Fale Conosco Pelo Whatsapp

As celebridades sempre viraram notícia pela aparência. Ultimamente, elas ganham os holofotes depois de realizarem a desejada (ou temida) harmonização facial.

Como você pode ver, esse nome gera reações extremas. Assim, enquanto o sonho de algumas pessoas é realizar esse procedimento, outras têm muito medo e criticam os resultados que deixam o rosto artificial e até deformado.

Mas afinal, o que é a harmonização facial? Quais são os procedimentos que prometem destacar a beleza, corrigir proporções e amenizar os sinais do tempo? Por que em algumas pessoas ele dá tão certo e em outras o resultado é simplesmente catastrófico?

Se você também tem essas dúvidas sobre a harmonização facial, continue a leitura!

O que é a harmonização facial?

A harmonização facial é uma combinação de procedimentos estéticos que tem o objetivo de melhorar a aparência, rejuvenescer ou apenas realçar a beleza da pessoa.

Para isso, o profissional equilibra os diferentes elementos do rosto. Então, ele altera características como formato, volume e ângulos de traços como boca, nariz, olhos, sobrancelha, mandíbula etc.

Mas como o médico obtém esses resultados? Ele combina as seguintes técnicas:

Preenchimento

As técnicas de preenchimento são as grandes estrelas da harmonização facial. Portanto, o procedimento exige o uso de preenchedores temporários (como o ácido hialurônico) ou permanentes (como o PPMA e metacrilato).

No entanto, além dos preenchedores, o médico pode combinar técnicas como a aplicação de toxina botulímica, fios de sustentação, bioestimuladores injetáveis, microagulhamento e peeling. Assim, o paciente obtém um resultado ainda melhor.

Toxina botulímica

A toxina botulímica paralisa temporariamente os músculos nos quais ela é aplicada. Portanto, ela reduz a movimentação dessas áreas pelas nossas reações diárias de alegria, de espanto, de raiva.

Ou seja, quando não fazemos essas caretas, a pele não forma os vincos que dão origem às linhas de expressão. Portanto, a toxina rejuvenesce imediatamente. Quando o paciente faz os retoques na frequência indicada pelo médico, ela evita a formação de rugas.

Fios de sustentação e bioestimuladores

Já os fios de sustentação e outros bioestimuladores injetáveis funcionam de outra forma. Eles usam um mecanismo de defesa do organismo para estimular a produção de colágeno.

Quando nosso corpo sofre uma lesão, ele produz colágeno para o processo de cicatrização. Esses bioestimuladores e os fios fazem exatamente isso. Eles causam uma lesão leve e controlada em camadas menos superficiais da pele.

Então, para responder a essa situação, a pele produz mais colágeno, que a deixa firme e cria até mesmo um “estoque” dessa fibra a curto e médio prazo. O resultado é a desaceleração do envelhecimento.

Além desse efeito, os fios de sustentação ainda produzem um efeito lifting. Afinal, o médico os posiciona de forma estratégica abaixo da pele, formando uma rede que puxa o rosto para cima, deixando a aparência jovial.

Microagulhamento

O microagulhamento usa o mesmo princípio — criar uma lesão para estimular o colágeno. Porém, a técnica é diferente.

O médico utiliza um instrumento específico com microagulhas que fazem milhares de furos na pele. Isso também causa uma lesão controlada, que inclusive sangra.

Embora esse sangramento assuste, ele não gera nenhuma lesão grave. Pelo contrário! A técnica estimula a pele a se renovar e a produzir colágeno. Atualmente, muitos médicos a recomendam para tratamento de manchas, cicatrizes de acne e melasma.

Peeling

O peeling já é um velho conhecido nas clínicas de estética. Trata-se de um procedimento que aplica ácidos na pele, o que provoca uma leve descamação.

Portanto, o peeling estimula a renovação do tecido. Consequentemente, ele ameniza linhas de expressão, reduz manchas e deixa o tom da pele mais uniforme.

Quais são os benefícios do procedimento?

O primeiro papel da harmonização facial é ressaltar a beleza natural do rosto do paciente, destacando traços que têm esse potencial. Além disso, o procedimento permite:

  • rejuvenescer o rosto ao amenizar traços como o bigode chinês, a ruga do bravo (glabela) e definir melhor o contorno da face;
  • corrigir o ângulo da mandíbula, projetar ou alargar o queixo, tornando essa estrutura mais proporcional a outras partes do rosto;
  • corrigir o formato, comprimento e largura do nariz, preenchendo-o lateralmente e levantando o dorso ou a ponta;
  • tornar a face mais simétrica, equilibrando os volumes de cada lado;
  • preencher a área malar (maçãs do rosto), seja para projetá-las ou para reduzir linhas em outras partes da face, como o bigode chinês;
  • aumentar o volume dos lábios, deixando-os mais evidentes e sensuais;
  • definir melhor o contorno dos lábios e desenhar o arco do cupido quando o contorno natural é mais reto;
  • preenchimento de olheiras profundas;
  • elevar os supercílios, deixando a aparência mais jovial.

Além disso, quando a harmonização facial inclui a aplicação de toxina botulímica, bioestimuladores e a aplicação de fios de sustentação, o paciente tem ainda os seguintes benefícios:

  • desaceleração da formação das linhas de expressão, pois a musculatura deixa de responder a estímulos e de formar vincos;
  • estímulo à produção de colágeno, melhorando a firmeza da pele a curto e médio prazo.

Quais são as vantagens e desvantagens da harmonização?

A primeira vantagem da harmonização é o fato de ela ser um procedimento rápido. Afinal, na maioria das vezes, o médico precisa de um período entre 30 minutos e 1 hora para realizá-lo.

Além disso, por não ser uma cirurgia, a harmonização não exige um período de recuperação. Portanto, a pessoa pode voltar a trabalhar logo em seguida.

O único desconforto que ela terá, nesse primeiro momento, será um certo inchaço. Porém, ainda assim ela não precisa alterar sua rotina e pode conciliar o procedimento com suas atividades normais.

Por outro lado, a desvantagem da harmonização é sua duração. Alguns preenchedores, mais viscosos, podem durar até 4 anos. Porém, na maioria das vezes o efeito do procedimento dura no máximo um ano, e o paciente precisa repeti-lo.

Quais os cuidados na harmonização facial?

Você provavelmente já viu muitas pessoas que tiveram sua beleza realçada por meio da harmonização. Porém, outras ficaram com o rosto deformado. Esses maus resultados geraram até uma expressão assustadora: demonização facial.

Veja quais são os principais riscos do procedimeto:

Pillow face

Um dos erros mais temidos é a famosa pillow face, ou face de travesseiro. Os olhos ficam espremidos porque seu entorno recebeu muito preenchimento. As maçãs do rosto ficam desproporcionais, o queixo muito destacado, assim como os lábios.

O que causa essa diferença? Sem dúvida, a qualificação do profissional que realiza esses procedimentos é fundamental para a obtenção de um bom resultado, com efeito natural.

Também vale a pena destacar que a harmonização facial tem suas limitações. Então, nem sempre ela consegue resolver, com naturalidade, a insatisfação das pessoas com sua aparência.

Portanto, é necessário considerar a viabilidade do procedimento. Em alguns casos, o papel do médico é orientar o paciente para uma efetividade maior da cirurgia plástica.

Imperícia na harmonização facial

Sem um profissional capacitado, o paciente corre sérios riscos. Ele pode obstruir o fluxo sanguíneo no local das aplicações, o que pode causar até mesmo a necrose (morte dos tecidos).

Também é importante observar o local do procedimento. Sem a higiene adequada, aumentam os riscos de infecções.

Frequência inadequada

Outro cuidado necessário diz respeito à frequência. Com responsabilidade, o médico orienta suas pacientes a espaçarem a repetição de determinados procedimentos.

A aplicação frequente de toxina botulímica, por exemplo, faz com que o organismo crie anticorpos em relação a ela. Portanto, o paciente deve seguir a orientação médica à risca para não exagerar na dose.

Além disso, a frequência exagerada dos procedimentos causa o enfraquecimento dos músculos da face. Assim, o resultado é o aumento da flacidez.

Harmonização facial ou cirurgia plástica?

Nem sempre é possível reverter os efeitos do tempo apenas com preenchimento, botox ou mesmo os bioestimuladores de colágeno. Então, o médico precisa indicar uma cirurgia plástica.

Um dos efeitos desagradáveis da harmonização facial acontece justamente diante dessa situação. Para amenizar o bigode chinês, por exemplo, o profissional preenche demais as maçãs do rosto, para “levantar” a pele. Assim, a aparência fica extremamente artificial.

O mesmo acontece quando o entorno dos olhos e o contorno da face precisam de muitos ajustes. Nesses casos, a melhor alternativa é retirar o excesso de pele, e não preenchê-lo.

A ritidoplastia, por exemplo, oferece uma solução completa para rejuvenescer a face. Então, o paciente tem a correção da flacidez em todas as áreas do rosto em que existe excesso de pele.

Embora seja uma solução cirúrgica, o que muitos querem evitar, ela é bem mais efetiva nessas situações. Afinal, com a pele lisa e esticadinha, a pessoa tem a sensação de que rejuvenesceu décadas e esse resultado permanece por muito tempo.

Agora você já sabe tudo que precisa sobre a harmonização facial. Quer ressaltar sua beleza? Então, procure um bom profissional e faça seu procedimento com toda segurança.

No entanto, se o seu objetivo é reverter a ação do tempo, consulte um cirurgião plástico. Ele apontará a melhor alternativa para conquistar os melhores resultados não só agora, mas durante muitos anos.

Quer fazer uma avaliação com um cirurgião plástico? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e agende sua consulta!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)