É comum que parte das mulheres, após o período da gravidez, se sintam incomodadas com as transformações do corpo. Seios maiores, mas  que apresentam ptose (queda), barriga, braços e pernas com maior ou menor grau de flacidez e acúmulo de gordura são algumas das mudanças físicas não tão desejáveis.

Para as novas mães há a opção de recorrer à cirurgia plástica para devolver harmonia e equilíbrio ao contorno corporal. Entretanto, deve-se respeitar um tempo de recuperação natural do período pós parto, que leva, geralmente, um mínimo de seis meses, sendo estendido em caso de aleitamento materno. Passado esse momento, existem variados procedimentos que podem ajudar a recobrar a autoestima e qualidade de vida. Alguns dos mais indicados são: abdominoplastia, mastopexia, mamoplastia e lipoaspiração.

A abdominoplastia, ou dermolipectomia abdominal, tem por objetivo eliminar sobras de pele e flacidez na área da barriga. O procedimento é recomendado para as pacientes que já retornaram para a faixa de peso considerada adequada ao seu biótipo. Além disso, há variações como dermolipectomia de braço e coxas, que removem pele excessiva nestas regiões.

A mastopexia é a cirurgia plástica das mamas que reverte a ptose (queda) decorrente de vários fatores, sendo o mais comum a perda do peso adquirido no período da gestação. Ela pode ser associada a outros procedimentos que também melhoram a aparência dos seios: as mamoplastias de aumento ou redução.

A mamoplastia de aumento busca dar melhor formato e consistência aos seios, através da implantação de próteses de silicone, e a mamoplastia de redução diminui o volume e tamanho das mamas. Já a lipoaspiração é buscada pelas mamães que apresentam gorduras localizadas em regiões como os flancos, abdômen, culote, entre outras.

A lipoaspiração atua em áreas específicas que acumulam essa gordura de difícil eliminação, mesmo com uma alimentação balanceada e exercícios regulares. A alimentação antes, durante e após a gestação também é fundamental para manter o corpo com a silhueta sempre harmoniosa. É imprescindível realizar um acompanhamento nutricional que, além de manter o organismo saudável, ajuda na manutenção dos bons resultados da cirurgia plástica.

Procure sempre um profissional especializado para realizar uma avaliação e descobrir qual o procedimento mais adequado para seu corpo.