspiração não é indicada. Ele precisa procurar primeiro um apoio nutricional para reeducar hábitos e perder o excesso de peso.

Em alguns casos, o médico propõe o tratamento da obesidade com a cirurgia metabólica ou com a cirurgia bariátrica. Assim, depois do processo de emagrecimento o paciente pode fazer a abdominoplastia ou lipoabdominoplastia, dependendo de sua necessidade.

Agora você já conhece a diferença entre a abdominoplastia e lipoabdominoplastia. Quer saber qual dessas cirurgias pode resolver seu problema e deixar seu abdômen liso outra vez?

Então, não perca tempo. Entre em contato com a nossa equipe por telefone ou pelos botões de WhatsApp ou Messenger em nosso site. Nós marcaremos uma avaliação com um dos nossos especialistas.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.