Fale Conosco Pelo Whatsapp

O cuidado pós-operatório é fundamental para o sucesso de uma cirurgia plástica. Por isso, após alguns procedimentos, o paciente precisa usar determinados acessórios, como a faixa mentoneira.

Mas você sabe qual é a função desta faixa? Quer descobrir como usá-la, por quanto tempo ela é necessária, quais são seus benefícios e o que pode acontecer caso o paciente não a utilize?

Então, continue a leitura! Vamos explicar tudo sobre esse acessório e aproveitaremos para falar sobre as cirurgias em que ela é indispensável.

O que é a faixa mentoneira?

A faixa mentoneira é um acessório que o paciente utiliza no pós-operatório de diversas cirurgias plásticas. Alguns fabricantes também comercializam esse produto com o nome de cinta mentoneira.

Lipoaspiracao Master Health

Embora existam diferentes modelos de faixa mentoneira, todos eles envolvem diagonalmente boa parte da cabeça e do rosto. Assim, a faixa passa por baixo e na frente do queixo, nas laterais da face e chega ao alto da cabeça.

Alguns modelos são ainda mais completos e envolvem também a parte de trás do pescoço. Portanto, existem produtos adequados para as necessidades de pacientes completamente diferentes.

Mas afinal, qual é a função da faixa mentoneira? Vamos falar disso no próximo tópico. Confira!

Para que serve a faixa mentoneira?

Assim como outros acessórios para o pós-operatório da cirurgia plástica, a faixa mentoneira comprime a área operada. Assim, ela contribui para estabilizar e reduzir o inchaço nessas regiões.

Veja qual é a importância dessa faixa:

Estabilização e modelação da região operada

Ao estabilizar a região, a faixa mentoneira garante que os tecidos da face fiquem na posição adequada após a cirurgia. Portanto, ela modela e ajuda a garantir que o procedimento tenha o resultado esperado.

Aceleração da cicatrização

Essa estabilização também cumpre um papel importante na cicatrização. Afinal, os tecidos foram separados um do outro durante a cirurgia. Agora, eles precisam colar-se uns nos outros novamente.

Apenas para entendermos bem, vamos imaginar que esses tecidos que foram descolados são como as duas partes de uma fita de velcro. Assim, se elas forem puxadas em direções opostas, elas se separam.

Após uma cirurgia, os tecidos se comportam de forma parecida. Eles precisam ficar juntos, para que colem uns aos outros. Porém, nossos movimentos ou mesmo a força da gravidade exercem uma pressão para que eles se separem.

A separação desses tecidos dificulta o processo de cicatrização. Então, a faixa mentoneira os mantém sempre unidos, mesmo quando o paciente se movimenta, fala, mastiga etc.

Portanto, ao manter essas duas partes sempre juntas, ela facilita e acelera o processo de cicatrização.

Redução do inchaço

É natural que, após a cirurgia, as áreas operadas fiquem inchadas. No entanto, esse inchaço precisa ser controlado e reduzido gradualmente.

O inchaço afasta as bordas da cicatriz. Ele pode, inclusive, facilitar a abertura de pontos. Portanto, reduzi-lo é uma das prioridades do pós-operatório.

Ao comprimir as regiões operadas, a faixa mentoneira reduz o inchaço. Assim, ela protege os pontos formando não só uma barreira, mas também evitando que os tecidos do corpo pressionem a sutura.

Criação de uma barreira física

Enfim, a faixa mentoneira cria uma barreira física na área operada, protegendo-a. Então, não existe o risco de a pessoa, com movimentos automáticos ou até mesmo dormindo, ficar tocando a incisão.

Nossas mãos e unhas carregam uma série de bactérias. Mesmo que tenham sido higienizadas recentemente, o toque em um objeto contaminado pode levar microorganismos para a área da incisão, e eles teriam acesso ao corte.

Portanto, ao criar essa barreira física, a área operada fica menos sujeita a infecções. Dessa forma, o paciente corre um risco menor de ter complicações após a cirurgia.

É fundamental usar a faixa mentoneira quando esse acessório é recomendado pelo médico. O acessório só pode ser retirado no momento do banho, sendo indispensável até mesmo para dormir.

A negligência no uso torna a redução do inchaço mais lenta. Assim, devido aos diversos benefícios que esse acessório traz, não usá-lo dificulta a cicatrização e pode comprometer o resultado da cirurgia.

Em que cirurgias o paciente usa a faixa mentoneira?

O paciente usa a faixa mentoneira após os seguintes procedimentos:

Uso da faixa mentoneira na otoplastia

Os médicos recomendam a faixa após cirurgias para corrigir orelhas de abano, assimetria, macrotia, microtia, correções devido a traumas e outros problemas estéticos solucionados pela otoplastia.

Nesses casos, o médico recomenda a compra de uma faixa mentoneira que cobre a área que corresponde às orelhas. Assim, ela comprimirá os tecidos mobilizados durante a cirurgia.

Embora a maioria dos pacientes que fizeram otoplastia utilizem esse acessório por 10 dias, o médico pode aumentar esse período devido à evolução de cada caso.

Uso na faixa mentoneira na mentoplastia

A mentoplastia é a cirurgia plástica para diminuir o queixo ou aumentá-lo colocando uma prótese de silicone.

Às vezes, para conseguir um formato harmônico, o médico precisa alterar também a largura do terço médio do rosto. Então, para isso, ele usa próteses e enxertos ósseos.

Portanto, a faixa mentoneira tem um papel muito importante ao comprimir e modelar todas essas regiões.

Uso da faixa mentoneira na lipoaspiração da papada

A lipoaspiração de papada é outra cirurgia que exige o uso de faixa mentoneira. Portanto, o paciente deve utilizá-la para reduzir o edema (inchaço) e evitar o acúmulo de líquido.

Após a lipoaspiração, forma-se um espaço entre os tecidos lesionados. Afinal, antes da cirurgia a gordura preenchia esse espaço.

Porém, depois da lipo, o médico orienta o paciente quanto a alguns procedimentos para evitar o preenchimento desse por líquido. Essa situação facilita o surgimento de fibrose.

Portanto, o paciente precisa usar a faixa para comprimir esses tecidos, aproximando-os. Esse cuidado proporciona uma melhor recuperação e um excelente resultado.

Uso da faixa mentoneira no lifting da face

A cirurgia de rejuvenescimento facial, que também recebe o nome de lifting de face ou ritidoplastia, está entre os procedimentos que exigem o uso da faixa mentoneira.

Ela comprime suavemente a face e o pescoço, não só para modelar toda a área da cirurgia, mas também para reduzir o inchaço.

O período de permanência com a faixa depende da evolução de cada paciente. Porém, por se tratar de um procedimento mais complexo, o tempo costuma ser maior do que o das outras cirurgias que mencionamos.

Entendeu o que é a faixa mentoneira e qual a sua importância no pós-operatório dessas cirurgias? Ficou com alguma dúvida?

Então, deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe terá o prazer de responder.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.