Fale Conosco Pelo Whatsapp

Toda mulher sabe o quanto a cegonha pode surpreender. Por isso, depois de retirar a flacidez do abdômen por meio da cirurgia plástica, algumas delas descobrem uma gestação em andamento. Nesses casos, o que fazer? Quais são as consequências de uma gravidez após realizar uma abdominoplastia?

Se você está planejando fazer a cirurgia de abdominoplastia mas também tem receio de prejudicar uma possível gestação, fique tranquila! Neste post, vamos tirar suas dúvidas a respeito do assunto.

Abdominoplastia: antes ou depois da gravidez?

Geralmente, os médicos recomendam que a mulher faça a abdominoplastia depois da gravidez. Isso não acontece porque a cirurgia poderia prejudicar a gestação ou o bebê. O objetivo dessa recomendação é aguardar todo esse processo e retirar de uma única vez o excesso de pele que fica após o nascimento da criança.

No entanto, a cirurgia pode ser feita tanto antes quanto depois da gestação. Portanto, se a mulher passou por um grande emagrecimento, por exemplo, e quiser realizar a abdominoplastia, não há problema. A única orientação dos médicos é que ela aguarde um ano após o procedimento para engravidar.

Gravidez após abdominoplastia: o bebê pode ser prejudicado?

A ideia de que a gravidez após abdominoplastia oferece riscos ao bebê ou à mãe é um mito! Portanto, se uma mulher engravidar após a cirurgia, tanto em uma gestação planejada quanto não planejada, não há problema.

À medida em que o bebê começar a crescer, a pele do abdômen também acompanhará essa alteração de volume. Como o processo é gradual, ela se adapta aos poucos ao novo tamanho. Embora os músculos dessa região tenham sido costurados durante a cirurgia plástica, eles cederão e se afastarão.

Gravidez após abdominoplastia: como fica o resultado da cirurgia?

A verdadeira desvantagem da gravidez após abdominoplastia é a questão estética. Então, como já explicamos no item anterior, os músculos se afastarão para dar espaço para o bebê. Esse é um quadro conhecido como diástase.

Além disso, a pele da barriga se esticará mais uma vez. Embora esse tecido seja elástico, ele não tem total capacidade de se retrair. Por isso, depois da gestação o abdômen realmente pode apresentar flacidez outra vez. Portanto, é possível que o resultado da abdominoplastia se perca.

Abdominoplastia Master Health

Cuidados na gestação: o que fazer após a abdominoplastia?

Primeiramente, lembre-se que essa pele já foi esticada uma vez, durante a cirurgia. Por isso, é importante que você tome os cuidados necessários para prepará-la para um novo estiramento. Se ela não estiver bem cuidada, as chances do surgimento de estrias se tornam-se maiores. Então, hidrate-a e use óleos indicados para gestantes.

Além disso, como os médicos recomendam, o ideal é esperar cerca de um ano para engravidar após a abdominoplastia. Portanto, se a sua gestação for planejada, aguarde esse período para que a cicatrização da cirurgia seja completa.

Independentemente de qualquer um desses fatores, se você foi surpreendida com uma gravidez, aproveite o momento! Curta o crescimento do seu filho, seus primeiros movimentos e interaja muito com ele. Quanto às questões estéticas, não se preocupe: depois que tudo passar, se você achar necessário, é possível fazer uma nova abdominoplastia e ficar com a barriga lisinha outra vez!

Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para as atuais e futuras mamães da sua lista de contatos que elas não têm motivos para preocupações!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.