Fale Conosco Pelo Whatsapp

A necessidade de suspender ou não o uso do anticoncepcional antes de realizar uma cirurgia plástica é uma dúvida comum entre as mulheres.

Assim, o planejamento para uma cirurgia plástica inclui não somente a realização de exames solicitados pelo profissional, mas também a comunicação de todos os medicamentos que a paciente utiliza.

Aliás no caso das mulheres, isso também abrange o anticoncepcional. Através dessa análise, o cirurgião plástico identificará a necessidade de manter ou suspender o uso da medicação.

Portanto o médico também levará em considerando os riscos de uma interação medicamentosa que pode anular o efeito de um dos remédios.

Mas afinal o anticoncepcional é um vilão da cirurgia plástica?

O anticoncepcional, por conter doses de hormônio, altera as funções normais do sangue, o que pode causar trombose (formação de coágulo sanguíneo).

O caso mais comum em que os cirurgiões plásticos permitem a continuidade do anticoncepcional é quando a menstruação atrapalha a cirurgia e o pós-cirúrgico, como ocorre com a cirurgia íntima.

Se o cirurgião plástico recomendar a suspensão do anticoncepcional, o ideal é que a paciente pare de tomar o medicamento 30 dias antes da operação.

Porem somente o especialista vai poder dizer o tempo exato que essa pausa deve ser feita. Seguir essas recomendações é crucial para o sucesso da cirurgia.

Mas lembre-se que durante esse tempo em que ficará sem fazer o uso do anticoncepcional, é necessário escolher e utilizar outros métodos contraceptivos.

Caso o uso do anticoncepcional seja feito para outras razões que não a de evitar a gravidez, é bom conversar com o médico que o receitou. Dessa forma ele poderá te auxiliar sobre o que fazer enquanto o remédio não estará sendo administrado.

Entendeu a relação entre o uso do anticoncepcional e a cirurgia plástica e por que é importante comunicar o seu médico sobre o uso de qualquer medicamento antes da realização de qualquer cirurgia?

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)