Fale Conosco Pelo Whatsapp

Beleza e saúde podem e devem caminhar juntas. Por isso, antes de agendar uma cirurgia plástica, o médico sempre solicitará alguns exames pré-operatórios para conhecer a condição do paciente.

Embora existam alguns exames que não devem faltar nesta lista, os médicos podem acrescentar outros, de acordo com o histórico clínico do paciente ou devido a algum fator que ele observou no consultório.

Portanto, vamos falar aqui sobre uma lista básica que pode ser ampliada de acordo com as suas necessidades. Assim, se houver alguma alteração, entenda que o seu médico está cuidando da sua segurança e bem-estar.

Então vamos à lista?

Quais são os exames pré-operatórios para a cirurgia plástica?

Nesta seção vamos falar de exames gerais para avaliar a saúde geral do paciente. Veja quais são eles:

1.  Hemograma

O hemograma é um exame básico, solicitado tanto no ambiente clínico para analisar a condição do paciente quanto para avaliar se ele está apto para uma cirurgia plástica.

Assim, o hemograma mostra ao médico se o paciente tem alguma inflamação, infecções, anemia ou até mesmo leucemia, que são condições que inviabilizam a cirurgia plástica em um primeiro momento.

O hemograma também faz uma espécie de leitura do funcionamento do corpo a partir da contagem de elementos como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Algumas alterações que podem aparecer em um hemograma têm soluções muito simples. Por exemplo, no caso de uma anemia leve, o médico recomenda o uso de alguns suplementos por um determinado período.

Já outros desses problemas exigem investigação para saber qual é sua origem e o tratamento mais adequado.

Um bom exemplo é a infecção. Assim, o médico orienta o paciente até localizarem o foco do problema. A partir deste ponto, será necessário buscar um especialista para eliminá-la antes da cirurgia.

Finalmente, existem alterações que exigem um cuidado adicional da equipe no momento da cirurgia ou até mesmo após o procedimento. Como exemplo, temos alterações na contagem de plaquetas.

Como elas estão relacionadas à coagulação do sangue, uma contagem baixa indica um risco maior de hemorragia durante o procedimento, enquanto uma contagem muito alta pode indicar o risco de entupimento de veias e artérias por coágulos.

A maioria dos pacientes não tem nenhum problema que impeça a realização da cirurgia. Porém, em alguns casos, o paciente precisa ter alguns fatores ou doenças sob controle antes do procedimento.

2.  Exame de urina

Outro exame que o médico solicita antes da cirurgia plástica é a urina tipo I. O objetivo desta análise é, assim como no hemograma, detectar infecções presentes no organismo e outros elementos que indicam disfunções.

Por exemplo, se o exame de urina detecta a presença de proteínas, esse é um sinal de alerta para que o paciente procure outro especialista e verifique, principalmente, a condição de seus rins.

A presença de proteína também pode indicar doenças como diabetes e hipertensão. Porém, o médico precisa aprofundar a investigação para confirmar esse diagnóstico.

Este é apenas um exemplo. Outras substâncias que não devem estar na urina são bilirrubinas e cetonas, que podem indicar problemas no fígado também.

Portanto, todos os exames são indispensáveis para que nenhum desses detalhes passe despercebido e para que o médico consiga fazer a cirurgia com toda a segurança.

3. Glicemia

Como falamos em diabetes no tópico anterior, não poderíamos deixar de falar sobre o exame de glicemia.

A glicemia é outro fator importante para avaliar a segurança de uma cirurgia plástica. Afinal, esta doença pode trazer complicações durante o procedimento e também no período pós-operatório.

Infelizmente, o diabetes é um diagnóstico cada vez mais comum e muitas pessoas sequer imaginam que seu nível de glicemia está alterado.

Pessoas com diabetes que não estão com a glicemia acima do nível seguro têm uma grande dificuldade de cicatrização. Portanto, elas precisam buscar seu endocrinologista e controlar a doença antes do procedimento.

4.  Avaliação cardiovascular nos exames pré-operatórios

Exames cardiovasculares também fazem parte da avaliação pré-cirúrgica. O objetivo é analisar as condições do coração e identificar possíveis riscos durante o procedimento.

O eletrocardiograma está entre os exames mais pedidos. Afinal, ele mostra indicadores como velocidade, ritmo e força dos batimentos cardíacos – em outras palavras, a força do coração.

Também existem médicos que solicitam um raio-X do tórax para avaliar coração e pulmões. Porém, isso depende da consulta e, principalmente, das informações que o paciente dá a respeito de seu histórico médico.

5. Ultrassonografia

A ultrassonografia é, provavelmente, um dos exames mais variáveis da bateria pré-operatória em uma cirurgia plástica.

Isso acontece porque geralmente o médico pode ou não pedir um ultrassom de acordo com a área do corpo que será operada. Portanto, há pacientes que fazem e outros que não realizam este procedimento.

Assim, para a abdominoplastia, o médico costuma pedir um ultrassom abdominal completo. Para as mamoplastias, um ultrassom de mamas e assim por diante.

Porém, em algumas cirurgias o médico pode não pedir a ultrassonografia, como no caso de uma otoplastia, labioplastia etc.

6. Mamografia

Caso a paciente busque uma cirurgia plástica de mamas, o médico pode pedir também uma mamografia. Geralmente, as mulheres que fazem o exame com frequência podem levar o último realizado.

No entanto, a solicitação da mamografia depende das necessidades que o médico identifica. Ele pode pedir para algumas pacientes, mas considerar que outras não precisam do exame.

7. Outros exames pré-operatórios

Embora esta seja a lista básica de exames, o médico pode identificar a necessidade de solicitar outros de acordo com seu histórico clínico.

Portanto, não se esqueça de contar ao médico, durante a consulta, tudo o que ele perguntar a respeito da sua saúde e da sua família.

Se possível, faça até mesmo uma lista antes com problemas de saúde que já teve ou doenças recorrentes entre parentes consanguíneos, além dos remédios que toma continuamente.

O que acontece após os exames pré-operatórios?

Todos esses exames têm um único objetivo: avaliar se o seu corpo está apto a passar por uma cirurgia sem correr um risco irrazoável.

Atualmente, a cirurgia plástica é extremamente segura e as complicações são raras. Mas para manter este nível de segurança, o corpo precisa estar saudável.

Assim, a partir do resultado dos exames, o médico decide se o paciente pode operar naquele momento, sem qualquer problema, se ele precisa de algum tratamento rápido ou até mesmo um pouco mais complexo.

Nós já até mesmo citamos alguns exemplos. Em alguns casos, os médicos indicam suplementos para aumentar os níveis de uma determinada vitamina no corpo, equilibrando as condições do organismo.

Já em casos de doenças crônicas, o paciente precisa buscar o especialista e mantê-las sob controle para estar apto ao procedimento.

São raríssimos os casos em que o médico chega à conclusão de que a pessoa definitivamente não pode fazer a cirurgia plástica. Porém, para que isso aconteça, o paciente precisa ter um sério comprometimento de saúde.

E você, será que está apto a fazer a cirurgia plástica dos seus sonhos? Entre em contato com a nossa equipe e agende agora mesmo a sua avaliação!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)