Fale Conosco Pelo Whatsapp

A cirurgia plástica é apenas o primeiro passo para mudar o corpo. O pós-operatório é decisivo para um bom resultado e por isso é tão importante realizar a drenagem linfática pós-abdominoplastia.

Mas você sabe a importância desse procedimento? Quer entender por que os médicos recomendam a drenagem linfática após a cirurgia? Então continue a leitura!

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massoterapia que estimula o bom funcionamento do sistema linfático. Trata-se de um sistema pouco conhecido, mas fundamental para o nosso bem-estar.

Quando o sistema linfático funciona corretamente, ele favorece a eliminação de líquidos, evitando o inchaço no corpo. Além disso, ele elimina toxinas, células defeituosas e resíduos do organismo, entre outras funções.

A drenagem linfática é uma técnica que, por meio da leve pressão em pontos estratégicos do corpo, abre os canais para que essas substâncias sejam eliminadas facilmente.

Cada sessão dura entre 40 e 60 minutos. Os movimentos precisam ser leves, suaves, rítmicos, lentos e precisos. Afinal, o sistema linfático corre sob a pele, em uma camada superficial, e não é preciso fazer força.

Com a técnica apropriada, o terapeuta consegue recolher o líquido preso entre as células e conduzi-lo aos vasos capilares para que seja eliminado.

Como a linfa tem uma velocidade mais lenta, também não adianta fazer movimentos rápidos. O objetivo do procedimento é estimular o organismo sem desrespeitar suas características de funcionamento.

Abdominoplastia Master Health

Assim, ela permite que o organismo retenha apenas aquilo que é benéfico para a nossa saúde, o que realmente o corpo pode aproveitar. Todo o restante é eliminado, limpando o nosso sistema.

Qual é a importância da drenagem linfática pós-abdominoplastia?

Embora seja bastante segura, a abdominoplastia é uma cirurgia. E como todas as cirurgias, ela causa um grande impacto ao organismo.

Diversos tecidos são lesados e, para que se recuperem, ocorrem vários processos químicos e inflamatórios. Alguns sinais visíveis são hematomas e inchaço, além da dor e do desconforto.

O corpo desencadeia processos para se recuperar automaticamente. Porém, existem procedimentos que aceleram essa recuperação, tornando o pós-operatório mais confortável, seguro e menos sujeito a complicações.

A drenagem linfática é um desses procedimentos. Você verá os benefícios desta técnica nos tópicos a seguir:

1. Promove o bem-estar do paciente

Durante o pós-operatório, o paciente tem vários sintomas que causam incômodo. No entanto, esse é o período em que ele precisa dar muita atenção à sua recuperação para evitar complicações.

Por mais que uma cirurgia plástica tenha sido realizada de forma impecável, o paciente pode colocar tudo a perder devido à falta de cuidado no pós-operatório.

Movimentos inadequados podem levar ao rompimento de pontos, por exemplo. Por sua vez, a abertura da incisão pode aumentar as chances de uma infecção, entre outros problemas.

Portanto, quanto mais o paciente tiver condições de manter os cuidados necessários no pós-operatório, melhor será seu resultado ao final da recuperação.

A drenagem linfática é uma aliada nesse processo, pois ela alivia uma série de desconfortos do paciente, como dores e inchaço. Assim, ele consegue lidar melhor com os desafios do pós-operatório.

2. Acelera a recuperação

Além de eliminar toxinas e líquidos, a drenagem linfática promove uma melhor nutrição das células. Portanto, elas recebem todos os elementos que precisam para reconstituir os tecidos mais rápido.

Além disso, ela estimula os mecanismos do organismo envolvidos na ação anti-inflamatória. Por isso, ela torna o período de recuperação mais reduzido, evitando que o paciente demore a retomar sua rotina.

3. Evita infecções

Após uma cirurgia, o corpo fica sujeito a infecções. Afinal, o médico realizou uma incisão na qual podem entrar micro-organismos como bactérias e vírus. Por isso, ele prescreve antibióticos.

Embora essas complicações sejam raras desde que o paciente tome os devidos cuidados, a drenagem linfática torna o organismo ainda mais capaz de combater infecções.

A técnica auxilia na absorção de medicamentos pelo organismo — neste caso, os antibióticos — e também acentua a resposta imunológica, ou seja, fortalece as células que defendem o corpo.

4. Alivia dores

Grande parte dos pacientes não relata grandes dores na área operada. Assim, na maioria das vezes, a cirurgia causa apenas um incômodo no abdômen.

Porém, como os pacientes precisam passar cerca de três semanas sem esticar o corpo, as costas ficam curvadas. Esta posição pode gerar dores.

A drenagem linfática pós-abdominoplastia relaxa a musculatura, evitando as dores ou aliviando-as. Portanto, ela é uma grande aliada do bem-estar do paciente.

5. Drenagem linfática pós-abdominoplastia reduz o inchaço

Um dos principais benefícios da drenagem linfática pós-abdominoplastia é a redução do inchaço. Afinal, após a cirurgia, é natural que os tecidos acumulem líquido como uma etapa do processo de restauração.

Porém o inchaço prejudica a recuperação do paciente em vários aspectos. Ele pressiona os pontos, forçando a abertura da incisão, e pode fazer com que a pele recentemente esticada se rompa, formando estrias.

Além disso, é muito importante que a pele permaneça em contato com os tecidos aos quais ela tem que se fixar. Assim, ela terá uma aderência mais rápida. A presença de líquido dificulta esse processo.

Portanto, eliminar o líquido retido é fundamental para acelerar a recuperação e evitar complicações e a drenagem cumpre justamente este papel, que é o de favorecer a eliminação do edema (inchaço) intersticial.

6. Elimina células lesionadas e danificadas

No processo de cicatrização, o corpo precisa limpar o que ele não poderá aproveitar. Então assim que ele começa a se recuperar da lesão causada pela cirurgia, ele identifica e elimina células danificadas.

O sistema linfático é fundamental para esta limpeza. Portanto, estimular seu bom funcionamento é livrar o organismo dos resíduos produzidos durante a cirurgia.

Quando começar a drenagem linfática pós-abdominoplastia?

Alguns médicos orientam o paciente a iniciar a drenagem uma semana após a cirurgia. Outros indicam que a melhor opção é iniciar o mais rápido possível.

Porém seu médico conhece o seu histórico clínico e sabe quais dessas opções é a mais adequada para o seu caso. Portanto, confie na orientação dele em relação ao momento de iniciar e à frequência das sessões.

O período de duração do tratamento varia de acordo com as necessidades de cada paciente. Então, mais uma vez, é importante consultar seu médico para saber quando reduzir ou interromper as sessões.

Existe contraindicação à drenagem linfática?

Alguns grupos de pessoas realmente não podem realizar a drenagem linfática. Porém, na maioria das vezes, também são pessoas que não podem realizar uma abdominoplastia naquele momento.

Entre esses grupos, podemos destacar os pacientes com tuberculose, trombose profunda, insuficiência cardíaca, tumores, infecções e processos inflamatórios agudos.

Portanto, como você pode perceber, primeiro esses pacientes precisarão solucionar esses problemas de saúde para depois se tornarem aptos à realização de uma cirurgia plástica.

Entendeu quais são os benefícios da drenagem linfática pós-abdominoplastia? Quer saber mais sobre o universo da cirurgia plástica?

Então não perca tempo! Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nenhum post.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.