Fale Conosco Pelo Whatsapp

As tentativas para esconder o problema nem sempre são eficientes. Tanto as camisetas quanto a camisa revelam o contorno das mamas e causam constrangimento. Diante dessa situação, resta a pergunta: existe remédio para ginecomastia masculina?

Os homens tendem a sofrer calados e dificilmente expressam suas insatisfações com o corpo. Porém, suas atitudes mostram como eles se sentem desconfortáveis com o desenvolvimento anormal das mamas. E então, como resolver o problema?

Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura para saber mais!

O que é ginecomastia masculina?

A ginecomastia masculina é o desenvolvimento anormal da glândula mamária no organismo masculino. Independentemente do gênero, todos nascemos com glândulas mamárias. Porém, a forma como elas se comportam ao longo da vida é diferente.

Afinal, na adolescência, as meninas veem o crescimento da glândula mamária e, consequentemente, dos seios. Já o desenvolvimento normal dos meninos não prevê esse aumento da glândula, embora isso possa ocorrer.

A partir dos 13 anos, vários meninos têm um crescimento anormal da glândula mamária. Porém, à medida que os hormônios se estabilizam, esse desenvolvimento para de acontecer. Em 90% dos casos, a ginecomastia temporária dura, no máximo, 6 meses.

No entanto, 5% dos homens carregam o problema para a vida adulta. Esses precisam de tratamento ou sofrem com uma série de constrangimentos. Eles escolhem a roupa com muito cuidado e evitam tirar a camisa em público, mesmo em uma praia ou piscina, para não mostrarem as mamas.

Já em outro período da vida, na terceira idade, a ginecomastia masculina se torna bastante comum. Assim, estima-se que o problema atinja quase 70% dos homens a partir dos 70 anos. Pode haver crescimento de apenas uma das mamas ou das duas.

Quais são os graus da ginecomastia?

A ginecomastia pode se manifestar em três graus diferentes. No primeiro, existe uma massa formada por glândula mamária abaixo da aréola. Porém, ela não ultrapassa 250 gramas.

No entanto, no grau 2, esse volume é maior. O homem pode ter até 500 gramas de massa formada por glândula mamária. Então, devido a essa quantidade, ela já não se restringe à região inframamária e se espalha mais pelo peito.

Enfim, no grau 3, as mamas ficam maiores que 500 gramas, tornando o problema muito aparente. Além disso, elas assumem o formato ptosado (caído), causando grande constrangimento.

O que causa a ginecomastia?

A ginecomastia masculina pode ter diversas causas. Na puberdade, por exemplo, atribui-se o problema a um desequilíbrio hormonal temporário. O corpo em desenvolvimento ainda não regulou a produção de hormônios masculinos e femininos.

Em outros homens, a causa da ginecomastia é o uso de drogas lícitas, como álcool e medicamentos. Assim, quem toma esteroides, anabolizantes, metronidazol, omeprazol, cetoconazol e espironolactona, além de medicamentos antipsicóticos como diazepam, estão mais sujeitos ao problema.

E não podemos nos esquecer do álcool. Afinal, embora seja uma droga legal e socialmente aceita, ela causa uma série de alterações no organismo. Uma dessas mudanças ocorre na função hepática, convertendo hormônios masculinos em femininos. Então, o resultado é o crescimento das mamas.

Também existem doenças que causam o crescimento anormal das mamas masculinas. Uma delas, e menos conhecida, é a Síndrome de Linefelter que, devido a uma alteração genética rara, faz com que o homem tenha um cromossomo X adicional.

Enfim, temos doenças que causam ginecomastia masculina. Entre elas, destacamos a cirrose hepática (bastante relacionada ao uso de álcool), hipertireoidismo, mal de Parkinson e câncer.

Como você pode ver, tanto os hábitos que contribuem para o desenvolvimento da ginecomastia quanto as doenças e remédios utilizados são relativamente comuns. Afinal, uma porcentagem muito grande de homens utiliza álcool semanalmente ou até mesmo diariamente.

Os remédios também são bastante populares e utilizados para combater problemas de saúde como gastrite, depressão e pressão alta. Talvez isso explique a alta porcentagem de ginecomastia ao chegarem à terceira idade

Existe remédio para ginecomastia masculina?

Sim, existe remédio para a ginecomastia masculina. Assim, geralmente ele é prescrito por um endocrinologista quando o paciente tem sintomas como dor, inchaço ou sensibilidade nas mamas.

Entre as substâncias usadas no tratamento da ginecomastia, destacamos:

  • Tamoxifeno ou citrato de clomifeno: bloqueia os efeitos do estrógeno no corpo. Assim, ele elimina o estímulo que causa o crescimento da glândula mamária.
  • Anastrozol ou letrozol: impede a formação de estrógeno, que é o hormônio feminino. Portanto, ele diminui os níveis desse hormônio no corpo, fazendo com que a glândula mamária deixe de crescer.
  • Testosterona, dihidrotestosterona ou danazol: aumenta os níveis de testosterona no corpo. Então, por ser o hormônio masculino, ele deixa o corpo com características mais másculas, reduzindo as mamas.

Vale a pena destacar que, quando o homem percebe o aumento das mamas, ele não deve simplesmente iniciar o uso desses remédios. Portanto, ele precisa consultar um endocrinologista para identificar se a ginecomastia é real e a dose adequada de medicamento.

Existe tratamento além do remédio para ginecomastia masculina?

Na verdade, o melhor tratamento da ginecomastia masculina não é o remédio. Afinal, o padrão ouro para a solução deste problema é a cirurgia plástica.

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar a ginecomastia verdadeira da pseudoginecomastia. Então, neste último caso, o homem não tem um crescimento da glândula mamária, mas apenas um aumento da gordura na mama.

Então, a solução é uma lipoaspiração. Assim, o médico elimina a gordura localizada na região do peito, deixando-o com o volume ideal para o corpo masculino.

Já quando o homem tem um diagnóstico de ginecomastia real, é preciso realizar uma outra etapa na cirurgia. Portanto, os médicos fazem uma incisão em volta da aréola e retiram o tecido mamário localizado ali atrás.

Caso a mama do homem tenha aumentado seu volume ao longo do tempo, também pode ser necessário fazer uma lipoaspiração. Dessa forma, o médico retira tanto a glândula quanto a gordura.

Enfim, em ambos os casos pode ser necessário corrigir a flacidez da região. Afinal, quando a gordura se acumula, a pele estica. Ao retirar a gordura, o tecido da pele nem sempre consegue voltar à sua extensão original.

Portanto, nesses casos, o médico faz uma mamoplastia que elimina o excesso de pele e, consequentemente, a flacidez. As cicatrizes ficam escondidas sob os pelos ou dobras naturais da pele, tornando-se muito discretas.

Agora você já sabe que existe remédio para ginecomastia masculina, bem como outras soluções cirúrgicas para o homem se sentir bem com o próprio corpo. Se você enfrenta este problema, não perca tempo! Solicite o contato da nossa equipe e agende sua avaliação com nossos especialistas.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)